Construção de significados sobre o conceito de solubilidade com base na dinâmica da mediação semiótica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39434 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo empírico que buscou explicar como estudantes do Ensino Médio constroem significados sobre o conceito de solubilidade a partir da mediação dos tipos de signos propostos por C. S. Peirce. Buscamos também fazer uma aproximação da semiótica de Peirce com os aspectos da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski (2007) com as contribuições da Psicologia Cultural Semiótica. Assim, o principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de construção de significados do conceito de solubilidade por estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Bezerros–PE. Como percurso metodológico, nossa investigação ocorreu em três momentos com a participação de cinco estudantes. No primeiro momento foi aplicado um questionário com o intuito de analisar as concepções prévias dos estudantes para assim nortear a investigação; no segundo, foi realizada uma discussão do conceito de solubilidade por meio de uma aula expositivo-dialogada com o objetivo de disponibilizar signos que pudessem ter a função de mediadores no processo de construção de significados; e no terceiro momento, os estudantes foram divididos em dois grupos distintos em que apresentaram seminários com problemáticas diversas com objetivo de identificar quais signos disponibilizados anteriormente os estudantes retomavam, se mostrando como mediadores no momento de externalização dos significados construídos. Os nossos resultados apontam que os signos disponibilizados durante a intervenção didática foram de fundamental importância na construção de significados e sentidos. E que tais signos mediaram os seminários, nos dando indícios de como a relação entre os processos de internalização/externalização canalizados pelos aspectos culturais e sociais fornecem importantes contribuições da Psicologia Cultural Semiótica para o Ensino de Química. |
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SANTOS, Jefferson David doshttp://lattes.cnpq.br/8269142014924600http://lattes.cnpq.br/2659442558566241SILVA, João Roberto Ratis Tenório da2021-03-22T14:41:36Z2021-03-22T14:41:36Z2019-03-08SANTOS, Jefferson David dos. Construção de significados sobre o conceito de solubilidade com base na dinâmica da mediação semiótica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39434Este trabalho apresenta os resultados de um estudo empírico que buscou explicar como estudantes do Ensino Médio constroem significados sobre o conceito de solubilidade a partir da mediação dos tipos de signos propostos por C. S. Peirce. Buscamos também fazer uma aproximação da semiótica de Peirce com os aspectos da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski (2007) com as contribuições da Psicologia Cultural Semiótica. Assim, o principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de construção de significados do conceito de solubilidade por estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Bezerros–PE. Como percurso metodológico, nossa investigação ocorreu em três momentos com a participação de cinco estudantes. No primeiro momento foi aplicado um questionário com o intuito de analisar as concepções prévias dos estudantes para assim nortear a investigação; no segundo, foi realizada uma discussão do conceito de solubilidade por meio de uma aula expositivo-dialogada com o objetivo de disponibilizar signos que pudessem ter a função de mediadores no processo de construção de significados; e no terceiro momento, os estudantes foram divididos em dois grupos distintos em que apresentaram seminários com problemáticas diversas com objetivo de identificar quais signos disponibilizados anteriormente os estudantes retomavam, se mostrando como mediadores no momento de externalização dos significados construídos. Os nossos resultados apontam que os signos disponibilizados durante a intervenção didática foram de fundamental importância na construção de significados e sentidos. E que tais signos mediaram os seminários, nos dando indícios de como a relação entre os processos de internalização/externalização canalizados pelos aspectos culturais e sociais fornecem importantes contribuições da Psicologia Cultural Semiótica para o Ensino de Química.This work presents the results of an empirical study that sought to explain how high school students make meanings about the concept of solubility through the mediation of certain types of signs proposed by Peirce. We also seek to approximate Peirce's semiotics with the aspects of the historical-cultural theory with the contributions of Semiotic Cultural Psychology. Thus, the main objective of this study was to analyze how the process of constructing meanings of the concept of solubility by high school students of a public school located in the city of Bezerros-PE. As a methodological course, our investigation occurred in three moments with the participation of five students. At the first moment a questionnaire was applied with the intention of analyzing the previous conceptions of the students to guide the investigation; in the second, a discussion of the concept of solubility was carried out through an expository-dialogic class with the objective of providing signs that could have the function of mediators in the process of meaning making; and in the third moment, the students were divided into two distinct groups in which they presented seminars with different problems in order to identify which signs previously available the students returned, showing themselves as mediators in the moment of externalization of the constructed meanings. Our results indicate that the signs made available during the didactic intervention had fundamental importance in the construction of new meanings. And that these signs mediated the seminars, giving us indications as to how the relationship between the processes of internalization / externalization channeled through the cultural and social aspects provide important contributions of the Semiotic Cultural Psychology to the Chemical Education.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSemiótica - Caruaru (PE)Significação (Filosofia)Solução (Química)Química (Ensino médio)Construção de significados sobre o conceito de solubilidade com base na dinâmica da mediação semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Jefferson David dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Jefferson David dos Santos.pdfapplication/pdf3356708https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39434/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jefferson%20David%20dos%20Santos.pdf5925b980507fe1aede377cf5153db197MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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