Efeitos a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na competência motora de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ilana Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33534
Resumo: Os objetivos do presente estudo foram: (a) investigar a efetividade a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na Competência Motora (CM) de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC); (b) verificar se houve mudança na proporção de crianças nas diferentes classificações motoras (Desenvolvimento Típico - DT, TDC moderado e TDC grave) ao longo do tempo; e (c) investigar a efetividade a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na Percepção de Competência Motora (PCM) e no Nível de Atividade Física (NAF) de crianças com TDC. Escolares de 7 a 10 anos de idade com TDC (N=69) foram distribuídos em dois grupos: Grupo Intervenção (GI) (n=36) e Grupo Controle (GC) (n=33). Na Fase Pré-intervenção, os sujeitos dos dois grupos foram avaliados quanto às variáveis CM total, e pelas categorias de movimento em Destreza Manual (DM), Controle de Objetos (CO) e Equilíbrio (EQ), por meio do Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), a PCM, através do Self Perception Profile for Children (SPPC) e o NAF, avaliado pelo Physical Activity Checklist Interview (PACI). Ambos os grupos participaram das aulas regulares de Educação Física Escolar. As crianças do GI receberam intervenção Orientada à Tarefa (extracurricular), com o conteúdo focado em habilidades motoras grossas, que envolviam locomoção, controle de objetos e equilíbrio, por um período de 12 semanas e frequência de duas sessões semanais. As variáveis CM, PCM e NAF foram reavaliadas logo após a intervenção (curto prazo) e três meses depois da intervenção (longo prazo). Para todas as análises foi adotado o nível de significância de p ≤ 0,05. Os resultados intragrupos relativos à CM mostraram melhoria significante do GI a curto e a longo prazo nas categorias DM, CO, EQ e escore total. O GC melhorou a curto prazo no EQ, e a longo prazo no CO, EQ e escore total. Os resultados intergrupos a curto e a longo prazo mostraram que o GI foi superior ao GC nas categorias DM, EQ e escore total. Entre a pré e a pós-intervenção 2, houve variação significante na proporção de DT e na proporção de TDC grave do GI, e somente na proporção do DT do GC. Não foram observadas diferenças significantes intragrupos e intergrupos a curto e a longo prazo na PCM. Nas comparações intragrupos da variável NAF, houve um declínio a curto e a longo prazo de ambos os grupos. No entanto, quando comparados entre si, não foram observadas diferenças significantes do NAF intergrupos a curto e a longo prazo. A intervenção orientada à tarefa foi efetiva na melhoria a longo prazo da CM total, além disso, as habilidades motoras grossas praticadas no GI proporcionaram melhorias a longo prazo também das habilidades motoras finas, que não foram praticadas. Entretanto, a intervenção orientada à tarefa parece não ter sido efetiva para a melhoria da PCM e do NAF das crianças com TDC no presente estudo. De todo modo, o GI apresentou uma mudança comportamental mais positiva ao longo do tempo, migrando, em sua maioria, para o intervalo clínico de Desenvolvimento Típico.
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spelling OLIVEIRA, Ilana Santos dehttp://lattes.cnpq.br/6890712133003359http://lattes.cnpq.br/1936646893578696SARINHO, Silvia Wanick2019-09-23T20:48:04Z2019-09-23T20:48:04Z2019-01-24https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33534Os objetivos do presente estudo foram: (a) investigar a efetividade a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na Competência Motora (CM) de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC); (b) verificar se houve mudança na proporção de crianças nas diferentes classificações motoras (Desenvolvimento Típico - DT, TDC moderado e TDC grave) ao longo do tempo; e (c) investigar a efetividade a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na Percepção de Competência Motora (PCM) e no Nível de Atividade Física (NAF) de crianças com TDC. Escolares de 7 a 10 anos de idade com TDC (N=69) foram distribuídos em dois grupos: Grupo Intervenção (GI) (n=36) e Grupo Controle (GC) (n=33). Na Fase Pré-intervenção, os sujeitos dos dois grupos foram avaliados quanto às variáveis CM total, e pelas categorias de movimento em Destreza Manual (DM), Controle de Objetos (CO) e Equilíbrio (EQ), por meio do Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), a PCM, através do Self Perception Profile for Children (SPPC) e o NAF, avaliado pelo Physical Activity Checklist Interview (PACI). Ambos os grupos participaram das aulas regulares de Educação Física Escolar. As crianças do GI receberam intervenção Orientada à Tarefa (extracurricular), com o conteúdo focado em habilidades motoras grossas, que envolviam locomoção, controle de objetos e equilíbrio, por um período de 12 semanas e frequência de duas sessões semanais. As variáveis CM, PCM e NAF foram reavaliadas logo após a intervenção (curto prazo) e três meses depois da intervenção (longo prazo). Para todas as análises foi adotado o nível de significância de p ≤ 0,05. Os resultados intragrupos relativos à CM mostraram melhoria significante do GI a curto e a longo prazo nas categorias DM, CO, EQ e escore total. O GC melhorou a curto prazo no EQ, e a longo prazo no CO, EQ e escore total. Os resultados intergrupos a curto e a longo prazo mostraram que o GI foi superior ao GC nas categorias DM, EQ e escore total. Entre a pré e a pós-intervenção 2, houve variação significante na proporção de DT e na proporção de TDC grave do GI, e somente na proporção do DT do GC. Não foram observadas diferenças significantes intragrupos e intergrupos a curto e a longo prazo na PCM. Nas comparações intragrupos da variável NAF, houve um declínio a curto e a longo prazo de ambos os grupos. No entanto, quando comparados entre si, não foram observadas diferenças significantes do NAF intergrupos a curto e a longo prazo. 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De todo modo, o GI apresentou uma mudança comportamental mais positiva ao longo do tempo, migrando, em sua maioria, para o intervalo clínico de Desenvolvimento Típico.CAPESThe objectives of the present study were: (a) to evaluate the long-term effects of task-oriented intervention on Motor Competence of children with Developmental Coordination Disorder (DCD); (b) to verify if there was a change in the proportion of children in the different motor classifications (Typical Development - TD, moderate DCD and severe DCD) over time; and (c) to investigate the long-term effects of task-oriented intervention in Perceived Motor Competence (PMC) and Physical Activity Level (PA) of children with DCD. Schoolchildren from 7 to 10 years old with DCD (N=69) were divided into two groups: Intervention Group (IG) (n=36) and Control Group (CG) (n=33). In the Pre-Intervention Phase, the subjects of two groups were evaluated for the variables total MC, and also by the categories of Manual Dexterity (MD), Object Control (OC), and Balance (B), through the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), the PMC, through the Self Perception Profile for Children (SPPC), and the PA, evaluated by Physical Activity Checklist Interview (PACI). Both groups participated in regular School Physical Education classes. Children of the IG received task-oriented intervention (extracurricular), with content focused on gross motor skills, involving locomotion, object control and balance for a period of 12 weeks, with a frequency of two weekly sessions. MC, PMC and PA were reassessed shortly after the intervention (post intervention) and three months after the intervention (follow-up). For all analyzes it was adopted the significance level of p ≤ 0.05. The intragroup results for CM showed a significant improvement in the post intervention and follow-up IG in MD, OC, B and total score. The CG improved in the post intervention on B, and in the follow-up on OC, B and total score. The intergroup results showed that the IG was superior of CG in the post intervention and follow-up in the categories MD, B and total score. Between pre intervention and follow-up, there was a significant variation in the proportion of TD and severe DCD of IG, and variation only in the proportion of TD of CG. There were no significant intragroup and intergroup differences in the post intervention and follow-up for PMC. In the intragroup comparisons of the PA variable, there was a decline in the post intervention and follow-up of both groups. However, when compared to each other, no significant differences were found between groups in the post intervention and follow-up. Task-oriented intervention was effective in the follow-up of total MC, in addition, the gross motor skills practiced in IG provided significant long-term improvements in fine motor skills, which were not practiced. However, task-oriented intervention appears to have been ineffective for improving PMC and PA of children with DCD in the present study. Anyway, the IG presented a more positive behavioral change over time, migrating, for the most part, to the Clinical Range of Typical Development.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTranstornos das habilidades motorasIntervenção precoceDesenvolvimento infantilEfeitos a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na competência motora de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Ilana Santos de Oliveira.pdf.jpgTESE Ilana Santos de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33534/5/TESE%20Ilana%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.jpgdb689db3537e17017987def4f7132f72MD55ORIGINALTESE Ilana Santos de Oliveira.pdfTESE Ilana Santos de Oliveira.pdfapplication/pdf1435948https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33534/1/TESE%20Ilana%20Santos%20de%20Oliveira.pdf2405335d20adf2b7c6ab001409477382MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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