A crítica de Nietzsche aos princípios da metafísica cartesiana
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52112 |
Resumo: | A dissertação que aqui apresentamos se desenvolve em torno da crítica nietzscheana às duas principais concepções metafísicas que sustentam as bases do pensamento cartesiano. Nosso principal objetivo será analisar como a crítica feita por Nietzsche, quando levada às últimas consequências, desembocaria não apenas em uma crise moral, mas também em uma crise epistemológica para o Ocidente. O solo dessa crítica é uma revisão dos fundamentos sobre os quais se consolidou o pensamento moderno. Apresentamos, assim, na primeira parte do trabalho, uma reconstrução do percurso cartesiano nas Meditações Metafísicas. Reconstrução esta, que servirá de premissa para expormos, no segundo capítulo, a fragmentação da ideia de sujeito, enquanto substância pensante, a partir de uma crítica das estruturas da linguagem. Esta crítica do sujeito, nos é apresentada por Nietzsche, enquanto um problema derivado de um hábito gramatical, em que a sintaxe se configura como molde determinante para o pensamento metafísico. Posteriormente, em nosso terceiro e último capítulo, argumentaremos sobre às circunstâncias da modernidade que permitiram o surgimento da concepção de morte de Deus, capaz de promover à desestruturação de toda possibilidade de conhecimento, a partir do declínio da ideia de um Deus benevolente que foi até então o paradigma de apoio do sistema cartesiano. |
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ARRUDA, Corrina Oliveirahttps://lattes.cnpq.br/4642549325113302http://lattes.cnpq.br/8267321545504204MELO NETO, João Evangelista Tude de2023-08-31T13:01:17Z2023-08-31T13:01:17Z2022-08-31ARRUDA, Corina Oliveira. A crítica de Nietzsche aos princípios da metafísica cartesiana. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52112ark:/64986/0013000007m09A dissertação que aqui apresentamos se desenvolve em torno da crítica nietzscheana às duas principais concepções metafísicas que sustentam as bases do pensamento cartesiano. Nosso principal objetivo será analisar como a crítica feita por Nietzsche, quando levada às últimas consequências, desembocaria não apenas em uma crise moral, mas também em uma crise epistemológica para o Ocidente. O solo dessa crítica é uma revisão dos fundamentos sobre os quais se consolidou o pensamento moderno. Apresentamos, assim, na primeira parte do trabalho, uma reconstrução do percurso cartesiano nas Meditações Metafísicas. Reconstrução esta, que servirá de premissa para expormos, no segundo capítulo, a fragmentação da ideia de sujeito, enquanto substância pensante, a partir de uma crítica das estruturas da linguagem. Esta crítica do sujeito, nos é apresentada por Nietzsche, enquanto um problema derivado de um hábito gramatical, em que a sintaxe se configura como molde determinante para o pensamento metafísico. Posteriormente, em nosso terceiro e último capítulo, argumentaremos sobre às circunstâncias da modernidade que permitiram o surgimento da concepção de morte de Deus, capaz de promover à desestruturação de toda possibilidade de conhecimento, a partir do declínio da ideia de um Deus benevolente que foi até então o paradigma de apoio do sistema cartesiano.The dissertation presented here is developed around the Nietzschean critique of the two main metaphysical conceptions that support the foundations of Cartesian thought. Our main objective will be to analyze how the criticism made by Nietzsche, when taken to its ultimate consequences, would lead not only to a moral crisis, but also an epistemological crisis for the West. The basis of this critique is a review of the foundations on which modern thought was consolidated. Thus, in the first part of the work, we present a reconstruction of the Cartesian path in the Metaphysical Meditations, a reconstruction that will serve as a premise to expose, in the second chapter, the fragmentation of the idea of the subject, as a thinking substance, from a critique of the language structures. This critique of the subject is presented to us by Nietzsche as a problem derived from a grammatical habit, in which syntax is configured as a determining mold for metaphysical thought. Subsequently, in our third and final chapter, we will argue about the circumstances of modernity that allowed the emergence of the conception of God's death, capable of promoting the destructuring of all possibility of knowledge, from the decline of the idea of a benevolent God that was until then the supporting paradigm of the Cartesian system.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaMetafísicaSujeito (Filosofia)LinguagemMorte de DeusA crítica de Nietzsche aos princípios da metafísica cartesianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52112/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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