Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38979 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou fornecer uma reflexão crítica sobre sensibilidades projetuais na concepção do projeto, e a importância da compreensão de obras de arquitetura pelo movimento do corpo no seu espaço. A partir da segunda metade do século XX ganharam importância no debate teórico da arquitetura críticas ao problema da ênfase excessiva ao caráter visual dos projetos, em detrimento da elaboração espacial que desenvolvesse o potencial multissensorial da arquitetura. Este problema recebeu influências da fenomenologia na observação de questões essenciais do espaço vivido, dotado de significados mais profundos do que a banalização na ênfase pictórica e historicista dos edificios. Nesse sentido também é importante a observação dos fenômenos topográficos como ponto de partida para conceber o projeto num sítio e numa paisagem cultural. A concepção e a experimentação da arquitetura por um viés corporal, direcionaram essa pesquisa para uma interpretação fenomenológica da arquitetura contemporânea. Foi encontrada na obra de tema sagrado do arquiteto chileno Cristián Undurraga, uma oportunidade para realizar interpretações de cunho fenomenológico. A partir de uma visão geral de sua obra, identificamos que -particularmente seus espaços religiosos- eram muito significativos a nível de estimulos multissensoriais, de interpretações de questões imateriais e simbólicas, e de uma forte relação com a topografia e com o lugar. Alguns autores, embasados em textos de Heidegger e Merleau-Ponty, foram abordados na pesquisa por terem introduzido questões fenomenológicas na arquitetura, como Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow e Mohammad Reza Shirazi. Escritos e falas do arquiteto Cristián Undurraga foram também referências. Serviram como objeto de estudo empírico o Santuário de Padre Hurtado (1994) e Capela do Retiro (2009). A metodologia utilizada levou em conta conceitos fenomenológicos atrelados ao lugar, à experiência vivida do corpo no espaço, à topografia, e à sacralidade expressa pelo espaço construído. Posteriormente às visitas aos locais, foi realizada uma entrevista com o arquiteto, cujas declarações colaboraram para uma visão crítica do tema pesquisado. |
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MELO, Rafael Brandãohttp://lattes.cnpq.br/4656792346943516http://lattes.cnpq.br/6641935263631117MOREIRA, Fernando Diniz2021-01-06T19:42:48Z2021-01-06T19:42:48Z2020-08-17MELO, Rafael Brandão. Fronteiras do Sagrado: experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38979ark:/64986/001300000fr1kEsta pesquisa buscou fornecer uma reflexão crítica sobre sensibilidades projetuais na concepção do projeto, e a importância da compreensão de obras de arquitetura pelo movimento do corpo no seu espaço. A partir da segunda metade do século XX ganharam importância no debate teórico da arquitetura críticas ao problema da ênfase excessiva ao caráter visual dos projetos, em detrimento da elaboração espacial que desenvolvesse o potencial multissensorial da arquitetura. Este problema recebeu influências da fenomenologia na observação de questões essenciais do espaço vivido, dotado de significados mais profundos do que a banalização na ênfase pictórica e historicista dos edificios. Nesse sentido também é importante a observação dos fenômenos topográficos como ponto de partida para conceber o projeto num sítio e numa paisagem cultural. A concepção e a experimentação da arquitetura por um viés corporal, direcionaram essa pesquisa para uma interpretação fenomenológica da arquitetura contemporânea. Foi encontrada na obra de tema sagrado do arquiteto chileno Cristián Undurraga, uma oportunidade para realizar interpretações de cunho fenomenológico. A partir de uma visão geral de sua obra, identificamos que -particularmente seus espaços religiosos- eram muito significativos a nível de estimulos multissensoriais, de interpretações de questões imateriais e simbólicas, e de uma forte relação com a topografia e com o lugar. Alguns autores, embasados em textos de Heidegger e Merleau-Ponty, foram abordados na pesquisa por terem introduzido questões fenomenológicas na arquitetura, como Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow e Mohammad Reza Shirazi. Escritos e falas do arquiteto Cristián Undurraga foram também referências. Serviram como objeto de estudo empírico o Santuário de Padre Hurtado (1994) e Capela do Retiro (2009). A metodologia utilizada levou em conta conceitos fenomenológicos atrelados ao lugar, à experiência vivida do corpo no espaço, à topografia, e à sacralidade expressa pelo espaço construído. Posteriormente às visitas aos locais, foi realizada uma entrevista com o arquiteto, cujas declarações colaboraram para uma visão crítica do tema pesquisado.CAPESThis research sought to provide a critical reflection on design sensibilities in the conception of the project, and the importance of understanding architectural works by the movement of the body in its space. From the second half of the twentieth century onwards, it has gained importance in the theoretical debate on architecture criticizing the problem of excessive emphasis on the visual character of projects, to the detriment of spatial elaboration that developed the multisensory potential of architecture. This problem received influences from phenomenology in the observation of essential issues of the lived space, endowed with deeper meanings than banalization in the pictorial and historicist emphasis of buildings. In this sense, it is also important to observe topographic phenomena as a starting point to conceive the project on a site and in a cultural landscape. The conception and experimentation of architecture through a body leaning, directed this research towards a phenomenological interpretation of contemporary architecture. An opportunity to make phenomenological interpretations was found in a sacred theme work by Chilean architect Cristián Undurraga. From an overview of his work, we identified that - particularly his religious spaces - were very significant in terms of multisensory stimuli, interpretations of immaterial and symbolic issues, and a strong relationship with the topography and the place. Some authors, based on texts by Heidegger and Merleau-Ponty, were approached in the research because they introduced phenomenological subjects in architecture, such as Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow and Mohammad Reza Shirazi. Writings and speeches by architect Cristián Undurraga were also references. The Santuario del Padre Hurtado (1994) and the Capilla del Retiro (2009) served as objects of empirical study. The methodology used took into account phenomenological concepts linked to the place, the lived experience of the body in space, the topography, and the sacredness expressed by the built space. AGer visits to the sites, an interview was conducted with the architect, whose statements contributed to a critical view of the researched theme.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCristián UndurragaSensibilidades projetuaisLugarFenomenologiaFronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurragainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain382762https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf.txt6ae34d15bce74d8a142eab66b6779e33MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1643https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf.jpg1e367688bff8a0ab6cd5eb938f8f47c5MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdfDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdfapplication/pdf11351331https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdfe5c3e4c4f19adbb777128550f18f8c14MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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