Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Rafael Brandão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38979
Resumo: Esta pesquisa buscou fornecer uma reflexão crítica sobre sensibilidades projetuais na concepção do projeto, e a importância da compreensão de obras de arquitetura pelo movimento do corpo no seu espaço. A partir da segunda metade do século XX ganharam importância no debate teórico da arquitetura críticas ao problema da ênfase excessiva ao caráter visual dos projetos, em detrimento da elaboração espacial que desenvolvesse o potencial multissensorial da arquitetura. Este problema recebeu influências da fenomenologia na observação de questões essenciais do espaço vivido, dotado de significados mais profundos do que a banalização na ênfase pictórica e historicista dos edificios. Nesse sentido também é importante a observação dos fenômenos topográficos como ponto de partida para conceber o projeto num sítio e numa paisagem cultural. A concepção e a experimentação da arquitetura por um viés corporal, direcionaram essa pesquisa para uma interpretação fenomenológica da arquitetura contemporânea. Foi encontrada na obra de tema sagrado do arquiteto chileno Cristián Undurraga, uma oportunidade para realizar interpretações de cunho fenomenológico. A partir de uma visão geral de sua obra, identificamos que -particularmente seus espaços religiosos- eram muito significativos a nível de estimulos multissensoriais, de interpretações de questões imateriais e simbólicas, e de uma forte relação com a topografia e com o lugar. Alguns autores, embasados em textos de Heidegger e Merleau-Ponty, foram abordados na pesquisa por terem introduzido questões fenomenológicas na arquitetura, como Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow e Mohammad Reza Shirazi. Escritos e falas do arquiteto Cristián Undurraga foram também referências. Serviram como objeto de estudo empírico o Santuário de Padre Hurtado (1994) e Capela do Retiro (2009). A metodologia utilizada levou em conta conceitos fenomenológicos atrelados ao lugar, à experiência vivida do corpo no espaço, à topografia, e à sacralidade expressa pelo espaço construído. Posteriormente às visitas aos locais, foi realizada uma entrevista com o arquiteto, cujas declarações colaboraram para uma visão crítica do tema pesquisado.
id UFPE_1e103daba9c87812e03675c6b4eca3c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38979
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MELO, Rafael Brandãohttp://lattes.cnpq.br/4656792346943516http://lattes.cnpq.br/6641935263631117MOREIRA, Fernando Diniz2021-01-06T19:42:48Z2021-01-06T19:42:48Z2020-08-17MELO, Rafael Brandão. Fronteiras do Sagrado: experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38979Esta pesquisa buscou fornecer uma reflexão crítica sobre sensibilidades projetuais na concepção do projeto, e a importância da compreensão de obras de arquitetura pelo movimento do corpo no seu espaço. A partir da segunda metade do século XX ganharam importância no debate teórico da arquitetura críticas ao problema da ênfase excessiva ao caráter visual dos projetos, em detrimento da elaboração espacial que desenvolvesse o potencial multissensorial da arquitetura. Este problema recebeu influências da fenomenologia na observação de questões essenciais do espaço vivido, dotado de significados mais profundos do que a banalização na ênfase pictórica e historicista dos edificios. Nesse sentido também é importante a observação dos fenômenos topográficos como ponto de partida para conceber o projeto num sítio e numa paisagem cultural. A concepção e a experimentação da arquitetura por um viés corporal, direcionaram essa pesquisa para uma interpretação fenomenológica da arquitetura contemporânea. Foi encontrada na obra de tema sagrado do arquiteto chileno Cristián Undurraga, uma oportunidade para realizar interpretações de cunho fenomenológico. A partir de uma visão geral de sua obra, identificamos que -particularmente seus espaços religiosos- eram muito significativos a nível de estimulos multissensoriais, de interpretações de questões imateriais e simbólicas, e de uma forte relação com a topografia e com o lugar. Alguns autores, embasados em textos de Heidegger e Merleau-Ponty, foram abordados na pesquisa por terem introduzido questões fenomenológicas na arquitetura, como Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow e Mohammad Reza Shirazi. Escritos e falas do arquiteto Cristián Undurraga foram também referências. Serviram como objeto de estudo empírico o Santuário de Padre Hurtado (1994) e Capela do Retiro (2009). A metodologia utilizada levou em conta conceitos fenomenológicos atrelados ao lugar, à experiência vivida do corpo no espaço, à topografia, e à sacralidade expressa pelo espaço construído. Posteriormente às visitas aos locais, foi realizada uma entrevista com o arquiteto, cujas declarações colaboraram para uma visão crítica do tema pesquisado.CAPESThis research sought to provide a critical reflection on design sensibilities in the conception of the project, and the importance of understanding architectural works by the movement of the body in its space. From the second half of the twentieth century onwards, it has gained importance in the theoretical debate on architecture criticizing the problem of excessive emphasis on the visual character of projects, to the detriment of spatial elaboration that developed the multisensory potential of architecture. This problem received influences from phenomenology in the observation of essential issues of the lived space, endowed with deeper meanings than banalization in the pictorial and historicist emphasis of buildings. In this sense, it is also important to observe topographic phenomena as a starting point to conceive the project on a site and in a cultural landscape. The conception and experimentation of architecture through a body leaning, directed this research towards a phenomenological interpretation of contemporary architecture. An opportunity to make phenomenological interpretations was found in a sacred theme work by Chilean architect Cristián Undurraga. From an overview of his work, we identified that - particularly his religious spaces - were very significant in terms of multisensory stimuli, interpretations of immaterial and symbolic issues, and a strong relationship with the topography and the place. Some authors, based on texts by Heidegger and Merleau-Ponty, were approached in the research because they introduced phenomenological subjects in architecture, such as Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow and Mohammad Reza Shirazi. Writings and speeches by architect Cristián Undurraga were also references. The Santuario del Padre Hurtado (1994) and the Capilla del Retiro (2009) served as objects of empirical study. The methodology used took into account phenomenological concepts linked to the place, the lived experience of the body in space, the topography, and the sacredness expressed by the built space. AGer visits to the sites, an interview was conducted with the architect, whose statements contributed to a critical view of the researched theme.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCristián UndurragaSensibilidades projetuaisLugarFenomenologiaFronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurragainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain382762https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf.txt6ae34d15bce74d8a142eab66b6779e33MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1643https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf.jpg1e367688bff8a0ab6cd5eb938f8f47c5MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdfDISSERTAÇÃO Rafael Brandão Melo.pdfapplication/pdf11351331https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdfe5c3e4c4f19adbb777128550f18f8c14MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/389792021-01-07 02:13:23.848oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-01-07T05:13:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
title Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
spellingShingle Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
MELO, Rafael Brandão
Cristián Undurraga
Sensibilidades projetuais
Lugar
Fenomenologia
title_short Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
title_full Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
title_fullStr Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
title_full_unstemmed Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
title_sort Fronteiras do Sagrado : experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga
author MELO, Rafael Brandão
author_facet MELO, Rafael Brandão
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4656792346943516
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6641935263631117
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Rafael Brandão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MOREIRA, Fernando Diniz
contributor_str_mv MOREIRA, Fernando Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Cristián Undurraga
Sensibilidades projetuais
Lugar
Fenomenologia
topic Cristián Undurraga
Sensibilidades projetuais
Lugar
Fenomenologia
description Esta pesquisa buscou fornecer uma reflexão crítica sobre sensibilidades projetuais na concepção do projeto, e a importância da compreensão de obras de arquitetura pelo movimento do corpo no seu espaço. A partir da segunda metade do século XX ganharam importância no debate teórico da arquitetura críticas ao problema da ênfase excessiva ao caráter visual dos projetos, em detrimento da elaboração espacial que desenvolvesse o potencial multissensorial da arquitetura. Este problema recebeu influências da fenomenologia na observação de questões essenciais do espaço vivido, dotado de significados mais profundos do que a banalização na ênfase pictórica e historicista dos edificios. Nesse sentido também é importante a observação dos fenômenos topográficos como ponto de partida para conceber o projeto num sítio e numa paisagem cultural. A concepção e a experimentação da arquitetura por um viés corporal, direcionaram essa pesquisa para uma interpretação fenomenológica da arquitetura contemporânea. Foi encontrada na obra de tema sagrado do arquiteto chileno Cristián Undurraga, uma oportunidade para realizar interpretações de cunho fenomenológico. A partir de uma visão geral de sua obra, identificamos que -particularmente seus espaços religiosos- eram muito significativos a nível de estimulos multissensoriais, de interpretações de questões imateriais e simbólicas, e de uma forte relação com a topografia e com o lugar. Alguns autores, embasados em textos de Heidegger e Merleau-Ponty, foram abordados na pesquisa por terem introduzido questões fenomenológicas na arquitetura, como Christian Norberg-Schulz, Juhani Pallasmaa, Peter Zumthor, David Leatherbarrow e Mohammad Reza Shirazi. Escritos e falas do arquiteto Cristián Undurraga foram também referências. Serviram como objeto de estudo empírico o Santuário de Padre Hurtado (1994) e Capela do Retiro (2009). A metodologia utilizada levou em conta conceitos fenomenológicos atrelados ao lugar, à experiência vivida do corpo no espaço, à topografia, e à sacralidade expressa pelo espaço construído. Posteriormente às visitas aos locais, foi realizada uma entrevista com o arquiteto, cujas declarações colaboraram para uma visão crítica do tema pesquisado.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:42:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-06T19:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Rafael Brandão. Fronteiras do Sagrado: experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38979
identifier_str_mv MELO, Rafael Brandão. Fronteiras do Sagrado: experiência fenomênica na arquitetura religiosa de Cristián Undurraga. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rafael%20Brand%c3%a3o%20Melo.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38979/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ae34d15bce74d8a142eab66b6779e33
1e367688bff8a0ab6cd5eb938f8f47c5
e5c3e4c4f19adbb777128550f18f8c14
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310712848023552