O despertar do cuidado humanizado nos estudantes de enfermagem : desdobramentos para pensar as experiências pessoais no processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Andressa Galindo Alves de Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49581
Resumo: A presente pesquisa emerge da importância de formar enfermeiros mobilizados pelo cuidado humanizado. Tal importância se dá na perspectiva de que, embora esses profissionais da saúde detenham conhecimento sobre a humanização do cuidado em seus aspectos filosóficos, deontológico e políticos, desde o seu processo formativo, muitos não o têm como cerne da sua atuação. Diante desse pressuposto, surge a pergunta central que norteia esse estudo: o que é capaz de despertar o cuidado humanizado ainda na formação do estudante de enfermagem? Com a qual objetivou-se analisar os elementos capazes de despertar o cuidado humanizado, apontando uma nova perspectiva para transmiti-lo. Para alcançar esse objetivo recorreu-se, ao formato multipaper, do qual culminou três artigos independentes, com objetivos, metodologias e resultados próprios, porém, conectados entre si. O primeiro artigo trata-se de uma pesquisa exploratória desenvolvida a partir do mapeamento vertical, esse ensaio apresenta um esboço do panorama das diversas produções datadas de 2011 a 2020, objetivando enxergar os problemas analisados, as tendências teórico-metodológicas e as perspectivas para novas pesquisas acerca do ensino da humanização desse cuidado. O segundo artigo trata-se de uma pesquisa empírica cuja metodologia é o estudo de caso a partir da narrativa autorreflexiva actancial, proposta por C. Xypas (2013) de uma enfermeira docente que encontra sentido no cuidado humanizado, a partir de suas experiências mais marcantes. O terceiro artigo aprofunda o estudo realizado no segundo artigo através da busca por compreender como se dá a mobilização pelo cuidado humanizado e quais elementos estão imbuídos nesse processo, apoiada nas concepções de B. Charlot acerca dos três elementos propulsores da aprendizagem, entrelaçadas ao aprofundamento do conceito de Sentido em Viktor Frankl, por meio do mapeamento vertical interno associado a análise conceitual. Conclui-se, portanto, que o esforço empregado para promover mudanças no ensino do cuidado humanizado, na maioria das vezes, considera apenas o discurso de quem ensina sem levar em conta as experiências de quem aprende. Essa perspectiva nos inquieta a analisar o estudo de caso, apresentado como segundo artigo, que infere que para haver mobilização o estudante precisa encontrar sentido e valor no cuidado humanizado. Tal reflexão é aprofundada no terceiro artigo e aponta um papel significativo do professor em contribuir com o desenvolvimento dessa atitude, a partir da tomada de consciência de situações significativas vivenciadas pelos estudantes com o cuidado humanizado.
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Diante desse pressuposto, surge a pergunta central que norteia esse estudo: o que é capaz de despertar o cuidado humanizado ainda na formação do estudante de enfermagem? Com a qual objetivou-se analisar os elementos capazes de despertar o cuidado humanizado, apontando uma nova perspectiva para transmiti-lo. Para alcançar esse objetivo recorreu-se, ao formato multipaper, do qual culminou três artigos independentes, com objetivos, metodologias e resultados próprios, porém, conectados entre si. O primeiro artigo trata-se de uma pesquisa exploratória desenvolvida a partir do mapeamento vertical, esse ensaio apresenta um esboço do panorama das diversas produções datadas de 2011 a 2020, objetivando enxergar os problemas analisados, as tendências teórico-metodológicas e as perspectivas para novas pesquisas acerca do ensino da humanização desse cuidado. O segundo artigo trata-se de uma pesquisa empírica cuja metodologia é o estudo de caso a partir da narrativa autorreflexiva actancial, proposta por C. Xypas (2013) de uma enfermeira docente que encontra sentido no cuidado humanizado, a partir de suas experiências mais marcantes. O terceiro artigo aprofunda o estudo realizado no segundo artigo através da busca por compreender como se dá a mobilização pelo cuidado humanizado e quais elementos estão imbuídos nesse processo, apoiada nas concepções de B. Charlot acerca dos três elementos propulsores da aprendizagem, entrelaçadas ao aprofundamento do conceito de Sentido em Viktor Frankl, por meio do mapeamento vertical interno associado a análise conceitual. Conclui-se, portanto, que o esforço empregado para promover mudanças no ensino do cuidado humanizado, na maioria das vezes, considera apenas o discurso de quem ensina sem levar em conta as experiências de quem aprende. 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With which the objective was to analyze the elements capable of awakening humanized care, pointing to a new perspective to transmit it. To achieve this objective, the multipaper format was used, which culminated in three independent articles, with their own objectives, methodologies and results, however, connected to each other. The first article is an exploratory research developed from the vertical mapping, this essay presents an outline of the panorama of the various productions dated from 2011 to 2020, aiming to see the analyzed problems, the theoretical-methodological trends and the perspectives for new research about teaching the humanization of this care. The second article is an empirical research whose methodology is the case study based on the self-reflective actantial narrative, proposed by C. Xypas (2013) of a teaching nurse who finds meaning in humanized care, based on her most remarkable experiences . The third article deepens the study carried out in the second article through the search to understand how mobilization for humanized care takes place and what elements are imbued in this process, supported by B. Charlot's conceptions about the three elements that drive learning, intertwined with the deepening of concept of Sense in Viktor Frankl, through internal vertical mapping associated with conceptual analysis. It is concluded, therefore, that the effort employed to promote changes in the teaching of humanized care, most of the time, only considers the discourse of those who teach without taking into account the experiences of those who learn. This perspective disturbs us when analyzing the case study, presented as the second article, which infers that for there to be mobilization, the student needs to find meaning and value in humanized care. Such reflection is deepened in the third article and points out a significant role of the teacher in contributing to the development of this attitude, from the awareness of significant situations experienced by students with humanized care.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHumanização dos serviços de saúdeEstudantes de enfermagemEnfermeiros – FormaçãoMobilizaçãoO despertar do cuidado humanizado nos estudantes de enfermagem : desdobramentos para pensar as experiências pessoais no processo formativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Andressa Galindo Alves de Melo Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Andressa Galindo Alves de Melo Oliveira.pdfapplication/pdf1230307https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49581/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andressa%20Galindo%20Alves%20de%20Melo%20Oliveira.pdf257ad1a449996fbd085eba8efdde8729MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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