“Samba de coco de Arcoverde – mudança na regulação de espaço de homens e mulheres ou de estrutura simbólica?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JALES, Danielly Amorim de Queiroz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000v08n
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43378
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como mudanças históricas das relações entre homens e mulheres, no samba de coco em Arcoverde, reconfiguraram as estruturas simbólicas que dão base as relações, especialmente aquelas que são organizadas por gênero e seus desdobramentos de poder. Esta pesquisa procura compreender se estas mudanças apontam para o que Marshall Sahlins denomina de estrutura de conjuntura, quando as categorias que compõem a estrutura simbólica sofrem alterações na prática cotidiana, à medida que os atores re-avaliam seus significados na prática. Sherry Ortner interaciona práticas, ações e os significados pondo em evidência os elementos da agência enquanto resistência, mesmo que esses elementos não reconfigurem os espaços de poder. Assim, desta forma, questiona-se a mudança de posições envolvendo as mulheres como uma mudança da estrutura simbólica ou apenas uma re-alocação de posições. No que se refere a gênero, contara com o trabalho de Joan Scott para identificar se o poder está associado ao feminino e masculino dentro da manifestação e como está distribuído. Para alcançar estes objetivos adotamos a observação participante associado à técnica de entrevistas, pois são uma forma de apreender o sentido que os atores dão às suas condutas. Os grupos selecionados foram o samba de coco Raízes de Arcoverde, da família Calixto; o samba de coco das Irmãs Lopes, da família de Ivo Lopes e o coco Trupé de Arcoverde, com Cícero Gomes.
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Esta pesquisa procura compreender se estas mudanças apontam para o que Marshall Sahlins denomina de estrutura de conjuntura, quando as categorias que compõem a estrutura simbólica sofrem alterações na prática cotidiana, à medida que os atores re-avaliam seus significados na prática. Sherry Ortner interaciona práticas, ações e os significados pondo em evidência os elementos da agência enquanto resistência, mesmo que esses elementos não reconfigurem os espaços de poder. Assim, desta forma, questiona-se a mudança de posições envolvendo as mulheres como uma mudança da estrutura simbólica ou apenas uma re-alocação de posições. No que se refere a gênero, contara com o trabalho de Joan Scott para identificar se o poder está associado ao feminino e masculino dentro da manifestação e como está distribuído. Para alcançar estes objetivos adotamos a observação participante associado à técnica de entrevistas, pois são uma forma de apreender o sentido que os atores dão às suas condutas. Os grupos selecionados foram o samba de coco Raízes de Arcoverde, da família Calixto; o samba de coco das Irmãs Lopes, da família de Ivo Lopes e o coco Trupé de Arcoverde, com Cícero Gomes.CAPESThe objective of this work is to analyze how the historical changes in the relations between men and women in the coconut samba in Arcoverde reconfigured the symbolic structures that give base relations, especially those that are organized by gender and their unfolding of power. This research seeks to understand if these changes point to what Marshall Sahlins calls the structure of conjuncture, when the categories that make up the symbolic structure undergo changes in daily practice, as the actors re-evaluate their meanings in practice. Sherry Ortner interacts with practices, actions, and meanings by highlighting the elements of agency as resistance, even if those elements do not reconfigure spaces of power. Thus, in this way, we question the change of positions involving women as a change of the symbolic structure or only a re-allocation of positions. With regard to gender, she had relied on Joan Scott's work to identify whether power is associated with the feminine and masculine within the manifestation and how it is distributed. In order to reach these objectives, we adopted the participant observation associated to the technique of interviews, since they are a way of apprehending the meaning that the actors give to their conduct. The selected groups were the coconut samba Raices de Arcoverde, from the Calixto family; the coconut samba of the Lopes Sisters, the family of Ivo Lopes and the coconut Trupé de Arcoverde, with Cicero Gomes.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaSamba de cocoCultura popularArcoverde (PE)“Samba de coco de Arcoverde – mudança na regulação de espaço de homens e mulheres ou de estrutura simbólica?”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Danielly Amorim de Queiroz Jales.pdfDISSERTAÇÃO Danielly Amorim de Queiroz Jales.pdfapplication/pdf3096279https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43378/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Danielly%20Amorim%20de%20Queiroz%20Jales.pdf90192b3666ff1ec32dfe1c23319f2de4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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