Ciência no feminino: um estudo sobre a presença da mulher docente na pós-graduação da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Emanuely Arco Iris
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000007s2g
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17272
Resumo: Desenvolvemos um estudo sobre a presença da mulher na pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nossa metodologia esteve pautada em uma pesquisa quantitativa, na qual utilizamos esta perspectiva para investigarmos como vem se desenhando as relações de gênero no corpo docente da UFPE. Para tanto, analisamos o número de mulheres e homens docentes a partir da década de 1950 a 2015. Nesse aspecto, a investigação fundamentou-se em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências da Saúde. Além disso, a nossa análise fez um levantamento sobre o número de grupos de pesquisa de docentes dos Programas de Pós-graduação da UFPE registrados no CNPq, identificando a representação de gênero nas lideranças destes. A nossa metodologia é também do tipo exploratória e explicativa, tendo o Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos. Nessa perspectiva, centramos o nosso estudo no pensamento teórico de Joan Scott, Sandra Harding, Marcela Lagarde, Helen Longino, Walter Mignolo, Boaventura de Sousa Santos, Guacira Lopes Louro, LondaSchiebinger, Jacqueline Leta e outras/os, no que se refere às questões das relações de gênero e da ciência. Outrossim, pesquisar sobre as relações de gênero na Universidade é ainda levar em consideração as diferenças socioculturais que hierarquizam os grupos existentes, para que possamos compreender a importância de uma sociedade onde mulheres e homens sejam iguais efetivamente, tanto em direitos, quanto na percepção social de seus papeis e comportamentos.
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Além disso, a nossa análise fez um levantamento sobre o número de grupos de pesquisa de docentes dos Programas de Pós-graduação da UFPE registrados no CNPq, identificando a representação de gênero nas lideranças destes. A nossa metodologia é também do tipo exploratória e explicativa, tendo o Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos. Nessa perspectiva, centramos o nosso estudo no pensamento teórico de Joan Scott, Sandra Harding, Marcela Lagarde, Helen Longino, Walter Mignolo, Boaventura de Sousa Santos, Guacira Lopes Louro, LondaSchiebinger, Jacqueline Leta e outras/os, no que se refere às questões das relações de gênero e da ciência. Outrossim, pesquisar sobre as relações de gênero na Universidade é ainda levar em consideração as diferenças socioculturais que hierarquizam os grupos existentes, para que possamos compreender a importância de uma sociedade onde mulheres e homens sejam iguais efetivamente, tanto em direitos, quanto na percepção social de seus papeis e comportamentos.CAPEsWe developed a study on the presence/ absence of women in the strictosensu postgraduate at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Our methodology was guided in a quantitative research, in which we use this perspective to investigate how has been designing gender relations on the faculty of UFPE. Therefore, we analyzed the number of women teachers and men from 1950 to 2015. In this regard, the investigation was based on four areas of knowledge: Human Sciences, Exact and Earth Sciences, Engineering and Health Sciences. In addition, our analysis did a survey on the number of research groups of teachers of the UFPE Postgraduate Programs registered in CNPq, identifying the gender representation in the leadership of these. Our methodology is, also, the exploratory and explanatory type, having Method Case Extended Boaventura de Sousa Santos. From this perspective, we focus our study on the theoretical thinking of Joan Scott, Sandra Harding, Marcela Lagarde, Helen Longino, Walter Mignolo, Boaventura de Sousa Santos, Guacira Lopes Louro, LondaSchiebinger, Jacqueline Leta and others, in relation to issues of gender relations and science. Furthermore, research on gender relations at the University is still to take into account the socio-cultural differences that rank the existing groups, so that we understand the importance of a society where women and men are effectively equal both in rights and in the social perception of their roles and behaviors.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRelações de GêneroCiênciaUniversidadeGender RelationsScienceUniversityCiência no feminino: um estudo sobre a presença da mulher docente na pós-graduação da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO EMANUELY_ARCO IRIS COMPLETA.pdf.jpgDISSERTAÇÃO EMANUELY_ARCO IRIS COMPLETA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17272/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20EMANUELY_ARCO%20IRIS%20COMPLETA.pdf.jpgfb921ec80a2413734dabdf1e84df5441MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO EMANUELY_ARCO IRIS COMPLETA.pdfDISSERTAÇÃO EMANUELY_ARCO IRIS COMPLETA.pdfapplication/pdf3645050https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17272/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20EMANUELY_ARCO%20IRIS%20COMPLETA.pdf0a39f047fa2fe613588f3805c84c1003MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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