Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31148 |
Resumo: | A italiana Lina Bo Bardi foi relevante, enquanto profissional, em várias áreas de atuação. Graduada em Arquitetura na Universidade de Roma em 1939, atuou profissionalmente na Itália no mesmo momento em que ocorria a Segunda Guerra Mundial. Devido aos conflitos e à consequente falta de demanda de novos projetos, os debates projetuais tornaram-se mais fortes no campo discursivo: a arquitetura e o design modernos eram discutidos em manifestos, artigos e publicações diversas. Lina, então, trabalhou enquanto escritora, editora e ilustradora em algumas das mais importantes revistas italianas da primeira metade do século XX, atuando como intérprete e difusora das ideias racionalistas para o grande público e entre os arquitetos. Verificou-se que o contexto político e econômico da Itália da primeira metade do século XX, dominada pelo fascismo, assim como as disputas ideológicas em torno do projeto moderno e as escolhas políticas condicionaram o desenvolvimento de uma reconceituação, por parte desta geração de arquitetos racionalistas e, consequentemente, de Lina, do debate que culminou na reformulação dos espaços internos das edificações, o que se refletiu no design de mobiliário. Diante da relevância da atuação de Lina Bo Bardi na Itália e da falta de pesquisas relacionadas a esta fase da sua vida, em especial no campo do Design, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a arquiteta expressou a sua formação profissional e o ponto de vista pessoal através da escrita e em projetos de design de mobiliário elaborados durante a fase italiana (entre 1939 e 1946). O estudo é qualitativo e o corpus de análise é composto por artigos escritos por Lina, enquanto autora ou coautora, durante a fase italiana, para revistas de linguagem e conteúdo voltados para o público constituído por profissionais e para outras direcionadas ao público feminino. Os artigos, que são originais em italiano, foram selecionados, traduzidos para o português e submetidos à análise de conteúdo. Além do estudo documental, foi realizada uma revisão de literatura sobre o contexto modernista europeu, o modernismo italiano e sua principal expressão, o racionalismo, incluindo os seus antecedentes. Observou-se, a partir da análise dos artigos, um amadurecimento da consciência política e social de Lina, ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que se observou, neste mesmo período de tempo, uma linearidade de pensamento no que diz respeito às ideias racionalistas expressadas pela mesma. |
id |
UFPE_22ce8c8da086f24a102c0c0dde329b2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31148 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
CABRAL, Maria Izabel Rêgohttp://lattes.cnpq.br/3919396159088069http://lattes.cnpq.br/2292931009490444CAVALCANTI, Virgínia PereiraGRINOVER, Marina Mange2019-06-19T22:52:57Z2019-06-19T22:52:57Z2017-08-25https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31148A italiana Lina Bo Bardi foi relevante, enquanto profissional, em várias áreas de atuação. Graduada em Arquitetura na Universidade de Roma em 1939, atuou profissionalmente na Itália no mesmo momento em que ocorria a Segunda Guerra Mundial. Devido aos conflitos e à consequente falta de demanda de novos projetos, os debates projetuais tornaram-se mais fortes no campo discursivo: a arquitetura e o design modernos eram discutidos em manifestos, artigos e publicações diversas. Lina, então, trabalhou enquanto escritora, editora e ilustradora em algumas das mais importantes revistas italianas da primeira metade do século XX, atuando como intérprete e difusora das ideias racionalistas para o grande público e entre os arquitetos. Verificou-se que o contexto político e econômico da Itália da primeira metade do século XX, dominada pelo fascismo, assim como as disputas ideológicas em torno do projeto moderno e as escolhas políticas condicionaram o desenvolvimento de uma reconceituação, por parte desta geração de arquitetos racionalistas e, consequentemente, de Lina, do debate que culminou na reformulação dos espaços internos das edificações, o que se refletiu no design de mobiliário. Diante da relevância da atuação de Lina Bo Bardi na Itália e da falta de pesquisas relacionadas a esta fase da sua vida, em especial no campo do Design, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a arquiteta expressou a sua formação profissional e o ponto de vista pessoal através da escrita e em projetos de design de mobiliário elaborados durante a fase italiana (entre 1939 e 1946). O estudo é qualitativo e o corpus de análise é composto por artigos escritos por Lina, enquanto autora ou coautora, durante a fase italiana, para revistas de linguagem e conteúdo voltados para o público constituído por profissionais e para outras direcionadas ao público feminino. Os artigos, que são originais em italiano, foram selecionados, traduzidos para o português e submetidos à análise de conteúdo. Além do estudo documental, foi realizada uma revisão de literatura sobre o contexto modernista europeu, o modernismo italiano e sua principal expressão, o racionalismo, incluindo os seus antecedentes. Observou-se, a partir da análise dos artigos, um amadurecimento da consciência política e social de Lina, ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que se observou, neste mesmo período de tempo, uma linearidade de pensamento no que diz respeito às ideias racionalistas expressadas pela mesma.CAPESThe Italian Lina Bo Bardi was relevant, as a professional of Architecture and Design. In the begin of her career she got a degree in Architecture at the University of Rome in 1939 and worked professionally in Italy during the World War II. Due to this conflict which meant a lack of demand for new projects, the debate about projects became stronger in the discursive field: modern architecture and design were discussed in manifestoes, articles, and various kind of publications. Lina then worked as a writer, editor and illustrator in some of the most important Italian magazines of the first half of the twentieth century, working as an interpreter and diffuser of rationalist ideas for the general public and among architects. It was found that the political and economic context of Italy in the first half of the twentieth century, controlled by fascism, as well as the ideological disputes over the modern project and the political choices conditioned the development of a reconceptualization, on the part of this generation of rationalist architects and, consequently, of Lina, of the debate that culminated in the reformulation of the internal spaces of the buildings, which was reflected in the design of furniture. Given the relevance of Lina Bo Bardi's work in Italy and the lack of research related to this phase of her life, especially in the field of Design, this research aims to analyse how the architect expressed her professional training and personal point of view through writing and furniture design projects elaborated during the Italian phase (between 1939 and 1946). The study is qualitative and the corpus encompasses articles written by Lina, as author or co-author, during the Italian phase, for magazines with different speeches and content addressed to a public made up of professionals and for others articles directed to the female audience. The articles, which are original in Italian, have been selected, translated into Portuguese and submitted to content analysis, according to Laurence Bardin's methodological approach. In addition to the documentary study, a literature review was carried out about the European modernist context, Italian modernism and its main expression, rationalism, including its antecedents. It was observed from the analysis of the articles a maturation of Lina's political and social consciousness along the years, while at the same time a linearity of thought was observed with respect to rationalist ideas shown by her.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModernismoModernismo italianoRacionalismo italianoLina Bo BardiLina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.jpg58c47a282ef1b16c16d11071255ad9d0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Izabel Rêgo Cabral.pdfDISSERTAÇÃO Maria Izabel Rêgo Cabral.pdfapplication/pdf7778439https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdfc4c4e06f0cf990caa10d4bd599a05772MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.txtDISSERTAÇÃO Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf.txtExtracted texttext/plain271807https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.txt983013d077d68b18de66ec8a0b7f79c5MD54123456789/311482019-10-26 02:38:26.603oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31148TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T05:38:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
title |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
spellingShingle |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) CABRAL, Maria Izabel Rêgo Modernismo Modernismo italiano Racionalismo italiano Lina Bo Bardi |
title_short |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
title_full |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
title_fullStr |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
title_full_unstemmed |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
title_sort |
Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946) |
author |
CABRAL, Maria Izabel Rêgo |
author_facet |
CABRAL, Maria Izabel Rêgo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3919396159088069 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2292931009490444 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CABRAL, Maria Izabel Rêgo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Virgínia Pereira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
GRINOVER, Marina Mange |
contributor_str_mv |
CAVALCANTI, Virgínia Pereira GRINOVER, Marina Mange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernismo Modernismo italiano Racionalismo italiano Lina Bo Bardi |
topic |
Modernismo Modernismo italiano Racionalismo italiano Lina Bo Bardi |
description |
A italiana Lina Bo Bardi foi relevante, enquanto profissional, em várias áreas de atuação. Graduada em Arquitetura na Universidade de Roma em 1939, atuou profissionalmente na Itália no mesmo momento em que ocorria a Segunda Guerra Mundial. Devido aos conflitos e à consequente falta de demanda de novos projetos, os debates projetuais tornaram-se mais fortes no campo discursivo: a arquitetura e o design modernos eram discutidos em manifestos, artigos e publicações diversas. Lina, então, trabalhou enquanto escritora, editora e ilustradora em algumas das mais importantes revistas italianas da primeira metade do século XX, atuando como intérprete e difusora das ideias racionalistas para o grande público e entre os arquitetos. Verificou-se que o contexto político e econômico da Itália da primeira metade do século XX, dominada pelo fascismo, assim como as disputas ideológicas em torno do projeto moderno e as escolhas políticas condicionaram o desenvolvimento de uma reconceituação, por parte desta geração de arquitetos racionalistas e, consequentemente, de Lina, do debate que culminou na reformulação dos espaços internos das edificações, o que se refletiu no design de mobiliário. Diante da relevância da atuação de Lina Bo Bardi na Itália e da falta de pesquisas relacionadas a esta fase da sua vida, em especial no campo do Design, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a arquiteta expressou a sua formação profissional e o ponto de vista pessoal através da escrita e em projetos de design de mobiliário elaborados durante a fase italiana (entre 1939 e 1946). O estudo é qualitativo e o corpus de análise é composto por artigos escritos por Lina, enquanto autora ou coautora, durante a fase italiana, para revistas de linguagem e conteúdo voltados para o público constituído por profissionais e para outras direcionadas ao público feminino. Os artigos, que são originais em italiano, foram selecionados, traduzidos para o português e submetidos à análise de conteúdo. Além do estudo documental, foi realizada uma revisão de literatura sobre o contexto modernista europeu, o modernismo italiano e sua principal expressão, o racionalismo, incluindo os seus antecedentes. Observou-se, a partir da análise dos artigos, um amadurecimento da consciência política e social de Lina, ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que se observou, neste mesmo período de tempo, uma linearidade de pensamento no que diz respeito às ideias racionalistas expressadas pela mesma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-19T22:52:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-19T22:52:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31148 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31148/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Izabel%20R%c3%aago%20Cabral.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58c47a282ef1b16c16d11071255ad9d0 c4c4e06f0cf990caa10d4bd599a05772 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 983013d077d68b18de66ec8a0b7f79c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310897848287232 |