A construção da imagem do professor de educação física pelo exército brasileiro : do ethos militar ao agir pedagógico na Revista de Educação Física (1932-1959)
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45587 |
Resumo: | Muito se escreveu sobre os processos e as práticas da Educação Física no Brasil do século XX enquanto fenômenos históricos, percebendo-a sob o ponto de vista situacional e balizada no saber higienista e na ação militarista. Contudo, são encontradas poucas produções voltadas a analisar a construção imaginária do professor de Educação Física seguindo o horizonte discursivo e o potencial (in)formativo de um material de grande relevância histórica, como foi a Revista de Educação Física. Diante da perspectiva de reconstruir uma interpretação da realidade a partir dos modos de ser, de pensar e de fazer dos discursos estratégicos proferidos pelas “vozes” representativas do Exército, visualizando a produção de (novos) sentidos e significados a partir das transformações resultantes de saberes, racionalidades e sensibilidades formativas e pedagógicas, o objetivo desta tese foi analisar a(s) forma(s) que os discursos apresentados pelo projeto educacional militar e encontrados na Revista de Educação Física entre os anos de 1932 e 1959 contribuíram para a construção de uma determinada imagem do professor de Educação Física escolar. Para isso, lançou-se mão da pesquisa documental sob o método historiográfico, partindo para a construção de uma narrativa revisionista baseada nos conceitos de “operação historiográfica” e de “história como ficção” (CERTEAU, 1982) e na perspectiva da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2011; ORLANDI, 2003), tendo nas iniciativas, estratégias e práticas de representação relacionadas aos processos de identificação e (re)significação da imagem docente o ponto principal de análise. Percebeu-se que, à medida que o Exército, no seu projeto de modernização e de agência “educadora da Pátria”, buscava se afirmar como instituição “autorizada” a construir sentidos e significados para a Educação Física, estabelecia um perfil docente a partir do ethos militar e das intencionalidades do seu agir pedagógico na escola. Todavia, esse vir-a-ser professor seria resultante de representações discursivas apoiadas na situação histórico-social, na ideologia e em modos estratégicos que se mostravam persuasivos e autoritários, determinando, desse jeito, a presença de dispositivos de poder para a constituição de um modelo a ser perpetuado em outras instâncias formadoras. |
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BEZERRA, Fábio Marqueshttp://lattes.cnpq.br/0554084996494650http://lattes.cnpq.br/8610442220256282OLIVEIRA, Aurenéa Maria de2022-08-10T12:19:51Z2022-08-10T12:19:51Z2022-03-25BEZERRA, Fábio Marques. A construção da imagem do professor de educação física pelo exército brasileiro: do ethos militar ao agir pedagógico na Revista de Educação Física (1932-1959). 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45587ark:/64986/001300000pqpnMuito se escreveu sobre os processos e as práticas da Educação Física no Brasil do século XX enquanto fenômenos históricos, percebendo-a sob o ponto de vista situacional e balizada no saber higienista e na ação militarista. Contudo, são encontradas poucas produções voltadas a analisar a construção imaginária do professor de Educação Física seguindo o horizonte discursivo e o potencial (in)formativo de um material de grande relevância histórica, como foi a Revista de Educação Física. Diante da perspectiva de reconstruir uma interpretação da realidade a partir dos modos de ser, de pensar e de fazer dos discursos estratégicos proferidos pelas “vozes” representativas do Exército, visualizando a produção de (novos) sentidos e significados a partir das transformações resultantes de saberes, racionalidades e sensibilidades formativas e pedagógicas, o objetivo desta tese foi analisar a(s) forma(s) que os discursos apresentados pelo projeto educacional militar e encontrados na Revista de Educação Física entre os anos de 1932 e 1959 contribuíram para a construção de uma determinada imagem do professor de Educação Física escolar. Para isso, lançou-se mão da pesquisa documental sob o método historiográfico, partindo para a construção de uma narrativa revisionista baseada nos conceitos de “operação historiográfica” e de “história como ficção” (CERTEAU, 1982) e na perspectiva da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2011; ORLANDI, 2003), tendo nas iniciativas, estratégias e práticas de representação relacionadas aos processos de identificação e (re)significação da imagem docente o ponto principal de análise. Percebeu-se que, à medida que o Exército, no seu projeto de modernização e de agência “educadora da Pátria”, buscava se afirmar como instituição “autorizada” a construir sentidos e significados para a Educação Física, estabelecia um perfil docente a partir do ethos militar e das intencionalidades do seu agir pedagógico na escola. Todavia, esse vir-a-ser professor seria resultante de representações discursivas apoiadas na situação histórico-social, na ideologia e em modos estratégicos que se mostravam persuasivos e autoritários, determinando, desse jeito, a presença de dispositivos de poder para a constituição de um modelo a ser perpetuado em outras instâncias formadoras.Much has been written about the processes and practices of Physical Education in Brazil in the 20th century as historical phenomena, perceiving it from a situational point of view and based on hygienist knowledge and militarist action. However, few productions are found aimed at analyzing the imaginary construction of the Physical Education teacher following the discursive horizon and the (in)formative potential of a material of great historical relevance, such as the Revista de Educação Física. Faced with the prospect of reconstructing an interpretation of reality from the ways of being, thinking and doing the strategic speeches given by the representative "voices" of the Army, visualizing the production of (new) senses and meanings from the transformations resulting from knowledge , rationalities and formative and pedagogical sensitivities, the objective of this thesis was to analyze the form(s) that the discourses presented by the military educational project and found in the Revista de Educação Física between 1932 and 1959 contributed to the construction of a certain image of the school Physical Education teacher. For this, documentary research was used under the historiographical method, starting with the construction of a revisionist narrative based on the concepts of “historiographical operation” and “history as fiction” (CERTEAU, 1982) and in the perspective of Discourse Analysis. (MAINGUENEAU, 2011; ORLANDI, 2003), having the initiatives, strategies and practices of representation related to the processes of identification and (re)signification of the teaching image as the main point of analysis. It was noticed that, as the Army, in its project of modernization and of an “educator of the Fatherland” agency, sought to assert itself as an institution “authorized” to build meanings and meanings for Physical Education, it established a teaching profile based on the military ethos and the intentions of its pedagogical action at school. However, this becoming a teacher would result from discursive representations supported by the historical-social situation, ideology and strategic ways that were persuasive and authoritarian, thus determining the presence of power devices for the constitution of a model to be perpetuated in other formative instances.Mucho se ha escrito sobre los procesos y prácticas de la Educación Física en Brasil en el siglo XX como fenómenos históricos, percibiendo desde un punto de vista situacional y basado en el saber higienista y la acción militarista. Sin embargo, se encuentran pocas producciones dirigidas a analizar la construcción imaginaria del profesor de Educación Física siguiendo el horizonte discursivo y el potencial (in)formativo de un material de gran relevancia histórica, como la Revista de Educação Física. Ante la perspectiva de reconstruir una interpretación de la realidad a partir de los modos de ser, pensar y hacer de los discursos estratégicos de las “voces” representativas del Ejército, visualizando la producción de (nuevos) sentidos y significados a partir de las transformaciones resultantes del saber. racionalidades y sensibilidades formativas y pedagógicas, el objetivo de esta tesis fue analizar la(s) forma(s) que los discursos presentados por el proyecto educativo militar y encontrados en la Revista de Educação Física entre 1932 y 1959 contribuyeron a la construcción de una determinada imagen de el profesor de Educación Física del colegio. Para ello se utilizó la investigación documental bajo el método historiográfico, partiendo de la construcción de una narrativa revisionista sustentada en los conceptos de “operación historiográfica” e “historia como ficción” (CERTEAU, 1982) y en la perspectiva del Análisis del Discurso (MAINGUENEAU, 2011; ORLANDI, 2003), teniendo como punto principal de análisis las iniciativas, estrategias y prácticas de representación relacionadas con los procesos de identificación y (re)significación de la imagen docente. Se percibió que, como el Ejército, en su proyecto de modernización y como “educador de la Patria”, buscó afirmarse como una institución “autorizada” para construir sentidos y sentidos para la Educación Física, estableció un perfil docente basado en la el ethos militar y las intenciones de su acción pedagógica en la escuela. Sin embargo, este devenir docente resultaría de representaciones discursivas sustentadas en la situación histórico-social, ideología y modos estratégicos que fueron persuasivos y autoritarios, determinando así la presencia de dispositivos de poder para la constitución de un modelo a perpetuarse en otras instancias formativas.On a beaucoup écrit sur les processus et les pratiques de l'éducation physique au Brésil au XXe siècle en tant que phénomènes historiques, en les percevant d'un point de vue situationnel et en se basant sur les connaissances hygiénistes et l'action militariste. Cependant, on trouve peu de productions visant à analyser la construction imaginaire du professeur d'éducation physique en suivant l'horizon discursif et le potentiel (in)formatif d'un matériau d'une grande importance historique, comme la Revista de Educação Física. Face à la perspective de reconstruire une interprétation de la réalité à partir des manières d'être, de penser et de faire les discours stratégiques tenus par les "voix" représentatives de l'Armée, visualisant la production de (nouveaux) sens et significations à partir des transformations issues des savoirs, rationalités et sensibilités formatives et pédagogiques, l'objectif de cette thèse était d'analyser la ou les formes que les discours présentés par le projet éducatif militaire et trouvés dans la Revista de Educação Física entre 1932 et 1959 ont contribué à la construction d'une certaine image de le professeur d'éducation physique de l'école. Pour cela, la recherche documentaire a été mobilisée sous la méthode historiographique, à partir de la construction d'un récit révisionniste s'appuyant sur les notions d'"opération historiographique" et d'"histoire comme fiction" (CERTEAU, 1982) et dans la perspective de l'Analyse du discours (MAINGUENEAU, 2011; ORLANDI, 2003), ayant comme principal point d'analyse les initiatives, stratégies et pratiques de représentation liées aux processus d'identification et de (re)signification de l'image enseignante. On a remarqué que, alors que l'Armée, dans son projet de modernisation et en tant qu'"éducatrice de la Patrie", cherchait à s'affirmer comme une institution "autorisée" à construire des sens et des significations pour l'Education Physique, elle établissait un profil pédagogique basé sur la l'éthos militaire et les intentions de son action pédagogique à l'école. Or, ce devenir enseignant résulterait de représentations discursives appuyées sur la situation historico-sociale, l'idéologie et les modes stratégiques persuasifs et autoritaires, déterminant ainsi la présence de dispositifs de pouvoir pour la constitution d'un modèle à perpétuer dans d'autres instances formatrices.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação Física EscolarBrasil – Exército – EducaçãoEducação – Revista de Educação FísicaUFPE - Pós-graduaçãoA construção da imagem do professor de educação física pelo exército brasileiro : do ethos militar ao agir pedagógico na Revista de Educação Física (1932-1959)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45587/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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