Construção e validação de vídeo educacional para adesão à Vacinação do papilomavírus humano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000012bdt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17428
Resumo: O Papilomavírus humano (HPV) pode levar ao desenvolvimento do câncer de colo do útero. A partir de 2014, a vacina tetravalente, que protege contra os principais tipos oncogênicos do vírus, foi introduzida no calendário de imunização do Brasil, direcionada a meninas de nove a 13 anos. Para que a cobertura vacinal seja satisfatória e as taxas de vacinação não apresentem decréscimo ao longo da realização do esquema de duas doses, identifica-se a necessidade de elaborar estratégias que sejam utilizadas por professores e profissionais da saúde, em atividades educativas. A finalidade é melhorar o conhecimento sobre HPV e imunização entre as menores e seus pais, para promover a adesão. Assim, o objetivo desta dissertação foi validar um vídeo educacional direcionado à adesão da vacinação do HPV. Com o intuito de alicerçar esta pesquisa, foi construído um artigo de revisão integrativa no sentido de investigar as tecnologias educacionais construídas e/ou utilizadas para promoção da vacinação contra o HPV. A amostra, constituída por 11 estudos desenvolvidos em outros países e localizados em seis bases de dados, mostrou que os veículos de comunicação construídos e/ou utilizados para este fim foram o vídeo, mensagens de dispositivos eletrônicos, páginas da internet, programa de computador, radionovela e materiais impressos. No artigo original, realizou-se um estudo metodológico, no Distrito Sanitário IV da cidade do Recife-PE, de maio a dezembro de 2015. Na primeira etapa do estudo, identificou-se o conhecimento sobre a temática e a tecnologia a ser construída por meio de seis grupos focais, organizou-se um referencial teórico sobre HPV e vacinação e levantou-se os vídeos existentes. Após, elaborou-se um vídeo educacional seguindo-se os estágios de pré-produção, produção e pós-produção. Na segunda, foi feita a validação de conteúdo do material com 22 especialistas. Na terceira e última etapa, a validação de aparência foi desenvolvida com dez adolescentes, dez mães, dez professores e dez profissionais da área de audiovisuais. Os dados foram analisados no software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0. Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index-CVI). As sugestões emitidas foram analisadas e as mudanças necessárias implementadas. Diferentes níveis de conhecimento sobre HPV foram encontrados. Um vídeo educacional em formato de 9 animação foi construído, envolvendo conflitos sobre a vacinação e a tomada de decisão. A concordância foi satisfatória na maioria dos itens. Quanto à relevância, 20 itens tiveram CVI acima de 0,80 entre os juízes. Os cinco itens abaixo de 0,80 foram alterados, conforme as sugestões dos peritos. A avaliação foi positiva entre meninas e mães. Entre os professores, apenas dois itens apresentaram CVI menor que 0,80 e, entre os profissionais de vídeo, um foi abaixo deste valor. O vídeo educacional construído para promover a adesão à vacinação do HPV, a partir das contribuições do público-alvo da vacinação, pais, professores e profissionais da saúde, foi validado, considerado adequado para utilização em ações de educação em saúde com a população. Outros estudos deverão ser realizados a fim de testar sua eficácia na melhoria dos índices vacinais.
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Com o intuito de alicerçar esta pesquisa, foi construído um artigo de revisão integrativa no sentido de investigar as tecnologias educacionais construídas e/ou utilizadas para promoção da vacinação contra o HPV. A amostra, constituída por 11 estudos desenvolvidos em outros países e localizados em seis bases de dados, mostrou que os veículos de comunicação construídos e/ou utilizados para este fim foram o vídeo, mensagens de dispositivos eletrônicos, páginas da internet, programa de computador, radionovela e materiais impressos. No artigo original, realizou-se um estudo metodológico, no Distrito Sanitário IV da cidade do Recife-PE, de maio a dezembro de 2015. Na primeira etapa do estudo, identificou-se o conhecimento sobre a temática e a tecnologia a ser construída por meio de seis grupos focais, organizou-se um referencial teórico sobre HPV e vacinação e levantou-se os vídeos existentes. Após, elaborou-se um vídeo educacional seguindo-se os estágios de pré-produção, produção e pós-produção. Na segunda, foi feita a validação de conteúdo do material com 22 especialistas. Na terceira e última etapa, a validação de aparência foi desenvolvida com dez adolescentes, dez mães, dez professores e dez profissionais da área de audiovisuais. Os dados foram analisados no software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0. Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index-CVI). As sugestões emitidas foram analisadas e as mudanças necessárias implementadas. Diferentes níveis de conhecimento sobre HPV foram encontrados. Um vídeo educacional em formato de 9 animação foi construído, envolvendo conflitos sobre a vacinação e a tomada de decisão. A concordância foi satisfatória na maioria dos itens. Quanto à relevância, 20 itens tiveram CVI acima de 0,80 entre os juízes. 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For what vaccination coverage will be satisfactory and vaccination rates don't show any decrease in the realization of the two-dose regimen, identifies the need to develop strategies that are used by teachers and health professionals, in educational activities. The purpose is to improve the knowledge about HPV and immunization among lowest and their parentes, to promote adhesion. Then, the objective of this dissertation was to validate an educational video aimed at promoting HPV vaccination. With the intention to underpin this research, it built a integrative review article to investigate the educational technologies built and/or used to promote HPV vaccination. The sample, formed by 11 studies developed in other countries and located in six databases, it showed that the media built and/or used for this purpose were the video, eletronic devices messages, web pages, computer program, radio drama and print materials. In the original article, there was a methodological study, in the Health District IV of Recife-PE, from May to December 2015. In the first stage of the study, it was identified the knowledge about theme and technology to be built through six focus groups, organazed a theoretical framework on HPV and vaccination and rose existig videos. After, it was prepared an educational video followed by the stages of pre-production, production and postproduction. In the second, was done the content validation of material with 22 specialists. In the third and last stage, the appearance validation was development with ten adolescents, ten mothers, ten teachers and ten audiovisual professionals. The data were analyzed in IBM® SPSS® Statistics software, version 20.0. It was done the calculation of the absolute frequency, mean, standard deviation, binomial test and Content Validity Index (CVI). The suggestions issued were analyzed and the necessary changes implemented. Different levels of knowledge about HPV were found. An educational video in animation format was built, involving conflicts on vaccination and decision making. The agreement was satisfactory on most items. As for relevance, 17 items had CVI greater than 0,80 among judges. The five 11 items below 0,80 have been changed, according with the suggestions of experts. The evaluation was positive among girls and mothers. Among the teachers, only two items showed CVI less than 0,80 and, among the video professionals, one was below this value. The educational video built to promote adherence to HPV vaccination, from the contributions of the target audience of vaccination, parentes, teachers and health professionals, has been validated, considered suitable for use in health education activities with the population. Other studies should be conducted to test its effectiveness in improving vaccination rates.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessValidaçãOTecnologia educacionalVacinaHPVSaúde da mulherEnfermagemConstrução e validação de vídeo educacional para adesão à Vacinação do papilomavírus humano.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação final Iris Interaminense.pdf.jpgDissertação final Iris Interaminense.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17428/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20Iris%20Interaminense.pdf.jpg69778ecc1ee4ea7c2f930650df14072eMD55ORIGINALDissertação final Iris Interaminense.pdfDissertação final Iris Interaminense.pdfapplication/pdf4317840https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17428/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20Iris%20Interaminense.pdff676a75695320ceafdd06c4587b9a503MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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