A produção acadêmica sobre a expansão da educação superior no Brasil no período de 1995 a 2010
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13389 |
Resumo: | Esta tese, vinculada à Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, tem como foco analítico a produção acadêmica sobre o processo de expansão da educação superior brasileira, no período de 1995 a 2010. A partir da construção de uma linha temporal sobre a trajetória da educação superior e principais políticas de expansão, buscamos compreender como esse nível de ensino foi-se consolidando, sua relação com o desenvolvimento nacional, as principais características que se sobressaíram ao longo dessa trajetória, particularmente nos períodos mais pronunciados de expansão desse nível de ensino. Esta pesquisa, numa abordagem quali-quantitativa, utilizou como principais fontes os indicadores quantitativos sobre crescimento e tamanho do sistema de educação superior (matrículas, cursos, estabelecimentos de ensino, docentes, vagas, inscritos, ingressos e concluintes), disponibilizados no Censo da educação superior, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os Censos Demográficos, Anuários Estatísticos, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indicadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para a análise da produção acadêmica sobre o processo e políticas de expansão, elegemos como fontes os anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped),o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os periódicos nacionais indexados, disponíveis no portal Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Este estudo evidenciou que as políticas de expansão da educação superior no Brasil, no período de 1995 a 2010,traduziram-se em movimentos de maior complexificação, marcados fortemente por processos de maior flexibilização, diversificação, diferenciação e avaliação institucional. |
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A produção acadêmica sobre a expansão da educação superior no Brasil no período de 1995 a 2010Expansão da educação superiorPolítica de educação superiorEducação superiorEsta tese, vinculada à Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, tem como foco analítico a produção acadêmica sobre o processo de expansão da educação superior brasileira, no período de 1995 a 2010. A partir da construção de uma linha temporal sobre a trajetória da educação superior e principais políticas de expansão, buscamos compreender como esse nível de ensino foi-se consolidando, sua relação com o desenvolvimento nacional, as principais características que se sobressaíram ao longo dessa trajetória, particularmente nos períodos mais pronunciados de expansão desse nível de ensino. Esta pesquisa, numa abordagem quali-quantitativa, utilizou como principais fontes os indicadores quantitativos sobre crescimento e tamanho do sistema de educação superior (matrículas, cursos, estabelecimentos de ensino, docentes, vagas, inscritos, ingressos e concluintes), disponibilizados no Censo da educação superior, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os Censos Demográficos, Anuários Estatísticos, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indicadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para a análise da produção acadêmica sobre o processo e políticas de expansão, elegemos como fontes os anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped),o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os periódicos nacionais indexados, disponíveis no portal Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Este estudo evidenciou que as políticas de expansão da educação superior no Brasil, no período de 1995 a 2010,traduziram-se em movimentos de maior complexificação, marcados fortemente por processos de maior flexibilização, diversificação, diferenciação e avaliação institucional.CapesUniversidade Federal de PernambucoGomes, Alfredo Macedo Moraes, Karine Nunes de2015-04-17T14:45:50Z2015-04-17T14:45:50Z2013-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13389ark:/64986/001300000k994porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T20:59:34Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/13389Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:59:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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