Um modelo de escritório unificado de projetos e processos como agente de execução da estratégia organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INTYRE, Caio Franco Mc
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21032
Resumo: O crescimento das iniciativas de gestão de projetos e de processos de negócio nas organizações tem deixado cada vez mais evidente o importante papel que essas disciplinas exercem no auxílio da condução das estratégias organizacionais. Tanto os escritórios de gestão de projetos (do inglês, Project Management Office ou PMO) quanto os escritórios de gestão de processos de negócio (Business Process Management Office ou BPMO) deixaram de ser somente guardiões dessas competências e se tornaram verdadeiros agentes de execução da estratégia, norteando a organização rumo aos seus objetivos estratégicos. Neste cenário, em que os dois escritórios deveriam trabalhar de forma coesa em prol da estratégia, é frequente que tenham discordâncias, duplicações de funções e prioridades conflitantes. Com o objetivo de criar uma maior sinergia entre a gestão de duas competências que são consideradas veículos da execução da estratégia organizacional, este trabalho propõe um modelo de implantação e atuação para escritórios unificados de projetos e processos. Para formular este modelo foram feitas revisões de literatura, proposto seis elementos para análise de escritórios e em seguida foram feitas análises comparativas de modelos de escritórios de projetos, modelos de escritórios de processos e das sinergias conhecidas entre os dois escritórios. Os seis elementos de análise foram passos necessários para estruturação, objetivos do escritório, posicionamento estratégico, local de inserção na estrutura organizacional, atividades desempenhadas e papéis e responsabilidades. O modelo unificado foi então proposto com diretrizes baseadas nos seis elementos e com uma estratégia de implementação do modelo que detalha os doze passos necessários divididos em quatro fases. Trata-se de um modelo adaptável, cuja aplicação deve ser feita de acordo com a realidade de cada organização. O modelo foi posteriormente submetido a um survey de validação com especialistas. Além de mostrar alguns pontos de melhoria, o resultado da validação serviu para ratificar a aderência do modelo de escritórios unificados de projetos e processos aos conceitos das duas disciplinas, sob os aspectos de utilidade e aplicabilidade do modelo. Palavras-chave: Escritório de Gestão de Projetos e Processos. Escritório de Projetos. Escritório de Processos de negócio. Modelo unificado de escritório. Diretrizes de escritório de gestão.
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spelling INTYRE, Caio Franco Mchttp://lattes.cnpq.br/4876996794085268SANTOS, Simone Cristiane dos2017-08-30T18:08:16Z2017-08-30T18:08:16Z2016-08-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21032ark:/64986/001300000s32kO crescimento das iniciativas de gestão de projetos e de processos de negócio nas organizações tem deixado cada vez mais evidente o importante papel que essas disciplinas exercem no auxílio da condução das estratégias organizacionais. Tanto os escritórios de gestão de projetos (do inglês, Project Management Office ou PMO) quanto os escritórios de gestão de processos de negócio (Business Process Management Office ou BPMO) deixaram de ser somente guardiões dessas competências e se tornaram verdadeiros agentes de execução da estratégia, norteando a organização rumo aos seus objetivos estratégicos. Neste cenário, em que os dois escritórios deveriam trabalhar de forma coesa em prol da estratégia, é frequente que tenham discordâncias, duplicações de funções e prioridades conflitantes. Com o objetivo de criar uma maior sinergia entre a gestão de duas competências que são consideradas veículos da execução da estratégia organizacional, este trabalho propõe um modelo de implantação e atuação para escritórios unificados de projetos e processos. Para formular este modelo foram feitas revisões de literatura, proposto seis elementos para análise de escritórios e em seguida foram feitas análises comparativas de modelos de escritórios de projetos, modelos de escritórios de processos e das sinergias conhecidas entre os dois escritórios. Os seis elementos de análise foram passos necessários para estruturação, objetivos do escritório, posicionamento estratégico, local de inserção na estrutura organizacional, atividades desempenhadas e papéis e responsabilidades. O modelo unificado foi então proposto com diretrizes baseadas nos seis elementos e com uma estratégia de implementação do modelo que detalha os doze passos necessários divididos em quatro fases. Trata-se de um modelo adaptável, cuja aplicação deve ser feita de acordo com a realidade de cada organização. O modelo foi posteriormente submetido a um survey de validação com especialistas. Além de mostrar alguns pontos de melhoria, o resultado da validação serviu para ratificar a aderência do modelo de escritórios unificados de projetos e processos aos conceitos das duas disciplinas, sob os aspectos de utilidade e aplicabilidade do modelo. Palavras-chave: Escritório de Gestão de Projetos e Processos. Escritório de Projetos. Escritório de Processos de negócio. Modelo unificado de escritório. Diretrizes de escritório de gestão.FACEPEThe growth of project management and business process management initiatives in the organizations has been making it more evident that these two disciplines play crucial roles in the roll-out of organizational strategies. The PMOs (Project Management Offices) and BPMOs (Business Process Management Office) are no longer only playing the roles of guardians of these competencies but have become true agents of strategic execution leading the organizations towards their strategic goals. In this scenario in which both offices should work in a cohesive manner to benefit the strategy, it is frequent to see struggles because of disagreements, duplicated functions and conflicting priorities. With the objective of increasing synergy between the management of these two disciplines that are considered vehicles for the execution of the organizational strategy, this work proposes a model for a unified project and process management office. To formulate this proposal, literature reviews were conducted, six management office analysis elements proposed and comparative analysis of project management office models, business process management office models and known synergies between both offices made. The six management office analysis elements were steps to implement a management office, office objectives, strategic positioning, insertion site in the organizational structure, activities and roles and responsibilities. The unified model was then proposed with its guidelines based on the six elements and an implementation strategy that outlines the twelve necessary steps divided in four phases. This model is an adaptable one and its implementation should be adapted according to the reality of each organization. The model was then submitted to a validation survey answered by specialists. The validation served its purpose by showing possible points of improvement and by ratifying its adherence to the concepts of both disciplines, its utility and its applicability. Keywords: Project and Process Management Office. Project Management Office. Business Process Management Office. Integrated Office Model. Management Office Guidelines.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEscritório de Gestão de Projetos e Processos. Escritório de Projetos. Escritório de Processos de negócio. Modelo unificado de escritório. Diretrizes de escritório de gestão.Project and Process Management Office. Project Management Office. Business Process Management Office. Integrated Office Model. Management Office Guidelines.Um modelo de escritório unificado de projetos e processos como agente de execução da estratégia organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação_UM MODELO DE ESCRITÓRIO UNIFICADO DE PROJETOS E PROCESSOS_Caio_McIntyre.pdf.jpgDissertação_UM MODELO DE ESCRITÓRIO UNIFICADO DE PROJETOS E PROCESSOS_Caio_McIntyre.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/21032/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_UM%20MODELO%20DE%20ESCRIT%c3%93RIO%20UNIFICADO%20DE%20PROJETOS%20E%20PROCESSOS_Caio_McIntyre.pdf.jpgbb8445b084c601e6543fcbbe872f8516MD55ORIGINALDissertação_UM MODELO DE ESCRITÓRIO UNIFICADO DE PROJETOS E PROCESSOS_Caio_McIntyre.pdfDissertação_UM MODELO DE ESCRITÓRIO UNIFICADO DE PROJETOS E PROCESSOS_Caio_McIntyre.pdfapplication/pdf6348725https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/21032/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_UM%20MODELO%20DE%20ESCRIT%c3%93RIO%20UNIFICADO%20DE%20PROJETOS%20E%20PROCESSOS_Caio_McIntyre.pdffdf9ecef0d296e1cd7a6050411db2fdfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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description O crescimento das iniciativas de gestão de projetos e de processos de negócio nas organizações tem deixado cada vez mais evidente o importante papel que essas disciplinas exercem no auxílio da condução das estratégias organizacionais. Tanto os escritórios de gestão de projetos (do inglês, Project Management Office ou PMO) quanto os escritórios de gestão de processos de negócio (Business Process Management Office ou BPMO) deixaram de ser somente guardiões dessas competências e se tornaram verdadeiros agentes de execução da estratégia, norteando a organização rumo aos seus objetivos estratégicos. Neste cenário, em que os dois escritórios deveriam trabalhar de forma coesa em prol da estratégia, é frequente que tenham discordâncias, duplicações de funções e prioridades conflitantes. Com o objetivo de criar uma maior sinergia entre a gestão de duas competências que são consideradas veículos da execução da estratégia organizacional, este trabalho propõe um modelo de implantação e atuação para escritórios unificados de projetos e processos. Para formular este modelo foram feitas revisões de literatura, proposto seis elementos para análise de escritórios e em seguida foram feitas análises comparativas de modelos de escritórios de projetos, modelos de escritórios de processos e das sinergias conhecidas entre os dois escritórios. Os seis elementos de análise foram passos necessários para estruturação, objetivos do escritório, posicionamento estratégico, local de inserção na estrutura organizacional, atividades desempenhadas e papéis e responsabilidades. O modelo unificado foi então proposto com diretrizes baseadas nos seis elementos e com uma estratégia de implementação do modelo que detalha os doze passos necessários divididos em quatro fases. Trata-se de um modelo adaptável, cuja aplicação deve ser feita de acordo com a realidade de cada organização. O modelo foi posteriormente submetido a um survey de validação com especialistas. Além de mostrar alguns pontos de melhoria, o resultado da validação serviu para ratificar a aderência do modelo de escritórios unificados de projetos e processos aos conceitos das duas disciplinas, sob os aspectos de utilidade e aplicabilidade do modelo. Palavras-chave: Escritório de Gestão de Projetos e Processos. Escritório de Projetos. Escritório de Processos de negócio. Modelo unificado de escritório. Diretrizes de escritório de gestão.
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