Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10713 |
Resumo: | O fenômeno experiência de consumo, moderado pelo significado da vivência do produto turístico, é analisado neste estudo a partir da compreensão dos turistas que estiveram no Festival de Inverno de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Para isto, os mesmos resgataram experimentações memorizadas pelas respectivas subjetividades. A fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, propiciou análise existencial da ação do turista a partir de suas relações dialógicas e reflexivas no contexto dos espaços onde a experiência de consumo se realizou. O fenômeno, tanto quanto a metodologia escolhida para estudá-lo, ainda são incipientes nas ciências sociais aplicadas, no que se refere ao comportamento do consumidor. Destarte, a problemática de pesquisa se resume na questão: Considerando os aspectos que compõem um produto turístico, qual o significado para o consumidor de uma experiência de consumo memorável? Pela redução fenomenológica das unidades de significado, temas emergentes foram integrados em categorias universalizantes que revestem o pensamento e a ação do turista: as associações como expectativas; o espaço da vivência e a centralidade do sujeito; a interatividade pela intersubjetividade; e a temporalidade. A interação reflexiva dialógica impulsiona o turista a descobrir o significado que a experiência possui no contexto de sua existência no mundo. Ele se descobre enquanto corpo coexistente num espaço habitado por outros tantos turistas que compartilham ou não da sua percepção em relação aos elementos emocionais emergentes do consumo. Pela intersubjetividade relacional com o outro, com o qual possui vivências anteriores, o sujeito vai construindo, por meio dos entrelaçamentos experiênciais, momentos memoráveis de consumo do produto turístico, quando então imerge num total envolvimento com o mesmo. |
id |
UFPE_2563d6d4b2101c2ecedca7f016ac67bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10713 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro deBARBOSA, Maria de Lourdes Azevedo2015-03-05T14:41:55Z2015-03-05T14:41:55Z2013-02-14SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de. Viajando pela Experiência do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Recife, 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10713O fenômeno experiência de consumo, moderado pelo significado da vivência do produto turístico, é analisado neste estudo a partir da compreensão dos turistas que estiveram no Festival de Inverno de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Para isto, os mesmos resgataram experimentações memorizadas pelas respectivas subjetividades. A fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, propiciou análise existencial da ação do turista a partir de suas relações dialógicas e reflexivas no contexto dos espaços onde a experiência de consumo se realizou. O fenômeno, tanto quanto a metodologia escolhida para estudá-lo, ainda são incipientes nas ciências sociais aplicadas, no que se refere ao comportamento do consumidor. Destarte, a problemática de pesquisa se resume na questão: Considerando os aspectos que compõem um produto turístico, qual o significado para o consumidor de uma experiência de consumo memorável? Pela redução fenomenológica das unidades de significado, temas emergentes foram integrados em categorias universalizantes que revestem o pensamento e a ação do turista: as associações como expectativas; o espaço da vivência e a centralidade do sujeito; a interatividade pela intersubjetividade; e a temporalidade. A interação reflexiva dialógica impulsiona o turista a descobrir o significado que a experiência possui no contexto de sua existência no mundo. Ele se descobre enquanto corpo coexistente num espaço habitado por outros tantos turistas que compartilham ou não da sua percepção em relação aos elementos emocionais emergentes do consumo. Pela intersubjetividade relacional com o outro, com o qual possui vivências anteriores, o sujeito vai construindo, por meio dos entrelaçamentos experiênciais, momentos memoráveis de consumo do produto turístico, quando então imerge num total envolvimento com o mesmo.CAPESporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência de ConsumoProduto TurísticoFenomenologia da PercepçãoViajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Pontyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTSOUZAJÚNIOR.pdf.jpgDISSERTSOUZAJÚNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1478https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/5/DISSERTSOUZAJ%c3%9aNIOR.pdf.jpg36fd74b4e1f6d684502a40142cf6d6baMD55ORIGINALDISSERTSOUZAJÚNIOR.pdfDISSERTSOUZAJÚNIOR.pdfapplication/pdf2270695https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/1/DISSERTSOUZAJ%c3%9aNIOR.pdf9cc697f853f92bdee31fd1d1e6fc15e5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTSOUZAJÚNIOR.pdf.txtDISSERTSOUZAJÚNIOR.pdf.txtExtracted texttext/plain317412https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/4/DISSERTSOUZAJ%c3%9aNIOR.pdf.txt118b00bc58815a21b360743418268ebdMD54123456789/107132019-10-25 04:29:46.863oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:29:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
title |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
spellingShingle |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de Experiência de Consumo Produto Turístico Fenomenologia da Percepção |
title_short |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
title_full |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
title_fullStr |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
title_full_unstemmed |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
title_sort |
Viajando pela experiência do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty |
author |
SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de |
author_facet |
SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BARBOSA, Maria de Lourdes Azevedo |
contributor_str_mv |
BARBOSA, Maria de Lourdes Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de Consumo Produto Turístico Fenomenologia da Percepção |
topic |
Experiência de Consumo Produto Turístico Fenomenologia da Percepção |
description |
O fenômeno experiência de consumo, moderado pelo significado da vivência do produto turístico, é analisado neste estudo a partir da compreensão dos turistas que estiveram no Festival de Inverno de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Para isto, os mesmos resgataram experimentações memorizadas pelas respectivas subjetividades. A fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, propiciou análise existencial da ação do turista a partir de suas relações dialógicas e reflexivas no contexto dos espaços onde a experiência de consumo se realizou. O fenômeno, tanto quanto a metodologia escolhida para estudá-lo, ainda são incipientes nas ciências sociais aplicadas, no que se refere ao comportamento do consumidor. Destarte, a problemática de pesquisa se resume na questão: Considerando os aspectos que compõem um produto turístico, qual o significado para o consumidor de uma experiência de consumo memorável? Pela redução fenomenológica das unidades de significado, temas emergentes foram integrados em categorias universalizantes que revestem o pensamento e a ação do turista: as associações como expectativas; o espaço da vivência e a centralidade do sujeito; a interatividade pela intersubjetividade; e a temporalidade. A interação reflexiva dialógica impulsiona o turista a descobrir o significado que a experiência possui no contexto de sua existência no mundo. Ele se descobre enquanto corpo coexistente num espaço habitado por outros tantos turistas que compartilham ou não da sua percepção em relação aos elementos emocionais emergentes do consumo. Pela intersubjetividade relacional com o outro, com o qual possui vivências anteriores, o sujeito vai construindo, por meio dos entrelaçamentos experiênciais, momentos memoráveis de consumo do produto turístico, quando então imerge num total envolvimento com o mesmo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T14:41:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T14:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de. Viajando pela Experiência do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Recife, 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10713 |
identifier_str_mv |
SOUZA JÚNIOR, Jalmir Pinheiro de. Viajando pela Experiência do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns: um estudo sob a perspectiva da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Recife, 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/5/DISSERTSOUZAJ%c3%9aNIOR.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/1/DISSERTSOUZAJ%c3%9aNIOR.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10713/4/DISSERTSOUZAJ%c3%9aNIOR.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36fd74b4e1f6d684502a40142cf6d6ba 9cc697f853f92bdee31fd1d1e6fc15e5 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 118b00bc58815a21b360743418268ebd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310793412214784 |