Universidade empreendedora : nova forma social da universidade pública brasileira no século XXI e as implicações para sua função social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Fabiana Maria da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48339
Resumo: A presente tese de doutorado trata das tendências recentes do modelo de universidade empreendedora e realiza o exame da incorporação da ideologia empreendedora e da inovação na lógica da instituição e o que esse processo revela quanto à relação entre a universidade e os interesses privados, a partir do chamado período neodesenvolvimentista. Teve como objetivo analisar as expressões e mecanismos institucionais que conferem materialidade à Universidade Empreendedora, nos marcos do capitalismo dependente periférico e na particularidade da região nordestina do país, buscando evidenciar as parcerias realizadas com o setor privado e as interpelações que esse modelo de universidade realiza de modo a alterar a função social da universidade. O campo de análise da pesquisa foi composto por duas importantes universidades do estado de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Pudemos identificar que houve um estímulo às ações voltadas ao desenvolvimento, à pesquisa e à produção de Ciência e Tecnologia no interior das universidades brasileiras, nos seus programas de pós-graduação, iniciado na década de 1960 e intensificado mais recentemente, nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual a pesquisa e as Políticas de C&T desenvolvidas nas universidades se ampliaram, mas sem romper com as bases heteronômicas e dependentes. Foram intensificadas as ações para que as universidades assumissem ainda mais tais funções, com a criação de regulamentações que permitissem relações ainda mais próximas das instituições com as empresas, dentre elas, a criação da Lei de Inovação Tecnológica e do Novo Marco de Ciência Tecnologia e Inovação. Neste contexto, o modelo de universidade empreendedora tem sido extremamente funcional, pois a partir dele e com o corte crescente do orçamento público para as políticas sociais, a universidade se volta à lógica de gestão na qual a busca por recursos privados é fomentada, através da venda de serviços e produtos tecnológicos demandados pelas empresas, que historicamente pouco investem na promoção direta de pesquisas e inovação em centros de pesquisas próprios. O fenômeno do qual partimos consiste na assimilação do empreendedorismo e da inovação como parte de um discurso que defende a reestruturação e a inserção de novas práticas de gestão do ensino superior público, em direção aos novos modelos e formatos organizacionais. Este trabalho está amparado no método crítico-dialético marxista e consistiu em uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de documentos públicos emanados do Estado e das próprias instituições pesquisadas. Como principais resultados, a pesquisa evidenciou que o novo modelo de universidade no Brasil constituído em torno da ideologia empreendedora e da inovação tem antecedentes internacionais e encontra no Estado o seu principal fomentador. A difusão da ideologia empreendedora nas universidades incorpora a defesa de um novo modelo de financiamento dessas instituições, que libera o fundo público em favor dos interesses privatistas e mercadológicos. Concluímos que a ―Universidade Empreendedora‖ tem se constituído como uma nova forma social que, ao se consolidar, implica no tensionamento e na redefinição da função social histórica da universidade e do seu tripé ensino-pesquisa-extensão, que tem se colocado hegemonicamente em estreita consonância com as novas configurações das relações capitalistas em sua fase financeira e ultraneoliberal, não obstante os enfrentamentos realizados.
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Teve como objetivo analisar as expressões e mecanismos institucionais que conferem materialidade à Universidade Empreendedora, nos marcos do capitalismo dependente periférico e na particularidade da região nordestina do país, buscando evidenciar as parcerias realizadas com o setor privado e as interpelações que esse modelo de universidade realiza de modo a alterar a função social da universidade. O campo de análise da pesquisa foi composto por duas importantes universidades do estado de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Pudemos identificar que houve um estímulo às ações voltadas ao desenvolvimento, à pesquisa e à produção de Ciência e Tecnologia no interior das universidades brasileiras, nos seus programas de pós-graduação, iniciado na década de 1960 e intensificado mais recentemente, nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual a pesquisa e as Políticas de C&T desenvolvidas nas universidades se ampliaram, mas sem romper com as bases heteronômicas e dependentes. Foram intensificadas as ações para que as universidades assumissem ainda mais tais funções, com a criação de regulamentações que permitissem relações ainda mais próximas das instituições com as empresas, dentre elas, a criação da Lei de Inovação Tecnológica e do Novo Marco de Ciência Tecnologia e Inovação. Neste contexto, o modelo de universidade empreendedora tem sido extremamente funcional, pois a partir dele e com o corte crescente do orçamento público para as políticas sociais, a universidade se volta à lógica de gestão na qual a busca por recursos privados é fomentada, através da venda de serviços e produtos tecnológicos demandados pelas empresas, que historicamente pouco investem na promoção direta de pesquisas e inovação em centros de pesquisas próprios. O fenômeno do qual partimos consiste na assimilação do empreendedorismo e da inovação como parte de um discurso que defende a reestruturação e a inserção de novas práticas de gestão do ensino superior público, em direção aos novos modelos e formatos organizacionais. Este trabalho está amparado no método crítico-dialético marxista e consistiu em uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de documentos públicos emanados do Estado e das próprias instituições pesquisadas. Como principais resultados, a pesquisa evidenciou que o novo modelo de universidade no Brasil constituído em torno da ideologia empreendedora e da inovação tem antecedentes internacionais e encontra no Estado o seu principal fomentador. A difusão da ideologia empreendedora nas universidades incorpora a defesa de um novo modelo de financiamento dessas instituições, que libera o fundo público em favor dos interesses privatistas e mercadológicos. Concluímos que a ―Universidade Empreendedora‖ tem se constituído como uma nova forma social que, ao se consolidar, implica no tensionamento e na redefinição da função social histórica da universidade e do seu tripé ensino-pesquisa-extensão, que tem se colocado hegemonicamente em estreita consonância com as novas configurações das relações capitalistas em sua fase financeira e ultraneoliberal, não obstante os enfrentamentos realizados.The present doctoral thesis deals with recent trends in the entrepreneurial university model and examines the incorporation of entrepreneurial ideology and innovation into the logic of the institution and what this process reveals in terms of the relationship between the university and private interests, based on the called the neo-developmentalist period. Its objective was to analyze the expressions and institutional mechanisms that give materiality to the Entrepreneurial University, within the framework of peripheral dependent capitalism and in the particularity of the northeastern region of the country, seeking to highlight the partnerships made with the private sector and the interpellations that this university model carries out in a different way. in order to change the social function of the university. The field of analysis of the research was composed of two important universities in the state of Pernambuco, the Federal University of Pernambuco - UFPE and the Federal Rural University of Pernambuco - UFRPE. We were able to identify that there was a stimulus to actions aimed at the development, research and production of Science and Technology (S&T) within Brazilian universities, in their postgraduate programs, initiated in the 1960s and intensified more recently, in the governments of the Workers‘ Party (PT), in which research and S&T Policies developed in universities were expanded, but without breaking with the heteronomic and dependent bases. Actions were intensified for universities to assume such functions even more, with the creation of regulations that allowed even closer relations between institutions and companies, among them, the creation of the Technological Innovation Law and the New Framework for Science, Technology and Innovation. In this context, the entrepreneurial university model has been extremely functional, because from it and with the increasing cut of the public budget for social policies, the university turns to the management logic in which the search for private resources is fostered, through the sale of services and technological products demanded by companies, which historically have invested little in the direct promotion of research and innovation in their own research centers. The phenomenon from which we start is the assimilation of entrepreneurship and innovation as part of a discourse that defends the restructuring and insertion of new management practices in public higher education, towards new models and organizational formats. This work is supported by the Marxist critical-dialectical method and consisted of a qualitative research, whose methodology was a bibliographic and documental research, based on public documents emanating from the State and from the researched institutions themselves. As main results, the research showed that the new university model in Brazil constituted around the entrepreneurial ideology and innovation has international antecedents and finds its main developer in the State. The diffusion of entrepreneurial ideology in universities incorporates the defense of a new financing model for these institutions, which frees up public funds in favor of private and market interests. We conclude that the "Entrepreneurial University" has been constituted as a new social form that, when consolidating, implies the tension and redefinition of the historical social function of the university and its teaching-research-extension tripod, which has been hegemonically placed in close in line with the new configurations of capitalist relations in their financial and ultra-neoliberal phase, despite the confrontations that took place.Esta tesis doctoral trata sobre las tendencias recientes en el modelo de Universidad eempreendedoray examina la incorporación de la ideología emprendedora y la innovación a la lógica de la institución y lo que este proceso revela sobre la relación entre la Universidad y los iinteressesprivados, desde el punto de vista de los llamados el periodo neodesarrollista. Su objetivo fue analizar las expresiones y mecanismos institucionales que dan materialidade a la Universidad Emprendedora, en el marco del capitalismo dependiente periférico y en la pparticularidadede la región nororiental del país, buscando resaltar las alianzas realizadas con el sector privado y las interpelaciones que este modelo de universidad lleva a cabo de otra manera, para cambiar la función social de la universidad. El campo de análisis de la investigación estuvo compuesto por dos importantes universidades del estado de Pernambuco, la Universidad Federal de Pernambuco - UFPE y la Universidad Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Pudimos identificar que hubo un estímulo a las Acciones dirigidas al dDesarrollo investigación y producción de Ciencia y Tecnología (CyT) dentro de las universidades brasileñas, en sus programas de posgrado, iniciado en la década de 1960 e intensificado más recientemente, en los gobiernos del Partido de los Trabajadores (PT), en el que se ampliaron las políticas de investigación y CyT desarrolladas en las universidades, pero sin romper con las bases heteronómicas y dependientes. Se intensificaron las Acciones para que las universidades asuman aún más estas funciones, con la creación de normas que permitieron estrechar aún más las relaciones entre instituciones y empresas, entre ellas, la creación de la Ley de Innovación Tecnológica y el Nuevo Marco para la Ciencia, la Tecnología y la Innovación. En este contexto, el modelo de universidad emprendedora ha resultado sumamente funcional, pues a partir de él y con el creciente recorte del presupuesto público para políticas sociales, la universidad recurre a la lógica de gestión en la que se incentiva la búsqueda de recursos privados, a través de la venta de servicios y productos tecnológicos demandados por las empresas, que históricamente han invertido poco en la promoción directa de la investigación y la innovación en sus propios centros de investigación. El fenómeno del que partimos es la asimilación del emprendimiento y la innovación como parte de un discurso que defende la reestructuración e inserción de nuevas practices de gestión en la educación superior pública, hacia nuevos modelos y formatos organizacionales. Este trabajo se sustenta en el método crítico-dialéctico marxista y consistió en una investigación cualitativa, cuya metodología fue una investigación bibliográfica y documental, a partir de documentos públicos emanados del Estado y de las propias instituciones investigadas. Como principales resultados, la investigación mostro que el nuevo modelo universitario en Brasil constituido en torno a la ideología empresarial y la innovación tiene antecedentes internacionales y encuentra su principal promotor en el Estado. La diffusion del iideárioempreendedor en las universidades incorpora la defensa de un nuevo modelo de financiación de estas instituciones, que libera fondos públicos en favor de interesses privados y de mercado. Concluimos que la ―Universidad Emprendedora‖ se ha constituído como una nueva forma social que, al consolidarse, implica en la tension y en la redefinición de la función social histórica de la universidad y de su trípode docencia-investigación-extensión, que ha sido colocados hegemónicamente en estrecha sintonia con las nuevas configuraciones de las relaciones capitalistas en su fase financiera y ultraneoliberal, a pesar de los enfrentamientos que se produjeron.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade pública BrasilInovaçãoEmpreendedorismo EducaçãoUniversidade empreendedora : nova forma social da universidade pública brasileira no século XXI e as implicações para sua função socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Fabiana Maria da Costa.pdf.txtTESE Fabiana Maria da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain886000https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48339/4/TESE%20Fabiana%20Maria%20da%20Costa.pdf.txt187a621c6e7ef12de277f29691decf65MD54THUMBNAILTESE Fabiana Maria da Costa.pdf.jpgTESE Fabiana Maria da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48339/5/TESE%20Fabiana%20Maria%20da%20Costa.pdf.jpgd2f60f1bef52ee68f0d9c72bae97d178MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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