Modelos mentais e aprendizagem significativa : átomos e moléculas para o estudo de caso com licenciandos de física em curso de física moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS JUNIOR, Saulo José de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44523
Resumo: A componente curricular Física Moderna é obrigatória em todos os cursos de graduação de Licenciatura em Física. Todavia, é uma das disciplinas que apresenta elevada retenção por reprovação na graduação, gerando, consequentemente, problemas na prática do professor quando este está atuando no ensino médio. Vários estudos buscam compreender esse fenômeno, alguns reputam o problema às questões de metodologia de ensino, outros à precária formação em Física básica dos estudantes do ensino superior e outros ainda se remetem à cultura de o ensino da Física Moderna como algo distante e desnecessário para o conhecimento do aluno. No Centro Acadêmico do Agreste (CAA), onde há um Núcleo de Formação Docente (NFD) com curso de Física Licenciatura, observa-se, a partir de um levantamento feiro nesta pesquisa, uma retenção que pode chegar até 71,43%. Em contrapartida, os modelos mentais, desenvolvidos a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentam-se como instrumentos que buscam compreender a estrutura de significados elaborada para determinados conceitos. Diversos estudos, que utilizam modelos mentais como estratégia de estudo, demonstram que há um grande potencial nesse instrumento para analisar a aprendizagem significativa. Nesse sentido, a presente pesquisa veio com o objetivo de responder o seguinte questionamento: De que forma, os perfis cognitivos da teoria dos modelos mentais dos estudantes de Física - ‘proposicionalista’, ‘modelizador basicamente propocional’ e ‘modelizador basicamente imagístico’ - se relacionam e se enquadram na teoria da aprendizagem significativa? A fim de viabilizar essa pesquisa, um questionário, visando o uso de modelos mentais para o estudo de Física Moderna, foi proposto aos discentes que estavam cursando a disciplina. O questionário utilizou estratégias coletadas de outras experiências disponíveis na literatura, a fim de viabilizar a elaboração de modelos mentais, visando o ensino e aprendizagem de forma significativa dos conceitos abordados em Física Moderna. Sendo assim, a partir do questionário respondido pelos discentes, investigou-se as significações que professores de Física em formação realizaram do estudo de átomos, descrevendo como os alunos entendem e enxergam esses conceitos e traspõem isso em forma de representações mentais.
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spelling BARROS JUNIOR, Saulo José dehttp://lattes.cnpq.br/2848810839188840http://lattes.cnpq.br/5231814679023337MOREIRA, Augusto César Lima2022-05-19T18:07:56Z2022-05-19T18:07:56Z2021-10-14BARROS JUNIOR, Saulo José de. Modelos mentais e aprendizagem significativa: átomos e moléculas para o estudo de casos com licenciandos de física em curso de física moderna. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021).https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44523A componente curricular Física Moderna é obrigatória em todos os cursos de graduação de Licenciatura em Física. Todavia, é uma das disciplinas que apresenta elevada retenção por reprovação na graduação, gerando, consequentemente, problemas na prática do professor quando este está atuando no ensino médio. Vários estudos buscam compreender esse fenômeno, alguns reputam o problema às questões de metodologia de ensino, outros à precária formação em Física básica dos estudantes do ensino superior e outros ainda se remetem à cultura de o ensino da Física Moderna como algo distante e desnecessário para o conhecimento do aluno. No Centro Acadêmico do Agreste (CAA), onde há um Núcleo de Formação Docente (NFD) com curso de Física Licenciatura, observa-se, a partir de um levantamento feiro nesta pesquisa, uma retenção que pode chegar até 71,43%. Em contrapartida, os modelos mentais, desenvolvidos a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentam-se como instrumentos que buscam compreender a estrutura de significados elaborada para determinados conceitos. Diversos estudos, que utilizam modelos mentais como estratégia de estudo, demonstram que há um grande potencial nesse instrumento para analisar a aprendizagem significativa. Nesse sentido, a presente pesquisa veio com o objetivo de responder o seguinte questionamento: De que forma, os perfis cognitivos da teoria dos modelos mentais dos estudantes de Física - ‘proposicionalista’, ‘modelizador basicamente propocional’ e ‘modelizador basicamente imagístico’ - se relacionam e se enquadram na teoria da aprendizagem significativa? A fim de viabilizar essa pesquisa, um questionário, visando o uso de modelos mentais para o estudo de Física Moderna, foi proposto aos discentes que estavam cursando a disciplina. O questionário utilizou estratégias coletadas de outras experiências disponíveis na literatura, a fim de viabilizar a elaboração de modelos mentais, visando o ensino e aprendizagem de forma significativa dos conceitos abordados em Física Moderna. Sendo assim, a partir do questionário respondido pelos discentes, investigou-se as significações que professores de Física em formação realizaram do estudo de átomos, descrevendo como os alunos entendem e enxergam esses conceitos e traspõem isso em forma de representações mentais.CAPESThe Modern Physics curriculum component is mandatory in all undergraduate courses in Physics. However, it is one of the subjects that presents high retention due to failure in graduation, consequently generating problems in the teacher's practice when he is working in high school. Several studies seek to understand this phenomenon, some consider the problem to be issues of teaching methodology, others to the precarious training in Basic Physics of higher education students, and still others refer to the culture of the teaching of Modern Physics as something distant and unnecessary for the student knowledge. At the Academic Center of Agreste (CAA), where there is a Teacher Training Nucleus (NFD) with a Licentiate Physics course, it is observed, from a survey carried out in this research, a retention of up to 71.43%. On the other hand, mental models, developed from the Meaningful Learning Theory, are presented as instruments that seek to understand the structure of meanings developed for certain concepts. Several studies that use mental models as a study strategy demonstrate that there is great potential in this instrument to analyze meaningful learning. In this sense, the present research came with the objective of answering the following question: In what way, the cognitive profiles of the theory of mental models of Physics students - 'propositionalist', 'basically propositional modeler' and 'basically imagistic modeler' - become do they relate to and fit into the theory of meaningful learning? In order to make this research feasible, a questionnaire, aimed at the use of mental models for the study of Modern Physics, was proposed to students who were taking the course. The questionnaire used strategies collected from other experiences available in the literature, in order to enable the development of mental models aimed at teaching and learning significantly of the concepts addressed in Modern Physics. Thus, from the questionnaire answered by the students, the meanings that Physics teachers in training carried out in the study of atoms were investigated, describing how students understand and see these concepts and transpose this in the form of mental representations.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentação mental – PernambucoÁtomos – ModeloAprendizagemÁtomosMoléculasModelos mentais e aprendizagem significativa : átomos e moléculas para o estudo de caso com licenciandos de física em curso de física modernainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44523/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Saulo José de Barros Junior.pdfDISSERTAÇÃO Saulo José de Barros Junior.pdfapplication/pdf1401446https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44523/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Saulo%20Jos%c3%a9%20de%20Barros%20Junior.pdf7adf752e198a710fe5cf42b3408e1069MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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