Modelo multicritério para alocação de recursos a projetos em andamento : uma abordagem de portfólio aplicada ao setor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Cristiano Rodrigues Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53737
Resumo: Dentro do contexto da infraestrutura pública brasileira, a manutenção de ativos vem ganhando destaque. Frequentemente a gestão pública se depara com demandas de atividade decorrentes do plano de manutenção, sejam solicitação de manutenção preventiva ou serviços eventuais que possam surgir. Devido a isso, os processos que envolvem o uso de orçamento público necessitam passar por um processo de avaliação com objetivo de definir as demandas mais relevantes e prioritárias, considerando as diretrizes legais e regimentais do próprio órgão. O Fundo Monetário Internacional (FMI), por meio de seu relatório de Avaliação de Investimentos Públicos em 2018, destacou a baixa eficiência no processo de priorização de investimento no Brasil nos últimos 20 anos, o que gera consequências potencialmente negativas para gestão pública nacional. No Brasil, sua extensa malha rodoviária, possibilita o deslocamento dos cidadãos e o escoamento produtivo, proporcionando vultuosas movimentações econômicas em todo território nacional. A priorização de programas ou projetos em andamento relacionados a manutenção de ativos rodoviários, ocorrem de forma empírica e pouco estruturada, muitas vezes, inferidas por fatores externos ao processo. Desta forma, surge a necessidade do aperfeiçoamento de técnicas de planejamento dos orçamentos públicos para atender à sociedade, incluindo os projetos de infraestrutura rodoviária. A alocação de recursos, portanto, é muitas vezes realizada de maneira precipitada. Pressupondo esses aspectos, foi proposto um modelo multicritério para a priorização de 20 projetos presentes em um conjunto de 5 programas de manutenção em andamento do DNIT em Alagoas. O método FITradeoff foi utilizado pela sua interatividade e flexibilidade, e por exigir menos esforço cognitivo do decisor no processo de elicitação de suas preferências. No estudo de caso foram analisados características diversas inerentes ao conforto, qualidade e segurança das rodovias, entre eles, o IGG, o iRAP e cronograma obras rodoviárias. Como resultado, foi possível observar que projetos de manutenção podem ocupar uma ordenação de maior prioridade de acordo com critérios estabelecidos e otimizar os recursos disponíveis. A utilização do FITradeoff deu suporte à tomada de decisão e permitiu uma análise geral dos dados.
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spelling COSTA, Cristiano Rodrigues Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6825094541616045http://lattes.cnpq.br/9646312471341940ALMEIDA, Jônatas Araújo de2023-11-23T19:45:28Z2023-11-23T19:45:28Z2023-08-29COSTA, Cristiano Rodrigues Ferreira. Modelo multicritério para alocação de recursos a projetos em andamento: uma abordagem de portfólio aplicada ao setor público. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53737ark:/64986/001300000gpj8Dentro do contexto da infraestrutura pública brasileira, a manutenção de ativos vem ganhando destaque. Frequentemente a gestão pública se depara com demandas de atividade decorrentes do plano de manutenção, sejam solicitação de manutenção preventiva ou serviços eventuais que possam surgir. Devido a isso, os processos que envolvem o uso de orçamento público necessitam passar por um processo de avaliação com objetivo de definir as demandas mais relevantes e prioritárias, considerando as diretrizes legais e regimentais do próprio órgão. O Fundo Monetário Internacional (FMI), por meio de seu relatório de Avaliação de Investimentos Públicos em 2018, destacou a baixa eficiência no processo de priorização de investimento no Brasil nos últimos 20 anos, o que gera consequências potencialmente negativas para gestão pública nacional. No Brasil, sua extensa malha rodoviária, possibilita o deslocamento dos cidadãos e o escoamento produtivo, proporcionando vultuosas movimentações econômicas em todo território nacional. A priorização de programas ou projetos em andamento relacionados a manutenção de ativos rodoviários, ocorrem de forma empírica e pouco estruturada, muitas vezes, inferidas por fatores externos ao processo. Desta forma, surge a necessidade do aperfeiçoamento de técnicas de planejamento dos orçamentos públicos para atender à sociedade, incluindo os projetos de infraestrutura rodoviária. A alocação de recursos, portanto, é muitas vezes realizada de maneira precipitada. Pressupondo esses aspectos, foi proposto um modelo multicritério para a priorização de 20 projetos presentes em um conjunto de 5 programas de manutenção em andamento do DNIT em Alagoas. O método FITradeoff foi utilizado pela sua interatividade e flexibilidade, e por exigir menos esforço cognitivo do decisor no processo de elicitação de suas preferências. No estudo de caso foram analisados características diversas inerentes ao conforto, qualidade e segurança das rodovias, entre eles, o IGG, o iRAP e cronograma obras rodoviárias. Como resultado, foi possível observar que projetos de manutenção podem ocupar uma ordenação de maior prioridade de acordo com critérios estabelecidos e otimizar os recursos disponíveis. A utilização do FITradeoff deu suporte à tomada de decisão e permitiu uma análise geral dos dados.CAPESWithin the context of Brazilian public infrastructure, asset maintenance has been gaining prominence. Public management is often faced with activity demands arising from the maintenance plan, whether requests for preventive maintenance or occasional services that may arise. Due to this, processes involving the use of public budget need to go through an evaluation process with the objective of defining the most relevant and priority demands, considering the legal and regulatory guidelines of the public agency itself. The International Monetary Fund (IMF), through its Public Investment Assessment report in 2018, highlighted the low efficiency in the investment prioritization process in Brazil over the last 20 years, which generates potentially negative consequences for national public management. In Brazil, its extensive road network enables the movement of citizens and productive flow, providing massive economic movements throughout the national territory. The prioritization of ongoing programs or projects related to the maintenance of road assets occurs in an empirical and poorly structured manner, often inferred by factors external to the process. Therefore, there is a need to improve public budget planning techniques to serve society, including road infrastructure projects. Resource allocation, therefore, is often carried out hastily. Assuming these aspects, a multi-criteria model was proposed for the prioritization of 20 projects present in a set of 5 ongoing maintenance programs at DNIT in Alagoas. The FITradeoff method was used due to its interactivity and flexibility, and because it requires less cognitive effort from the decision maker in the process of eliciting their preferences. In the case study, various characteristics inherent to the comfort, quality and safety of highways were analyzed, including the IGG, the iRAP and the schedule of road works. As a result, it was possible to observe that maintenance projects can occupy a higher priority order according to established criteria and optimize available resources. The use of FITradeoff supported decision making and allowed a general analysis of the data.Key- Words: Road Maintenance Projects Multicriteria Decision, FITradeoff, Project Prioritization.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRodoviasManutenção - ProjetosProcesso decisório por critério múltiploFITradeoffModelo multicritério para alocação de recursos a projetos em andamento : uma abordagem de portfólio aplicada ao setor públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Cristiano Rodrigues Ferreira Costa.pdfDISSERTAÇÃO Cristiano Rodrigues Ferreira Costa.pdfapplication/pdf2846724https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53737/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiano%20Rodrigues%20Ferreira%20Costa.pdf99cff74a09e0250d7884d25c2864072bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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