Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORES, Natália Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17324
Resumo: Considerando o contexto de inserção dos cientistas no cenário da cultura participativa, o objetivo geral desta pesquisa é problematizar os espaços de enunciação dos blogs de divulgação científica (DC) escritos por cientistas brasileiros. Procuramos compreender qual o papel desses blogs e também como se configuram os modos de o cientista blogueiro se construir no seu discurso. Para isso, analisamos as cenas de enunciação, estratégias discursivas e ethos discursivo do cientista blogueiro. A análise está dividida em duas etapas: a primeira se deteve na análise e categorização do conteúdo de 1.329 posts de 43 blogs escritos por pesquisadores das redes Anel de Blogs Científicos e ScienceBlogs Brasil, selecionados no período de janeiro a dezembro de 2013; a segunda etapa se deteve na análise do discurso de 12 posts de seis destes blogs escritos por pesquisadores. A nossa proposta de categorização divide os posts em duas categorias enunciativas de acordo com as estratégias de posicionamento do enunciador. Na categoria Cientista blogueiro divulgador (25% do corpus), o enunciador opta por estratégias de distanciamento e registros informativos (subcategorias matéria de DC e agenda/mural), enquanto que na categoria Cientista blogueiro protagonista (75% do corpus), ele tece estratégias de envolvimento a partir do uso de registros opinativos (subcategorias de agenda/vitrine, crítica, diário e pessoal). Na segunda etapa de análise, identificamos quatro cenografias distintas presentes nos posts: didática, diário, mural e comentário. O enunciador se coloca na posição de sujeito que a) explica assuntos científicos ao seu leitor; b) relata e reflete sobre o seu cotidiano no laboratório; c) divulga ao seu coenunciador a ocorrência de eventos científicos e d) expressa sua opinião sobre algum assunto polêmico. Os resultados apontam para a constituição de um ethos discursivo do cientista blogueiro de sujeito informado, atualizado, experiente, estratégico e burocrático, reflexivo, opinativo, informal e próximo do seu leitor. Ele mistura informalidade e didaticidade com elementos do discurso científico, constituindo um caráter de especialista-cidadão.
id UFPE_27a92489eacd85ed00cd808b23ff5bdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17324
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FLORES, Natália MartinsGOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello2016-07-11T18:32:31Z2016-07-11T18:32:31Z2016-02-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17324Considerando o contexto de inserção dos cientistas no cenário da cultura participativa, o objetivo geral desta pesquisa é problematizar os espaços de enunciação dos blogs de divulgação científica (DC) escritos por cientistas brasileiros. Procuramos compreender qual o papel desses blogs e também como se configuram os modos de o cientista blogueiro se construir no seu discurso. Para isso, analisamos as cenas de enunciação, estratégias discursivas e ethos discursivo do cientista blogueiro. A análise está dividida em duas etapas: a primeira se deteve na análise e categorização do conteúdo de 1.329 posts de 43 blogs escritos por pesquisadores das redes Anel de Blogs Científicos e ScienceBlogs Brasil, selecionados no período de janeiro a dezembro de 2013; a segunda etapa se deteve na análise do discurso de 12 posts de seis destes blogs escritos por pesquisadores. A nossa proposta de categorização divide os posts em duas categorias enunciativas de acordo com as estratégias de posicionamento do enunciador. Na categoria Cientista blogueiro divulgador (25% do corpus), o enunciador opta por estratégias de distanciamento e registros informativos (subcategorias matéria de DC e agenda/mural), enquanto que na categoria Cientista blogueiro protagonista (75% do corpus), ele tece estratégias de envolvimento a partir do uso de registros opinativos (subcategorias de agenda/vitrine, crítica, diário e pessoal). Na segunda etapa de análise, identificamos quatro cenografias distintas presentes nos posts: didática, diário, mural e comentário. O enunciador se coloca na posição de sujeito que a) explica assuntos científicos ao seu leitor; b) relata e reflete sobre o seu cotidiano no laboratório; c) divulga ao seu coenunciador a ocorrência de eventos científicos e d) expressa sua opinião sobre algum assunto polêmico. Os resultados apontam para a constituição de um ethos discursivo do cientista blogueiro de sujeito informado, atualizado, experiente, estratégico e burocrático, reflexivo, opinativo, informal e próximo do seu leitor. Ele mistura informalidade e didaticidade com elementos do discurso científico, constituindo um caráter de especialista-cidadão.CAPESFACEPEConsidering the context of inclusion of scientists in participatory culture, the main goal of this research is to discuss the enunciation spaces of science popularization blogs written by brazilian scientists. Our aim is to understand what roles these blogs play, as well as how the science bloggers construct their discursive image. For this, we analyze the enunciation scenes, discursive strategies and discursive ethos of the scientist-blogger. The analysis is divided into two stages. On the first stage, we categorize the content of 1,329 posts selected from January to December 2013, from 43 blogs written by researchers of the networks Anel de Blogs Científicos and ScienceBlogs Brazil. On the second stage, we analyse the discourse of 12 posts of six blogs written by researchers. Our proposal of categorization of posts divides the blogs into two enunciative categories according to the positioning strategies of the enunciator. In the category Scientist-blogger spreader (25% of the corpus), he opts for distancing strategies and informative records (in the sub-categories of science review and agenda), while the category Scientist-blogger protagonist (75% of the corpus) is constructed by engagement strategies and opinionated records (sub-categories showcase, critics, diary and personal). In the qualitative analysis, we located four distinct scenographies present in posts: didactic, diary, notice board and comment. The enunciator stands in the subject position that a) explicates scientific matters to his reader; b) reports and reflects about his daily life in the laboratory; c) informs to his co-enunciator the occurrence of scientific events and d) expresses his opinion about any controversial issue. Results shows that the discourse constitutes a discursive ethos of a subject informed, updated, experienced, strategic and bureaucratic, reflective, opinionated, informal and close to his reader. It blends informality and didactic with elements of scientific discourse, constituting an expert-citizen character.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoAnálise do discursoNotícias científicasBlogsEntre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALtese_nataliaDIGITAL.pdftese_nataliaDIGITAL.pdfapplication/pdf6669856https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/1/tese_nataliaDIGITAL.pdfa68fc714e047878523d4593626fb18beMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTtese_nataliaDIGITAL.pdf.txttese_nataliaDIGITAL.pdf.txtExtracted texttext/plain692944https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/4/tese_nataliaDIGITAL.pdf.txtd8606cc018e2e3d1bafb9edce43eeae5MD54THUMBNAILtese_nataliaDIGITAL.pdf.jpgtese_nataliaDIGITAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/5/tese_nataliaDIGITAL.pdf.jpg66fe0fa905176296460c1c864c536644MD55123456789/173242019-10-25 02:50:09.692oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17324TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:50:09Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
title Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
spellingShingle Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
FLORES, Natália Martins
Comunicação
Análise do discurso
Notícias científicas
Blogs
title_short Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
title_full Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
title_fullStr Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
title_full_unstemmed Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
title_sort Entre o protagonismo e a divulgação científica: as estratégias discursivas de constituição do ethos discursivo do cientista blogueiro em blogs de ciência brasileiros
author FLORES, Natália Martins
author_facet FLORES, Natália Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FLORES, Natália Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello
contributor_str_mv GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Análise do discurso
Notícias científicas
Blogs
topic Comunicação
Análise do discurso
Notícias científicas
Blogs
description Considerando o contexto de inserção dos cientistas no cenário da cultura participativa, o objetivo geral desta pesquisa é problematizar os espaços de enunciação dos blogs de divulgação científica (DC) escritos por cientistas brasileiros. Procuramos compreender qual o papel desses blogs e também como se configuram os modos de o cientista blogueiro se construir no seu discurso. Para isso, analisamos as cenas de enunciação, estratégias discursivas e ethos discursivo do cientista blogueiro. A análise está dividida em duas etapas: a primeira se deteve na análise e categorização do conteúdo de 1.329 posts de 43 blogs escritos por pesquisadores das redes Anel de Blogs Científicos e ScienceBlogs Brasil, selecionados no período de janeiro a dezembro de 2013; a segunda etapa se deteve na análise do discurso de 12 posts de seis destes blogs escritos por pesquisadores. A nossa proposta de categorização divide os posts em duas categorias enunciativas de acordo com as estratégias de posicionamento do enunciador. Na categoria Cientista blogueiro divulgador (25% do corpus), o enunciador opta por estratégias de distanciamento e registros informativos (subcategorias matéria de DC e agenda/mural), enquanto que na categoria Cientista blogueiro protagonista (75% do corpus), ele tece estratégias de envolvimento a partir do uso de registros opinativos (subcategorias de agenda/vitrine, crítica, diário e pessoal). Na segunda etapa de análise, identificamos quatro cenografias distintas presentes nos posts: didática, diário, mural e comentário. O enunciador se coloca na posição de sujeito que a) explica assuntos científicos ao seu leitor; b) relata e reflete sobre o seu cotidiano no laboratório; c) divulga ao seu coenunciador a ocorrência de eventos científicos e d) expressa sua opinião sobre algum assunto polêmico. Os resultados apontam para a constituição de um ethos discursivo do cientista blogueiro de sujeito informado, atualizado, experiente, estratégico e burocrático, reflexivo, opinativo, informal e próximo do seu leitor. Ele mistura informalidade e didaticidade com elementos do discurso científico, constituindo um caráter de especialista-cidadão.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-11T18:32:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11T18:32:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17324
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/1/tese_nataliaDIGITAL.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/4/tese_nataliaDIGITAL.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17324/5/tese_nataliaDIGITAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a68fc714e047878523d4593626fb18be
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
d8606cc018e2e3d1bafb9edce43eeae5
66fe0fa905176296460c1c864c536644
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797780622761000960