Professores formadores : uma análise sobre a prática docente dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Keycie Veloso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37779
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto a prática docente do professor do Ensino Superior na perspectiva de professores do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Ao longo do estudo, tentamos responder ao questionamento: como se constroem e quais os sentidos da prática docente dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE? O interesse pela temática surgiu em função da posição como aluna egressa do curso, identificar o distanciamento entre a parte pedagógica e a parte específica do curso, o distanciamento e a valorização pelos docentes do Bacharelado em detrimento da Licenciatura, e da compreensão de que a prática docente é um ótimo espaço captador da realidade social cotidiana dos docentes do curso, através da ação docente, para articular a teoria e a prática ensino, também deve se constituir como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas pedagógicas reflexivas e críticas. Tem por objetivo geral: analisar como se constroem os sentidos da prática docente dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE. E como objetivos específicos: mapear o processo de construção dos sentidos das práticas docentes dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE; identificar os sentidos das práticas docentes dos professores do referido curso; perceber a relevância da formação e atuação profissional do docente na formação dos licenciandos e futuros professores; indicar quais são os métodos, teorias e avaliações mais valorizadas e reproduzidas pelos professores formadores e por que os são. A pesquisa se configura como estudo de natureza qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada fazendo uso de entrevistas narrativas, como técnica de coleta de dados. Para a análise dos dados utiliza-se da História de vida com foco nas trajetórias profissionais. Os sujeitos da pesquisa são seis professores das Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco e uma professora do referido curso que serviu como dados inicial para a pesquisa. A pesquisa nos revelou que o campo das Ciências Sociais da UFPE, é um espaço de tensões e dilemas entre os sujeitos que o forma. Os dados da pesquisa indicaram que o trabalho docente do Ensino Superior é constituído de diversos sentidos, construídos de formas singulares, a formação pedagógica é imprescindível para uma ação docente crítica e reflexiva. As análises revelaram que três dos interlocutores do estudo se preocupam em desenvolver uma ação docente que vá além da dimensão técnica, da reprodução e manutenção de comportamentos, constituindo-se de conhecimentos e conteúdos práticos contextualizados, valorizando o respeito e o relacionamento afetivo entre professor e aluno. Os dados nos levaram a inferir que esses três professores se preocupam com o ensino de Ciências Sociais, a pesquisa e a práxis didático-pedagógica para superar a dicotomia entre teoria e prática.
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O interesse pela temática surgiu em função da posição como aluna egressa do curso, identificar o distanciamento entre a parte pedagógica e a parte específica do curso, o distanciamento e a valorização pelos docentes do Bacharelado em detrimento da Licenciatura, e da compreensão de que a prática docente é um ótimo espaço captador da realidade social cotidiana dos docentes do curso, através da ação docente, para articular a teoria e a prática ensino, também deve se constituir como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas pedagógicas reflexivas e críticas. Tem por objetivo geral: analisar como se constroem os sentidos da prática docente dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE. E como objetivos específicos: mapear o processo de construção dos sentidos das práticas docentes dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPE; identificar os sentidos das práticas docentes dos professores do referido curso; perceber a relevância da formação e atuação profissional do docente na formação dos licenciandos e futuros professores; indicar quais são os métodos, teorias e avaliações mais valorizadas e reproduzidas pelos professores formadores e por que os são. A pesquisa se configura como estudo de natureza qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada fazendo uso de entrevistas narrativas, como técnica de coleta de dados. Para a análise dos dados utiliza-se da História de vida com foco nas trajetórias profissionais. Os sujeitos da pesquisa são seis professores das Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco e uma professora do referido curso que serviu como dados inicial para a pesquisa. A pesquisa nos revelou que o campo das Ciências Sociais da UFPE, é um espaço de tensões e dilemas entre os sujeitos que o forma. Os dados da pesquisa indicaram que o trabalho docente do Ensino Superior é constituído de diversos sentidos, construídos de formas singulares, a formação pedagógica é imprescindível para uma ação docente crítica e reflexiva. As análises revelaram que três dos interlocutores do estudo se preocupam em desenvolver uma ação docente que vá além da dimensão técnica, da reprodução e manutenção de comportamentos, constituindo-se de conhecimentos e conteúdos práticos contextualizados, valorizando o respeito e o relacionamento afetivo entre professor e aluno. Os dados nos levaram a inferir que esses três professores se preocupam com o ensino de Ciências Sociais, a pesquisa e a práxis didático-pedagógica para superar a dicotomia entre teoria e prática.This research has as objective the teaching practice of professors from Higher Education in the perspective of professors with Degree in Social Sciences. Throughout the study, we tried to answer the question: how is the teaching practice of teachers in UFPE Social Science Degree constructed and what is its meaning? The interest in the subject emerged due to the position as an egress student of the course and the need to identify the distance between the pedagogical segment and the specific part of the course, as well as the distance and appreciation by the professors of the Bachelor in detriment of the degree, and the understanding that the Teaching practice is a great space that captures the daily social reality of the teachers of the course, through teaching action, to articulate theory and teaching practice. In this context, to articulate teaching theory and practice, it must also constitute a mechanism that translates theoretical positions into reflective and critical pedagogical practices. Its general objective is: to analyze how to construct the senses of the teaching practice of teachers from Bachelor Degree in Social Sciences at UFPE. The specific objectives were: to map the process of construction of senses in teaching practices of professors that are in the Degree Course of Social Sciences at UFPE; identify the senses of the teaching practices of the professors of the referred course; understand the relevance of teacher education and professional performance in the education of undergraduates and future professors; indicate which methods, theories and evaluations are most valued and reproduced by the teacher trainers and why. The research is configured as a qualitative study. The field research was performed using narrative interviews as a data collection technique. For data analysis we used the Life Story of the interviewed with focus on professional trajectories. The subjects of the research were six professors of Social Sciences of the Federal University of Pernambuco and one teacher of the referred course that served as initial data for the research. The research revealed to us that the field of Social Sciences of UFPE, is a space of tensions and dilemmas between the subjects that form it. The research data indicated that the teaching work of Higher Education is made up of several senses, constructed in unique ways. The pedagogical formation is essential for a critical and reflexive teaching action. The analysis revealed that three of the study's interlocutors are concerned with developing a teaching action that goes beyond the technical dimension, reproduction and maintenance of behaviors, constituting knowledge and practical contextualized contents, valuing respect and the affective relationship between professor and student. The data led us to infer that these three professors are concerned with the teaching of Social Sciences, research and didactic-pedagogical praxis to overcome the dichotomy between theory and practice.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino superiorProfessores universitários - FormaçãoProfessores de ciências sociaisPrática de ensinoProfessores formadores : uma análise sobre a prática docente dos professores do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Keycie Veloso Barros.pdfDISSERTAÇÃO Keycie Veloso Barros.pdfapplication/pdf1691754https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37779/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Keycie%20Veloso%20Barros.pdff8d89b1ed96625fb4ba3c0f7f18669e1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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