Estimulação transcraniana por corrente contínua associada à prática mental: efeitos dependentes dos parâmetros da estimulação sobre o aprendizado motor de indivíduos saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foerster, Águida Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11300
Resumo: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem sido largamente usada para modificar a excitabilidade cortical e promover o aprendizado motor. Uma vez que melhorar o aprendizado motor é o objetivo primário da terapia motora, nos últimos anos, tem sido sugerido o uso da ETCC associada à fisioterapia, no intuito de potencializar os seus efeitos terapêuticos. A presente dissertação apresenta três estudos originais realizados com a finalidade de avançar no estudo do uso da ETCC em promover o aprendizado motor. O primeiro estudo original trata-se de uma revisão sistemática intitulada “Effects of transcranial direct current stimulation on motor learning in healthy individuals: a systematic review” realizada com objetivo de sintetizar e analisar estudos prévios que tenham avaliado o efeito da ETCC sobre o aprendizado motor e, em adição, descrever os parâmetros de estimulação usados. O resultado deste estudo confirma a eficácia da ETCC em promover aprendizado motor, mas aponta para a variabilidade dos protocolos de estimulação usados, o que dificulta a translação do conhecimento para a prática clínica. Os outros dois estudos originais foram realizados com o objetivo de observar os efeitos da ETCC associada à prática mental (PM) sobre o aprendizado motor. A PM é um método de treinamento cognitivo de uma atividade motora sem desencadear a ação motora real. Dezoito voluntários destros e saudáveis foram submetidos a onze sessões experimentais divididas em três fases que tiveram como objetivo investigar se os efeitos da ETCC associada à PM eram dependentes dos seguintes parâmetros: (i) área cortical (córtex motor primário, área motora suplementar, córtex pré-motor, córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo ou cerebelo); (ii) intensidade e duração da estimulação (1 ou 2 mA; 7 ou 13min); (iii) forma de estimulação (anódica, catódica, uni- ou bi-hemisférica). Antes e após cada sessão experimental, o desempenho motor foi avaliado considerando o tempo e a legibilidade da escrita de palavras treinadas mentalmente. Os resultados da primeira fase são apresentados no artigo intitulado “Site-specific effects of mental practice combined with transcranial direct current stimulation on motor learning” e os das outras fases no artigo “Parameter-dependent effects of transcranial direct current stimulation combined with mental practice on motor learning”. Os resultados destes estudos revelam que os efeitos da ETCC associada a PM são dependentes dos parâmetros de estimulação e apontam para o emprego da ETCC como uma terapia complementar a terapia motora na promoção do aprendizado motor.
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spelling Foerster, Águida SoaresSilva, Kátia Karina do Monte 2015-03-06T18:46:57Z2015-03-06T18:46:57Z2013-08-15https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11300A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem sido largamente usada para modificar a excitabilidade cortical e promover o aprendizado motor. Uma vez que melhorar o aprendizado motor é o objetivo primário da terapia motora, nos últimos anos, tem sido sugerido o uso da ETCC associada à fisioterapia, no intuito de potencializar os seus efeitos terapêuticos. A presente dissertação apresenta três estudos originais realizados com a finalidade de avançar no estudo do uso da ETCC em promover o aprendizado motor. O primeiro estudo original trata-se de uma revisão sistemática intitulada “Effects of transcranial direct current stimulation on motor learning in healthy individuals: a systematic review” realizada com objetivo de sintetizar e analisar estudos prévios que tenham avaliado o efeito da ETCC sobre o aprendizado motor e, em adição, descrever os parâmetros de estimulação usados. O resultado deste estudo confirma a eficácia da ETCC em promover aprendizado motor, mas aponta para a variabilidade dos protocolos de estimulação usados, o que dificulta a translação do conhecimento para a prática clínica. Os outros dois estudos originais foram realizados com o objetivo de observar os efeitos da ETCC associada à prática mental (PM) sobre o aprendizado motor. A PM é um método de treinamento cognitivo de uma atividade motora sem desencadear a ação motora real. Dezoito voluntários destros e saudáveis foram submetidos a onze sessões experimentais divididas em três fases que tiveram como objetivo investigar se os efeitos da ETCC associada à PM eram dependentes dos seguintes parâmetros: (i) área cortical (córtex motor primário, área motora suplementar, córtex pré-motor, córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo ou cerebelo); (ii) intensidade e duração da estimulação (1 ou 2 mA; 7 ou 13min); (iii) forma de estimulação (anódica, catódica, uni- ou bi-hemisférica). Antes e após cada sessão experimental, o desempenho motor foi avaliado considerando o tempo e a legibilidade da escrita de palavras treinadas mentalmente. Os resultados da primeira fase são apresentados no artigo intitulado “Site-specific effects of mental practice combined with transcranial direct current stimulation on motor learning” e os das outras fases no artigo “Parameter-dependent effects of transcranial direct current stimulation combined with mental practice on motor learning”. Os resultados destes estudos revelam que os efeitos da ETCC associada a PM são dependentes dos parâmetros de estimulação e apontam para o emprego da ETCC como uma terapia complementar a terapia motora na promoção do aprendizado motor.CAPESporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstimulação elétricaAprendizadoPlasticidade neuronalEstimulação transcraniana por corrente contínua associada à prática mental: efeitos dependentes dos parâmetros da estimulação sobre o aprendizado motor de indivíduos saudáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Águida Soares Foerster.pdf.jpgDissertação Águida Soares Foerster.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11300/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%c3%81guida%20Soares%20Foerster.pdf.jpge6a4cf20231c3b655399f79dff5bb56eMD55ORIGINALDissertação Águida Soares Foerster.pdfDissertação Águida Soares Foerster.pdfapplication/pdf8975787https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11300/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%c3%81guida%20Soares%20Foerster.pdf845aa341c933bc052b619f21c922fb0dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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