Indicadores de suporte às políticas de transporte orientadas ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46297
Resumo: Esta tese propõe uma Ferramenta de Indicadores para dar suporte às ações prévias e de monitoramento de políticas de transportes, tendo em vista o alcance da Agenda 2030 da ONU. Por meio da revisão bibliográfica realizou-se uma Análise Bibliométrica (Análise de Redes e de Cluster) e uma Análise de Narrativas. Constatou-se que intervenções no setor dos transportes podem contribuir para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ademais, dividiu-se os ODSs em quatro Grupos Temáticos. A Análise de Narrativas permitiu a proposição de 30 Medidas Complexas para dar suporte às políticas de transportes, divididas em seis Grupos Temáticos. Com base na leitura da própria Agenda 2030, determinaram-se 95 Metas da Agenda 2030 como dependentes de intervenções de políticas de transportes, divididas em quatro níveis de vinculação. Tanto as Medidas Complexas, como as 95 Metas foram validadas por análise de 19 especialistas acadêmicos em transportes e/ou sustentabilidade. Com foco no contexto brasileiro, os especialistas foram convidados ainda a analisarem uma matriz de Grupos de Medidas vs. Grupos de ODSs, por meio de uma escala Likert. Além disso, propuseram hierarquizações para os ODSs com base nos Grupos Temáticos, distribuindo 1.000 pontos entre vetores de ODSs. Essa análise viabilizou a construção de uma métrica para a proposição da Ferramenta de Indicadores. Assim, 33 Metas de Transportes foram propostas, embasando a proposição de 40 Indicadores de Transportes, divididos entre os Grupos Temáticos de ODSs e em dois níveis (essenciais e adicionais). A Ferramenta proposta possui um caráter sistêmico e estratégico, sendo abrangente, adaptável e flexível, podendo ser aplicada em níveis urbanos e regionais. Devido às suas características, é possível monitorar até mesmo apenas um Indicador, sem prejuízo metodológico. Além de monitorar a evolução das políticas de transportes na direção da busca por uma maior sustentabilidade, a Ferramenta proposta é importante para elaboração de políticas e para a determinação de ações prioritárias. Para fins de monitoramento, a ferramenta deve ser aplicada periodicamente, visando resultados melhores a cada período de medição. Resultados obtidos em diferentes contextos podem ser comparados desde que tenham mensurado o(s) mesmo(s) Indicador(es) de Transportes. Dentre várias possibilidades de trabalhos futuros, destaca-se a elaboração de uma ferramenta de indicadores sintéticos, embasada na ferramenta sistêmica proposta.
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Ademais, dividiu-se os ODSs em quatro Grupos Temáticos. A Análise de Narrativas permitiu a proposição de 30 Medidas Complexas para dar suporte às políticas de transportes, divididas em seis Grupos Temáticos. Com base na leitura da própria Agenda 2030, determinaram-se 95 Metas da Agenda 2030 como dependentes de intervenções de políticas de transportes, divididas em quatro níveis de vinculação. Tanto as Medidas Complexas, como as 95 Metas foram validadas por análise de 19 especialistas acadêmicos em transportes e/ou sustentabilidade. Com foco no contexto brasileiro, os especialistas foram convidados ainda a analisarem uma matriz de Grupos de Medidas vs. Grupos de ODSs, por meio de uma escala Likert. Além disso, propuseram hierarquizações para os ODSs com base nos Grupos Temáticos, distribuindo 1.000 pontos entre vetores de ODSs. Essa análise viabilizou a construção de uma métrica para a proposição da Ferramenta de Indicadores. Assim, 33 Metas de Transportes foram propostas, embasando a proposição de 40 Indicadores de Transportes, divididos entre os Grupos Temáticos de ODSs e em dois níveis (essenciais e adicionais). A Ferramenta proposta possui um caráter sistêmico e estratégico, sendo abrangente, adaptável e flexível, podendo ser aplicada em níveis urbanos e regionais. Devido às suas características, é possível monitorar até mesmo apenas um Indicador, sem prejuízo metodológico. Além de monitorar a evolução das políticas de transportes na direção da busca por uma maior sustentabilidade, a Ferramenta proposta é importante para elaboração de políticas e para a determinação de ações prioritárias. Para fins de monitoramento, a ferramenta deve ser aplicada periodicamente, visando resultados melhores a cada período de medição. Resultados obtidos em diferentes contextos podem ser comparados desde que tenham mensurado o(s) mesmo(s) Indicador(es) de Transportes. Dentre várias possibilidades de trabalhos futuros, destaca-se a elaboração de uma ferramenta de indicadores sintéticos, embasada na ferramenta sistêmica proposta.This thesis proposes an Indicators Tool to support actions and monitoring of transport policies, in view of the scope of the UN 2030 Agenda. The literature review resulted in a Bibliometric Analysis (Network and Cluster Analysis) and a Narrative Analysis. The results of these analyses showed that transport sector interventions may contribute to the achievement of the seventeen Sustainable Development Goals (SDGs). Furthermore, SDGs were classified into four Thematic Groups and the policy measures highlighted in the Narrative Analysis were filtered into thirty transport policy Complex Measures systematized into six Thematic Groups. An in-depth study of the 2030 Agenda itself permitted to establish that 95 Targets of the 2030 Agenda have their achievements related to transport policy interventions: these linkages were evaluated and classified in four levels in order to characterize the dependence intensity. Both the Complex Measures and the 95 Targets were validated through analysis by 19 academic experts in transport and/or sustainability. Focusing on the Brazilian context, the experts were also invited to analyse a matrix of Groups of Measures vs. Groups of SDGs, using a Likert scale. In addition, they proposed rankings for the SDGs in each Thematic Group and for the SDGs Groups. This analysis enabled the construction of a metric for the proposal of the Indicator Tool. Thus, it was possible to propose 33 Transport Targets associated with 40 Transport Indicators, divided between the Thematic Groups of SDGs and in two levels (essential and additional). The proposed Tool has a systemic and strategic character, being wide, adaptable and flexible, and can be applied at urban and regional levels. Due to its characteristics, it is possible to monitor even just one Indicator, without methodological prejudice. In addition to monitoring the evolution of transport policies towards greater sustainability, the proposed Tool is important for policy development as well as actions prioritization. With the purpose of monitoring, the tool must be applied periodically, aiming at better results in each measurement period. Results obtained in different contexts can be compared if they have measured the same Transport Indicator(s). Among several possibilities for future work, the elaboration of a tool of synthetic indicators, based on the proposed systemic tool, stands out.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilPolítica de transportesAgenda 2030Objetivos do desenvolvimento sustentávelFerramenta de indicadoresIndicadores sistêmicosIndicadores de suporte às políticas de transporte orientadas ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46297/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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