Trajetória de vida de jovens índios Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção – PE) : pertencimento à etnia e projeto para o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, Vanessa Cavalcanti de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000093bt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33097
Resumo: Os índios da etnia Xukuru de Ororubá reconquistaram o território que antes lhes pertencia, situado nos municípios de Pesqueira e Poção - PE. A reconquista decorreu de grandes mobilizações, que produziu um forte sentimento de pertença à etnia. Os índios continuam sendo ameaçados e isso provoca constante necessidade de planejar estratégias de resistência e controle interno. Os dilemas enfrentados requerem posicionamentos, em um processo contínuo para minimizar sentimentos de desigualdades. A geração dos jovens índios dessa etnia não participou das mobilizações pela retomada da terra e nem pela demarcação do território de seu povo. Questiona-se, então, se existe um sentimento de pertencimento à etnia, e se este vem se constituindo, quais são suas características. Para responder a essa questão, buscou-se delinear a trajetória de vida de jovens índios Xukuru a partir da discussão de um grupo focal, composto de oito jovens com idade média de 23 anos, cinco moças e três rapazes, instados a conversarem sobre a experiência de viver nas aldeias. Foram também examinados documentos compiladores de decisões tomadas nas assembleias anuais da etnia a fim de se estabelecer o contexto cultural, político e religioso atual desses jovens e, assim, identificar possíveis conflitos existentes entre opovo Xukuru de Ororubá. A partir desses dois conjuntos de dados, observa-se que conflitosemergem porque os jovens índios demandam necessidades diferentes das que lhes são atribuídas pelos idosos. Entre os jovens, há um desejo por estudo, emprego e melhores condições de vida. Entre os idosos e líderes Xukuru existe a compreensão de que a forma de perpetuação e manutenção étnica se efetiva pela vivência do terreiro sagrado, seus ritos e subsistência pela agricultura e, portanto, percebem riscos no projeto futuro dos Xukuru de Ororubá. Os jovens, todavia, reconhecem-se pertencentes ao seu povo, com seus inerentes valores culturais e religiosos, construídos nas interações sociais inclusive com os índios da geração mais velha. A identidade étnica parece consolidada entre os jovens Xukuru, apesar das divergências apontadas. O cacique Xicão, assassinado em perseguições pela reconquista da terra, é cultuado por todos e, simbolicamente, induz coesão entre as gerações desse grupo étnico.
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Questiona-se, então, se existe um sentimento de pertencimento à etnia, e se este vem se constituindo, quais são suas características. Para responder a essa questão, buscou-se delinear a trajetória de vida de jovens índios Xukuru a partir da discussão de um grupo focal, composto de oito jovens com idade média de 23 anos, cinco moças e três rapazes, instados a conversarem sobre a experiência de viver nas aldeias. Foram também examinados documentos compiladores de decisões tomadas nas assembleias anuais da etnia a fim de se estabelecer o contexto cultural, político e religioso atual desses jovens e, assim, identificar possíveis conflitos existentes entre opovo Xukuru de Ororubá. A partir desses dois conjuntos de dados, observa-se que conflitosemergem porque os jovens índios demandam necessidades diferentes das que lhes são atribuídas pelos idosos. Entre os jovens, há um desejo por estudo, emprego e melhores condições de vida. Entre os idosos e líderes Xukuru existe a compreensão de que a forma de perpetuação e manutenção étnica se efetiva pela vivência do terreiro sagrado, seus ritos e subsistência pela agricultura e, portanto, percebem riscos no projeto futuro dos Xukuru de Ororubá. Os jovens, todavia, reconhecem-se pertencentes ao seu povo, com seus inerentes valores culturais e religiosos, construídos nas interações sociais inclusive com os índios da geração mais velha. A identidade étnica parece consolidada entre os jovens Xukuru, apesar das divergências apontadas. O cacique Xicão, assassinado em perseguições pela reconquista da terra, é cultuado por todos e, simbolicamente, induz coesão entre as gerações desse grupo étnico.The Xukuru Indians of Ororubá have reconquered the territory that previously had belonged to them, located in the counties of Pesqueira and Poção - PE. The reconquest, which resulted from large mobilizations, produced a strong sense of belonging to the ethnic group. The Indians continue to be threatened and this causes a constant need to plan strategies of resistance and internal control. The dilemmas faced require commitment to an ongoing process to minimize feelings of inequality. The young Indian generation of this ethnic group did not participate in the mobilizations for the resumption of their land nor for the territory demarcation of their people. It is then, questioned whether there is a sense of belonging to the ethnicity, and if there is, what are its characteristics? To answer this question, we sought to trace the life trajectory of young Xukuru Indians from the discussion of a focal group, composed of eight young people aging 23 on average, five girls and three boys, urged to talk about the experience of living in the villages. Documents compiling decisions taken at annual ethnic assemblies were also examined in order to establish the current cultural, political and religious context of these young people and thus identify possible conflicts among the Xukuru people of Ororubá. From these two sets of data, it is observed that conflicts emerge because young Indians demand different needs from those attributed to them by the elderly. Among young people, there is a desire for study, jobs and better living conditions. Among the elderly and Xukuru of Ororubá leaders there is an understanding that the form of perpetuation and ethnic maintenance come about by living the sacred arena, their rites and subsistence by means of agriculture, and therefore they perceive risks in the future project of the Xukuru of Ororubá. The young people, however, recognize themselves as belonging to their people, with their inherent cultural and religious values, built in social interactions including the Indians of the older generation. The ethnic identity seems to be consolidated among the Xukuru youth, despite the divergences pointed out. Chief "Xicão", assassinated in persecutions for the reconquest of the land, is worshiped by all and, symbolically, he induces cohesion between the generations of this ethnic group.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaÍndios XukuruEtnologiaJovens indígenas – Identidade étnicaTerritorialidade.Trajetória de vida de jovens índios Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção – PE) : pertencimento à etnia e projeto para o futuroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Vanessa Cavalcanti de Torres.pdf.jpgTESE Vanessa Cavalcanti de Torres.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33097/6/TESE%20Vanessa%20Cavalcanti%20de%20Torres.pdf.jpg5831af93f1c9ca1c0632680566dd50a8MD56ORIGINALTESE Vanessa Cavalcanti de Torres.pdfTESE Vanessa Cavalcanti de Torres.pdfapplication/pdf5419788https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33097/2/TESE%20Vanessa%20Cavalcanti%20de%20Torres.pdfd01bb8cbb6556fcfd1385acafaa896b9MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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