Sobre uma pedagogia da existência na obra de Fiódor Dostoiévski: uma análise a partir de Otto Bollnow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Adriana Maria Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33500
Resumo: O romance de Dostoiévski, dada a profundidade com que recobre suas tramas e a construção de suas personagens, oferece valiosa contribuição para a problematização do horizonte existencial do humano, inclusive em sua dimensão pedagógica. Nesse sentido, a tese tem por objetivo demonstrar que o amadurecimento espiritual é um aspecto constitutivo dos processos educativos da formação humana e a literatura é um recurso eficaz para pensar a dinâmica desses processos existenciais no âmbito da educação. Desse modo, desenvolve-se uma análise sobre as principais personagens que compõem algumas das obras do escritor russo do século XIX, Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski. Para tanto, adota-se o método investigativo da proposta hermenêutica de Georg Gadamer, por permitir uma investigação analítica das personagens a partir do que ele denomina por fusão de horizontes no processo de interpretação que assevera que compreensão e experiência se interligam para um devido conhecimento daquilo que as narrativas enunciam, particularmente, a literária, lugar de investigação da tese. O tratamento analítico, sempre a partir do recurso hermenêutico de Gadamer permite concluir que a pedagogia da existência proposta por Bollnow pode ser vislumbrada na obra do romancista russo e, por conta disso, seu universo narrativo oferece produtiva contribuição para pensar as questões da educação, visto que a análise demonstra o quanto suas personagens experimentam, em seus processos de construção enquanto sujeitos da narrativa (formação humana), aquelas dimensões nucleares da prática educativa que leva em conta as situações descontínuas da existência. Portanto, a tese demonstra como as situações vivenciadas pelas personagens presentes nas narrativas dostoievskianas, imersas em vivências existenciais instáveis e descontínuas e, por conseguinte, se distanciando dos modelos tradicionais de educação, evidenciam cenários daquilo que se apresenta nos conceitos dos processos de descontinuidade propostos por Bollnow, permitindo que educando e educador reelaborem horizontes e práticas em suas trajetórias na busca por um sentido de existência verdadeira e ética. Com isso, a investigação interpretativa termina evidenciando a necessidade da apropriação do saber literário como recurso importante da problematização das questões concernentes ao campo da pedagogia existencial, sobretudo no que respeita a formação do humano e a espiritualidade.
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Para tanto, adota-se o método investigativo da proposta hermenêutica de Georg Gadamer, por permitir uma investigação analítica das personagens a partir do que ele denomina por fusão de horizontes no processo de interpretação que assevera que compreensão e experiência se interligam para um devido conhecimento daquilo que as narrativas enunciam, particularmente, a literária, lugar de investigação da tese. O tratamento analítico, sempre a partir do recurso hermenêutico de Gadamer permite concluir que a pedagogia da existência proposta por Bollnow pode ser vislumbrada na obra do romancista russo e, por conta disso, seu universo narrativo oferece produtiva contribuição para pensar as questões da educação, visto que a análise demonstra o quanto suas personagens experimentam, em seus processos de construção enquanto sujeitos da narrativa (formação humana), aquelas dimensões nucleares da prática educativa que leva em conta as situações descontínuas da existência. Portanto, a tese demonstra como as situações vivenciadas pelas personagens presentes nas narrativas dostoievskianas, imersas em vivências existenciais instáveis e descontínuas e, por conseguinte, se distanciando dos modelos tradicionais de educação, evidenciam cenários daquilo que se apresenta nos conceitos dos processos de descontinuidade propostos por Bollnow, permitindo que educando e educador reelaborem horizontes e práticas em suas trajetórias na busca por um sentido de existência verdadeira e ética. Com isso, a investigação interpretativa termina evidenciando a necessidade da apropriação do saber literário como recurso importante da problematização das questões concernentes ao campo da pedagogia existencial, sobretudo no que respeita a formação do humano e a espiritualidade.Dostoevsky's novel, given the depth with which it covers its plots and the construction of its characters, offers a valuable contribution to the problematization of the human existential horizon, including its pedagogical dimension. In this sense, the thesis aims to demonstrate that spiritual maturation is a constitutive aspect of the educational processes of human formation and literature is an effective resource to think the dynamics of these existential processes in the field of education. In this way, an analysis is developed on the main characters that compose some of the works of the Russian writer of century XIX, Fyodor Mikhailovitch Dostoevsky. For that, the investigative method of the hermeneutic proposal of Georg Gadamer is adopted, since it allows an analytical investigation of the personages from what he calls by fusion of horizons in the process of interpretation that asserts that understanding and experience are interconnected for a proper knowledge of that that the narratives enunciate, particularly the literary, place of investigation of the thesis. The analytic treatment, always based on the hermeneutic resource of Gadamer, concludes that the pedagogy of existence proposed by Bollnow can be seen in the work of the Russian novelist and, because of this, his narrative universe offers a productive contribution to think the issues of education, seen that the analysis demonstrates how much its characters experience, in their processes of construction as subjects of the narrative (human formation), those nuclear dimensions of the educative practice that takes into account the discontinuous situations of the existence. Therefore, the thesis demonstrates how the situations experienced by the characters present in the Dostoevskian narratives, immersed in unstable and discontinuous existential experiences and, therefore, distancing themselves from the traditional models of education, show scenarios of what is presented in the concepts of the discontinuity processes proposed by Bollnow, allowing educators and educators to rethink horizons and practices in their pursuit of a true and ethical sense of existence. Thus, the interpretive investigation ends up evidencing the necessity of the appropriation of literary knowledge as an important resource of the problematization of the questions concerning the field of existential pedagogy, especially with respect to the formation of human and spirituality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPedagogia existencialEspiritualidadeDostoiévski, Fiódor,1821-1881Sobre uma pedagogia da existência na obra de Fiódor Dostoiévski: uma análise a partir de Otto Bollnowinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Adriana Maria Ferreira Coutinho.pdf.jpgTESE Adriana Maria Ferreira Coutinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33500/5/TESE%20Adriana%20Maria%20Ferreira%20Coutinho.pdf.jpge40e4df55dec3d6359c2687c316e7c0fMD55ORIGINALTESE Adriana Maria Ferreira Coutinho.pdfTESE Adriana Maria Ferreira Coutinho.pdfapplication/pdf1863784https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33500/1/TESE%20Adriana%20Maria%20Ferreira%20Coutinho.pdf035c5838cc468be03390ce1416ee615cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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