A originalidade da arte na obra da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Anderson Alves dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000001rpr
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27112
Resumo: A expressão artística demonstrada como suporte do presente estudo floresceu no Brasil na década de 1980, quando algumas cidades brasileiras compuseram leis que determinaram a instalação de uma obra de arte nas dependências de construções públicas e privadas, sob a justificativa do fomento à fruição da arte no ambiente urbano e incentivo do trabalho artístico local. Pelo fato dessa expressão artística ser apresentada principalmente à frente de prédios habitacionais, ela se constitui num setor do mercado de arte que torna as empresas da construção civil ou do setor imobiliário as principais demandantes por obras artísticas. Por considerar que arte é uma obra com a tendência de ser incompreendida pelos seus contemporâneos (MARX, 1999), mas que originalmente exerce a função de provocar transformações sócio-históricas (LUKÁCS, 1970), procurou-se analisar a arte como obrigação no espaço urbano, a fim de refletir sobre o caráter da sua originalidade frente ao desenvolvimento da cidade entendida como uma “obra” (LEFEBVRE, 1991). Com tais fundamentos, a pesquisa lançou a tese de que a originalidade da arte na obra da cidade se esvai no espaço produzido, enquanto que as tendências colaborativas entre as obras no sentido da arte e da cidade são relegadas à banalidade. Como objetivo buscou-se analisar a originalidade da arte como obrigação por meio da visualização da sua condição espacial produzida por agentes detentores do poder econômico e político, tomando-se como exemplo as influências históricas e atuais compreendidas no espaço urbano da cidade de João Pessoa - PB. Para a elaboração da pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica sobre os temas história da arte, produção do espaço urbano, arte na sociedade capitalista, arte e meio ambiente e originalidade. Realizou-se também pesquisa documental no IPHAEP, para levantamento do patrimônio artístico da cidade e consulta à documentação na Funjope, que forneceu os dados primários para a elaboração de um banco de dados geográficos, composto de um total de 344 obras de arte pesquisadas, entre os anos de 2013 e 2015. Essas informações deram suporte à elaboração de um conjunto de gráficos, tabelas e mapas sobre a arte exposta na cidade de João Pessoa. Foram feitos ainda trabalhos de campo na cidade de João Pessoa - PB e Recife - PE. O debate seguiu a reflexão sobre a originalidade da arte, as relações colaborativas entre arte, cidade e o tema do meio ambiente e discutiu-se sobre a arte no capitalismo. Nesse percurso, demonstrou-se a situação conflituosa e insipiente da arte como obrigação no espaço urbano, subvertida à lógica produtiva da habitação como mercadoria, em detrimento do valor de uso da cidade e da fruição da arte no espaço público.
id UFPE_2b8e737017bdc527e73a324af34104f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/27112
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SANTOS, Anderson Alves doshttp://lattes.cnpq.br/4797862591191881http://lattes.cnpq.br/2073947620231592GOMES, Edvânia Tôrres AguiarGONZÁLEZ SERNA, Aura2018-09-28T19:58:56Z2018-09-28T19:58:56Z2017-01-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27112ark:/64986/0013000001rprA expressão artística demonstrada como suporte do presente estudo floresceu no Brasil na década de 1980, quando algumas cidades brasileiras compuseram leis que determinaram a instalação de uma obra de arte nas dependências de construções públicas e privadas, sob a justificativa do fomento à fruição da arte no ambiente urbano e incentivo do trabalho artístico local. Pelo fato dessa expressão artística ser apresentada principalmente à frente de prédios habitacionais, ela se constitui num setor do mercado de arte que torna as empresas da construção civil ou do setor imobiliário as principais demandantes por obras artísticas. Por considerar que arte é uma obra com a tendência de ser incompreendida pelos seus contemporâneos (MARX, 1999), mas que originalmente exerce a função de provocar transformações sócio-históricas (LUKÁCS, 1970), procurou-se analisar a arte como obrigação no espaço urbano, a fim de refletir sobre o caráter da sua originalidade frente ao desenvolvimento da cidade entendida como uma “obra” (LEFEBVRE, 1991). Com tais fundamentos, a pesquisa lançou a tese de que a originalidade da arte na obra da cidade se esvai no espaço produzido, enquanto que as tendências colaborativas entre as obras no sentido da arte e da cidade são relegadas à banalidade. Como objetivo buscou-se analisar a originalidade da arte como obrigação por meio da visualização da sua condição espacial produzida por agentes detentores do poder econômico e político, tomando-se como exemplo as influências históricas e atuais compreendidas no espaço urbano da cidade de João Pessoa - PB. Para a elaboração da pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica sobre os temas história da arte, produção do espaço urbano, arte na sociedade capitalista, arte e meio ambiente e originalidade. Realizou-se também pesquisa documental no IPHAEP, para levantamento do patrimônio artístico da cidade e consulta à documentação na Funjope, que forneceu os dados primários para a elaboração de um banco de dados geográficos, composto de um total de 344 obras de arte pesquisadas, entre os anos de 2013 e 2015. Essas informações deram suporte à elaboração de um conjunto de gráficos, tabelas e mapas sobre a arte exposta na cidade de João Pessoa. Foram feitos ainda trabalhos de campo na cidade de João Pessoa - PB e Recife - PE. O debate seguiu a reflexão sobre a originalidade da arte, as relações colaborativas entre arte, cidade e o tema do meio ambiente e discutiu-se sobre a arte no capitalismo. Nesse percurso, demonstrou-se a situação conflituosa e insipiente da arte como obrigação no espaço urbano, subvertida à lógica produtiva da habitação como mercadoria, em detrimento do valor de uso da cidade e da fruição da arte no espaço público.The artistic expression demonstrated as support to this study started in Brazil in the 1980s, when some Brazilian cities created laws to determine the installation of an artwork in public and private buildings, justified by the increase the enjoyment of art in the urban environment and encouragement of local artists. Because this artistic expression is presented mainly in front of residential buildings, it is constituted in a sector of the art market that makes construction companies or real estate the main demanders for artistic works. Considering that art is a work that tends to be misunderstood by its contemporaries (MARX, 1999), but that originally performs the function of provoking social and historical transformations (LUKÁCS, 1970), it was decided to analyze art as an obligation in urban space, in order to reflect on the character of its originality in relation to the development of the city understood as a "work" (LEFEBVRE, 1991). Based on that, the research undertakes the thesis that the originality of the art in the work of the city goes away in the space produced, while the collaborative tendencies among works in the sense of art and the city are relegated to banality. The objective was to analyze the originality of art as an obligation through the visualization of its spatial condition produced by agents who hold economic and political powers, taking as an example the historical and current influences included in the urban space of the city of João Pessoa - PB. For the elaboration of the research, a bibliographical revision was made on the themes of art history, production of urban space, art in capitalist society, art and environment, and originality. Documentary research was also carried out at the Historical Heritage Institute of the State of Paraiba - Brazil, to survey the city's artistic heritage and consult the documentation at the Culture Foundation of the city of João Pessoa, which provided the primary data for the elaboration of a bank of geographic data, composed of a total of 344 works of art that were installed from 2013 to 2015. This information supported the elaboration of a set of charts, tables and maps on the art exhibited in the city of João Pessoa. Field work was carried out in the city of João Pessoa and Recife. The debate followed the reflection on the originality of art, the collaborative relations among art, city and the theme of the environment, and discussed on art in capitalism. In this way, the conflicting and insipient situation of art as an obligation in the urban space, subverted to the productive logic that understands housing as a commodity, has been demonstrated to the detriment of value of use of the city and the enjoyment of art in the public space.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio AmbienteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMeio ambienteArte públicaArte de ruaArte – Espaços públicosMeio ambiente (Arte)A originalidade da arte na obra da cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Anderson Alves dos Santos.pdf.jpgTESE Anderson Alves dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/6/TESE%20Anderson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg81bccd16fa25f62a1ad451f03b63e104MD56ORIGINALTESE Anderson Alves dos Santos.pdfTESE Anderson Alves dos Santos.pdfapplication/pdf4387836https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/1/TESE%20Anderson%20Alves%20dos%20Santos.pdfabbb3460f028ee5361e3a66ccef22527MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTTESE Anderson Alves dos Santos.pdf.txtTESE Anderson Alves dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain495783https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/5/TESE%20Anderson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.txtfc98527a683f74e718669c65c06ef316MD55123456789/271122019-10-26 00:18:26.556oai:repositorio.ufpe.br:123456789/27112TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T03:18:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A originalidade da arte na obra da cidade
title A originalidade da arte na obra da cidade
spellingShingle A originalidade da arte na obra da cidade
SANTOS, Anderson Alves dos
Meio ambiente
Arte pública
Arte de rua
Arte – Espaços públicos
Meio ambiente (Arte)
title_short A originalidade da arte na obra da cidade
title_full A originalidade da arte na obra da cidade
title_fullStr A originalidade da arte na obra da cidade
title_full_unstemmed A originalidade da arte na obra da cidade
title_sort A originalidade da arte na obra da cidade
author SANTOS, Anderson Alves dos
author_facet SANTOS, Anderson Alves dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4797862591191881
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2073947620231592
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Anderson Alves dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GOMES, Edvânia Tôrres Aguiar
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv GONZÁLEZ SERNA, Aura
contributor_str_mv GOMES, Edvânia Tôrres Aguiar
GONZÁLEZ SERNA, Aura
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Arte pública
Arte de rua
Arte – Espaços públicos
Meio ambiente (Arte)
topic Meio ambiente
Arte pública
Arte de rua
Arte – Espaços públicos
Meio ambiente (Arte)
description A expressão artística demonstrada como suporte do presente estudo floresceu no Brasil na década de 1980, quando algumas cidades brasileiras compuseram leis que determinaram a instalação de uma obra de arte nas dependências de construções públicas e privadas, sob a justificativa do fomento à fruição da arte no ambiente urbano e incentivo do trabalho artístico local. Pelo fato dessa expressão artística ser apresentada principalmente à frente de prédios habitacionais, ela se constitui num setor do mercado de arte que torna as empresas da construção civil ou do setor imobiliário as principais demandantes por obras artísticas. Por considerar que arte é uma obra com a tendência de ser incompreendida pelos seus contemporâneos (MARX, 1999), mas que originalmente exerce a função de provocar transformações sócio-históricas (LUKÁCS, 1970), procurou-se analisar a arte como obrigação no espaço urbano, a fim de refletir sobre o caráter da sua originalidade frente ao desenvolvimento da cidade entendida como uma “obra” (LEFEBVRE, 1991). Com tais fundamentos, a pesquisa lançou a tese de que a originalidade da arte na obra da cidade se esvai no espaço produzido, enquanto que as tendências colaborativas entre as obras no sentido da arte e da cidade são relegadas à banalidade. Como objetivo buscou-se analisar a originalidade da arte como obrigação por meio da visualização da sua condição espacial produzida por agentes detentores do poder econômico e político, tomando-se como exemplo as influências históricas e atuais compreendidas no espaço urbano da cidade de João Pessoa - PB. Para a elaboração da pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica sobre os temas história da arte, produção do espaço urbano, arte na sociedade capitalista, arte e meio ambiente e originalidade. Realizou-se também pesquisa documental no IPHAEP, para levantamento do patrimônio artístico da cidade e consulta à documentação na Funjope, que forneceu os dados primários para a elaboração de um banco de dados geográficos, composto de um total de 344 obras de arte pesquisadas, entre os anos de 2013 e 2015. Essas informações deram suporte à elaboração de um conjunto de gráficos, tabelas e mapas sobre a arte exposta na cidade de João Pessoa. Foram feitos ainda trabalhos de campo na cidade de João Pessoa - PB e Recife - PE. O debate seguiu a reflexão sobre a originalidade da arte, as relações colaborativas entre arte, cidade e o tema do meio ambiente e discutiu-se sobre a arte no capitalismo. Nesse percurso, demonstrou-se a situação conflituosa e insipiente da arte como obrigação no espaço urbano, subvertida à lógica produtiva da habitação como mercadoria, em detrimento do valor de uso da cidade e da fruição da arte no espaço público.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-28T19:58:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-28T19:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27112
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000001rpr
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27112
identifier_str_mv ark:/64986/0013000001rpr
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambiente
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/6/TESE%20Anderson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/1/TESE%20Anderson%20Alves%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/4/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27112/5/TESE%20Anderson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81bccd16fa25f62a1ad451f03b63e104
abbb3460f028ee5361e3a66ccef22527
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fc98527a683f74e718669c65c06ef316
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172693175042048