Efetividade da terapia floral no estresse docente à luz da teoria de Betty Neuman
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33882 |
Resumo: | O presente estudo integra a terapia floral de Bach como intervenção, fundamentada pelo modelo teórico de Betty Neuman, objetivando Avaliar a efetividade da terapia floral do sistema Bach, sobre o estresse de professores da rede de educação básica à luz do modelo teórico de sistemas abertos de Betty Neuman. Foi conduzido em duas etapas: a primeira, um estudo metodológico no qual foram validados dois instrumentos: Formulário de Avaliação do Estresse de Professore (FAEP) baseado na teoria de Betty Neuman, para identificar os estressores causadores do estresse docente; e o Formulário de Avaliação dos Aspectos Bioeletrográficos (FAAB). A segunda etapa, consistiu em um ensaio clínico controlado, randomizado. Foram utilizados, na coleta de dados, quatro instrumentos: Perceived Stress Scale – 14 (PSS-14); a Lista de Sinais e Sintomas (LSS); o FAEP; FAAB e análise do cortisol salivar. A amostra conteve 27 professores distribuídos em dois grupos (GI e GC), aleatoriamente, a partir do PSS-14 com ponto de corte acima de 28 pontos. Para a primeira etapa, os dados das validações do FAEP e FAAB foram analisados pelo Indice de Validade de Conteúdo (IVC) total por item e pelo teste binomial. As variáveis obtidas no ensaio clínico foram primeiramente analisadas quanto a sua homogeneidade e esfericidade, em seguida foi feita análise de variância (ANOVA) mista com medidas repetidas para comparação intra e entre grupos nas variáveis PSS-14, LSS e Bioeletrografia. A análise das concentrações de cortisol salivar não apresentou distribuição normal; e a comparação das médias entre grupos foi feita pelo teste de Fridman, assim como a entre grupos deu-se pelo teste de Mann-Whitney. O coeficiente de correlação entre as médias de PSS-14 e LSS foi através do teste de Pearson. O FAEP foi validado e contribui na compreensão do fenômeno estresse docente. O FAAB, elaborado e validado neste estudo, mostrou-se capaz de mensurar dez aspectos emocionais negativos e dois de equilíbrio, o que colabora no âmbito da assistência e produção de conhecimento numa perspectiva mais integral. Os professores pesquisados, caracterizaram-se com grau de estresse médio, estavam na faixa etária entre 37 e 44 anos, e trabalham em mais de uma escola, com carga horária diária em média, oito horas em sala de aula e mais seis horas e meia trabalhadas fora de sala semanalmente, além de afazeres domésticos. Os florais mostraram-se efetivos na redução do estresse, sendo estatisticamente significante intragrupos com as médias de PSS-14, LSS e bioeletrografia com p-valor < 0,05. Bem como entre grupos (GI x GC) para LSS com p-valor de 0,035 e bioletrografia com 0,001. O cortisol salivar não obteve diferenças estatísticas significantes intra ou entre grupos GI e GC. Foi encontrada relação positiva moderada (r = 0,671) no segundo momento e uma relação positiva forte no terceiro momento de (r = 0,788) sendo ambas com p < 0,05. A terapia floral do sistema Bach mostrou-se efetiva no estresse dos professores da educação básica, melhorando seus escores de médio para baixo estresse nos instrumentos de PSS-14 e LSS. |
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PINTO, Rogelia Herculanohttp://lattes.cnpq.br/1257912180659301http://lattes.cnpq.br/1138326761013745http://lattes.cnpq.br/9684162595235171VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro deLEAL, Luciana Pedrosa2019-09-27T17:45:24Z2019-09-27T17:45:24Z2019-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33882O presente estudo integra a terapia floral de Bach como intervenção, fundamentada pelo modelo teórico de Betty Neuman, objetivando Avaliar a efetividade da terapia floral do sistema Bach, sobre o estresse de professores da rede de educação básica à luz do modelo teórico de sistemas abertos de Betty Neuman. Foi conduzido em duas etapas: a primeira, um estudo metodológico no qual foram validados dois instrumentos: Formulário de Avaliação do Estresse de Professore (FAEP) baseado na teoria de Betty Neuman, para identificar os estressores causadores do estresse docente; e o Formulário de Avaliação dos Aspectos Bioeletrográficos (FAAB). A segunda etapa, consistiu em um ensaio clínico controlado, randomizado. Foram utilizados, na coleta de dados, quatro instrumentos: Perceived Stress Scale – 14 (PSS-14); a Lista de Sinais e Sintomas (LSS); o FAEP; FAAB e análise do cortisol salivar. A amostra conteve 27 professores distribuídos em dois grupos (GI e GC), aleatoriamente, a partir do PSS-14 com ponto de corte acima de 28 pontos. Para a primeira etapa, os dados das validações do FAEP e FAAB foram analisados pelo Indice de Validade de Conteúdo (IVC) total por item e pelo teste binomial. As variáveis obtidas no ensaio clínico foram primeiramente analisadas quanto a sua homogeneidade e esfericidade, em seguida foi feita análise de variância (ANOVA) mista com medidas repetidas para comparação intra e entre grupos nas variáveis PSS-14, LSS e Bioeletrografia. A análise das concentrações de cortisol salivar não apresentou distribuição normal; e a comparação das médias entre grupos foi feita pelo teste de Fridman, assim como a entre grupos deu-se pelo teste de Mann-Whitney. O coeficiente de correlação entre as médias de PSS-14 e LSS foi através do teste de Pearson. O FAEP foi validado e contribui na compreensão do fenômeno estresse docente. O FAAB, elaborado e validado neste estudo, mostrou-se capaz de mensurar dez aspectos emocionais negativos e dois de equilíbrio, o que colabora no âmbito da assistência e produção de conhecimento numa perspectiva mais integral. Os professores pesquisados, caracterizaram-se com grau de estresse médio, estavam na faixa etária entre 37 e 44 anos, e trabalham em mais de uma escola, com carga horária diária em média, oito horas em sala de aula e mais seis horas e meia trabalhadas fora de sala semanalmente, além de afazeres domésticos. 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This study was done in two stages: the first one, a methodological study in which two instruments were validated: Teacher Stress Assessment Form (FAEP) based on the theory of Betty Neuman, to identify the stressors that cause teacher stress; and the Bioelectrographic Aspects Assessment Form (FAAB). The second stage was a randomized, controlled clinical trial. Four instruments were used for data collect: Perceived Stress Scale – 14 (PSS-14); the List of Signs and Symptoms (LSS); the FAEP; FAAB and analysis of salivary cortisol. The sample contained 27 teachers distributed in two groups (GI and GC), randomly, from the PSS-14 with cut-off point above 28 points. For the first step, the validation data of FAEP and FAAB were analyzed by the Total Content Validity Index (IVC) by item and by the binomial test. The variables obtained in the clinical trial were first analyzed for their homogeneity and sphericity, then a mixed analysis of variance (ANOVA) was performed with repeated measures for intra- and inter-group comparison in the variables PSS-14, LSS and Bioeletrography. The analysis of salivary cortisol concentrations did not present normal distribution; and the comparison of means between groups was done by the Fridman test, as well as between the groups was given by the Mann-Whitney test. The correlation coefficient between the means of PSS-14 and LSS was through the Pearson test. The FAEP was validated and contributes to the understanding of the teaching stress phenomenon. The FAAB, elaborated and validated in this study, was able to measure ten negative emotional aspects and two of balance, which collaborates in assistance and production of knowledge in a more integral perspective. The studied teachers were characterized by a medium degree of stress, were in the age range between 37 and 44 years, and work in more than one school, with an average daily workload of eight hours in the classroom and another six and a half hours worked out of the classroom weekly, in addition to their household chores. The Bach flower was effective in reducing stress, being statistically significant intragroups with the means of PSS-14, LSS and bioelectrography with p-value <0.05. As well as between groups (GI x GC) for LSS with p-value of 0.035 and bioletrography with 0.001. Salivary cortisol did not show significant statistical differences intra or between GI and GC groups. A moderate positive relation (r = 0.671) was found in the second moment and a strong positive relation in the third moment of (r = 0.788), both with p <0.05. Bach flower therapy proved to be effective in the stress of basic education teachers, improving their mid-to-low stress scores on the PSS-14 and LSS instruments.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação básicaEstresse ocupacionalCuidados de enfermagemFlorais de BachTeorias de enfermagemEfetividade da terapia floral no estresse docente à luz da teoria de Betty Neumaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Rogelia Herculano Pinto.pdf.jpgTESE Rogelia Herculano Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33882/5/TESE%20Rogelia%20Herculano%20Pinto.pdf.jpg58006a5228a62acd65a85f556d665d0dMD55ORIGINALTESE Rogelia Herculano Pinto.pdfTESE Rogelia Herculano Pinto.pdfapplication/pdf4744797https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33882/1/TESE%20Rogelia%20Herculano%20Pinto.pdf47285419fbf6ac1def443a3e43ae6da4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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