Uma abordagem de Learning Analytics para a autorregulação da aprendizagem de estudantes em sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, João Carlos Sedraz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29849
Resumo: A adoção da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) é uma nova tendência no campo educacional, com um número crescente de publicações que mostram impactos significativos no comportamento e no desempenho dos estudantes. Nessa metodologia, o discente é estimulado a estudar o conteúdo curricular antes de frequentar a sala de aula, que passa a ser o lugar de aprender ativamente, onde são concentradas as discussões, perguntas e atividades práticas. Na SAI, o desempenho do estudante é dependente, principalmente, de atividades fora da sala de aula realizadas a distância. Essas atividades exigem uma postura mais ativa do discente na gestão dos seus estudos e, em razão desse requisito, pesquisas sobre SAI apontam para a necessidade do desenvolvimento de abordagens que promovam a Autorregulação da Aprendizagem (ARA). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi propor uma solução de Learning Analytics (LA) e analisar os seus impactos sobre a ARA de estudantes em SAI. Para alcançar esse objetivo, o método de pesquisa seguiu diretrizes de design science e contemplou dois ciclos de investigação. No primeiro ciclo, utilizando um protótipo em um experimento controlado, foram constatadas evidências dos efeitos positivos de um artefato de LA sobre a ARA em um contexto de SAI. A partir dessas evidências, no segundo ciclo da investigação, foram desenvolvidos e implementados recursos de LA no Amadeus LMS, um sistema de gestão de aprendizagem registrado sob licença de Software Público Brasileiro. Esses recursos foram testados por usuários potenciais, os quais julgaram como satisfatória a usabilidade dos artefatos. Os resultados deste trabalho, portanto, não só comprovam indícios dos benefícios da abordagem de LA, mais também contribuem com uma solução integrada a um Software Público Brasileiro, a qual pode ser utilizada, livremente, como um mecanismo de promoção da ARA em SAI.
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Essas atividades exigem uma postura mais ativa do discente na gestão dos seus estudos e, em razão desse requisito, pesquisas sobre SAI apontam para a necessidade do desenvolvimento de abordagens que promovam a Autorregulação da Aprendizagem (ARA). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi propor uma solução de Learning Analytics (LA) e analisar os seus impactos sobre a ARA de estudantes em SAI. Para alcançar esse objetivo, o método de pesquisa seguiu diretrizes de design science e contemplou dois ciclos de investigação. No primeiro ciclo, utilizando um protótipo em um experimento controlado, foram constatadas evidências dos efeitos positivos de um artefato de LA sobre a ARA em um contexto de SAI. A partir dessas evidências, no segundo ciclo da investigação, foram desenvolvidos e implementados recursos de LA no Amadeus LMS, um sistema de gestão de aprendizagem registrado sob licença de Software Público Brasileiro. Esses recursos foram testados por usuários potenciais, os quais julgaram como satisfatória a usabilidade dos artefatos. Os resultados deste trabalho, portanto, não só comprovam indícios dos benefícios da abordagem de LA, mais também contribuem com uma solução integrada a um Software Público Brasileiro, a qual pode ser utilizada, livremente, como um mecanismo de promoção da ARA em SAI.The adoption of the Flipped Classroom methodology is a new trend in the field of education, with a growing number of publications showing significant impacts on student behavior and performance. This methodology encourages the student to study the curricular content before attending the classroom, whereas the classroom becomes a place for active learning that focuses on discussions, questions and practical activities. In the Flipped Classroom, the student's performance is dependent, mainly, on activities outside the classroom conducted at a distance. These activities require a more active posture of the student in the management of their studies and, because of this requirement, research on Flipped Classroom points to the need to develop approaches that promote Self-Regulated Learning. In this sense, the overall objective of this work was to propose a Learning Analytics solution and analyze its impacts on the Self-Regulated Learning of students in Flipped Classroom. The research method followed design science guidelines and contemplated two cycles of research. In the first cycle, using a prototype in a controlled experiment, evidence of the positive effects of an Learning Analytics artifact on Self-Regulated Learning in a Flipped Classroom context was found. From this evidence, in the second cycle of research, Learning Analytics resources were developed and implemented in Amadeus LMS, a learning management system registered under a Software Público Brasileiro license. These resources were tested by potential users, who judged the usability of the artifacts to be satisfactory. The results of this work, therefore, not only show evidence of the benefits of the Learning Analytics approach but also contribute to an integrated solution with a Software Público Brasileiro, which can be used freely as a mechanism to promote Self-Regulated Learning in Flipped Classroom.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas de InformaçãoEngenharia de SoftwareUma abordagem de Learning Analytics para a autorregulação da aprendizagem de estudantes em sala de aula invertidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE João Carlos Sedraz Silva.pdf.jpgTESE João Carlos Sedraz Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29849/5/TESE%20Jo%c3%a3o%20Carlos%20Sedraz%20Silva.pdf.jpg1d733b26ea22dbcafe4f6cad8c1d6060MD55ORIGINALTESE João Carlos Sedraz Silva.pdfTESE João Carlos Sedraz Silva.pdfapplication/pdf12418105https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29849/1/TESE%20Jo%c3%a3o%20Carlos%20Sedraz%20Silva.pdf74fe6fbfb5cab1d58d16dea60f85c6f4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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