Funcionalidade, participação escolar e qualidade de vida de escolares com paralisia cerebral da Rede Pública Municipal do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES NETTO, Afonso Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000jxv2
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34573
Resumo: Diante da necessidade de estudos que avaliem a funcionalidade de escolares com paralisia cerebral (PC) utilizando o modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), essa dissertação teve duas vertentes de trabalho, uma relacionada à participação escolar e outra relacionada à qualidade de vida (QV) de escolares com PC, as quais culminaram em três artigos originais. O objetivo desse estudo foi analisar a funcionalidade, a participação escolar, o grau de independência nas atividades escolares e a qualidade de vida (QV) de escolares com PC, considerando a percepção das mães e dos professores. Trata-se de um estudo observacional exploratório descritivo com mixed design de abordagem quantitativa e qualitativa. Foram utilizados no procedimento de coleta o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), o Gross Motor Function Measure – 88 (GMFM-88), o School Function Assessment (SFA) e o Questionário de Qualidade de Vida da Paralisia Cerebral na versão respondida pelos cuidadores (CPQOL-cuidador). Mães e professores dos escolares com PC foram entrevistados quanto a QV e funcionalidade, respectivamente, de modo que foi realizada análise de conteúdo e codificação das categorias da CIF identificadas nos relatos coletados. O banco de dados foi tabulado no Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0, considerando um Intervalo de Confiança de 95% (p<0,05), utilizando métodos de análise descritiva, teste de correlação de Spearman e testes de diferenças entre médias. Foi verificado que maiores níveis do GMFCS e pior desempenho motor podem implicar negativamente na funcionalidade, participação escolar e QV dos escolares com PC, bem como na saúde do cuidador primário. Os níveis de atividade e participação e fatores contextuais podem influenciar a QV de escolares com PC, segundo relatos maternos. De igual modo, nos relatos dos professores foram pontuadas a variabilidade funcional e a influência de fatores físicos, atitudinais e sociais, ora como facilitadores, ora como barreiras, à funcionalidade do escolar com PC. Além disso, foi possível identificar nos relatos dos professores, a necessidade de um suporte em rede com caráter interdisciplinar voltado à inclusão do escolar com PC.
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Trata-se de um estudo observacional exploratório descritivo com mixed design de abordagem quantitativa e qualitativa. Foram utilizados no procedimento de coleta o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), o Gross Motor Function Measure – 88 (GMFM-88), o School Function Assessment (SFA) e o Questionário de Qualidade de Vida da Paralisia Cerebral na versão respondida pelos cuidadores (CPQOL-cuidador). Mães e professores dos escolares com PC foram entrevistados quanto a QV e funcionalidade, respectivamente, de modo que foi realizada análise de conteúdo e codificação das categorias da CIF identificadas nos relatos coletados. O banco de dados foi tabulado no Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0, considerando um Intervalo de Confiança de 95% (p<0,05), utilizando métodos de análise descritiva, teste de correlação de Spearman e testes de diferenças entre médias. Foi verificado que maiores níveis do GMFCS e pior desempenho motor podem implicar negativamente na funcionalidade, participação escolar e QV dos escolares com PC, bem como na saúde do cuidador primário. Os níveis de atividade e participação e fatores contextuais podem influenciar a QV de escolares com PC, segundo relatos maternos. De igual modo, nos relatos dos professores foram pontuadas a variabilidade funcional e a influência de fatores físicos, atitudinais e sociais, ora como facilitadores, ora como barreiras, à funcionalidade do escolar com PC. Além disso, foi possível identificar nos relatos dos professores, a necessidade de um suporte em rede com caráter interdisciplinar voltado à inclusão do escolar com PC.CAPESGiven the need for studies that evaluate the functionality of students with cerebral palsy (CP) using the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) model, this dissertation had two aspects of work, one related to school participation and the other related to quality of life (QOL) of schoolchildren with CP, which culminated in three original articles. The aim of this study was to analyze the functionality, school participation, degree of independence in school activities and quality of life (QOL) of students with CP, considering the perception of mothers and teachers. This is a descriptive exploratory observational study with mixed design of quantitative and qualitative approach. We used the Gross Motor Function Classification System (GMFCS), the Gross Motor Function Measure - 88 (GMFM-88), the School Function Assessment (SFA) and the Cerebral Palsy Quality of Life Questionnaire. answered by the caregivers (CPQOL-caregiver). Mothers and teachers of students with CP were interviewed regarding QOL and functionality, respectively, so that content analysis and coding of the ICF categories identified in the collected reports were performed. The database was tabulated in the Statistical Package for the Social Science (SPSS) version 20.0, considering a 95% Confidence Interval (p <0.05) using descriptive analysis methods, Spearman correlation test and difference tests. between averages. It was found that higher levels of GMFCS and poorer motor performance may negatively affect the functionality, school participation and QOL of students with CP, as well as the health of the primary caregiver. Activity and participation levels and contextual factors may influence the QoL of students with CP, according to maternal reports. Similarly, in the teachers' reports, functional variability and the influence of physical, attitudinal and social factors were punctuated, sometimes as facilitators, sometimes as barriers, to the functionality of schoolchildren with CP. In addition, it was possible to identify in the teachers' reports the need for interdisciplinary network support aimed at the inclusion of schoolchildren with CP.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FisioterapiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessClassificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúdeServiços de saúde escolarEducação especialSaúde públicaFuncionalidade, participação escolar e qualidade de vida de escolares com paralisia cerebral da Rede Pública Municipal do RecifeFuncionalidade, participação escolar e qualidade de vida de escolares com paralisia cerebral da Rede Pública Municipal do Recife, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Afonso Rodrigues Tavares Netto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Afonso Rodrigues Tavares Netto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34573/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Afonso%20Rodrigues%20Tavares%20Netto.pdf.jpg3b500497bf3527381e444c83abd970a0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Afonso Rodrigues Tavares Netto.pdfDISSERTAÇÃO Afonso Rodrigues Tavares Netto.pdfapplication/pdf2922066https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34573/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Afonso%20Rodrigues%20Tavares%20Netto.pdf12a051d8d10304c8911dda3a254c7d75MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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