Contribuições para o aprimoramento do acesso e visualização da informação em repositórios institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júccia Nathielle do Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13988
Resumo: A ideia do Repositório Institucional (RI) como dispositivo de memória acadêmica surgiu da necessidade de garantir a preservação de publicações, favorecer o intercâmbio de informações e dar visibilidade à produção das instituições, aos seus pesquisadores e aos órgãos de fomento. Porém, a divulgação da produção científica só se efetiva se a informação for disseminada de forma eficaz e adequada para atender ao público em geral, e que propicie fácil acesso, visualização e uso dos diversos documentos. Entretanto, conforme observado, os Repositórios Institucionais apresentam alguns problemas como erros de navegação e usabilidade, poucas atualizações, espaços desorganizados, entre outros. Neste cenário, essa pesquisa objetiva investigar como os pressupostos teóricos e pragmáticos da arquitetura, acessibilidade e usabilidade da informação podem contribuir para aprimorar o acesso e visualização de informações em repositórios institucionais. A metodologia desta pesquisa envolve uma investigação experimental, que faz uso do método de estudos de casos múltiplos, onde cada repositório é analisado separadamente e os resultados finais são comparados. O universo da pesquisa engloba um RI de IFES por capital brasileira. O resultado da avaliação mostrou que todos os RIs possuem problemas de acessibilidade, usabilidade e de interação com o usuário, especialmente no que concerne a funcionalidade de busca, uma das mais importantes nesse tipo de sistema. Além disso, apresentam alguns caminhos confusos na navegação até chegar a um documento. Essa pesquisa possibilita um diagnóstico da realidade de como os repositórios brasileiros estão promovendo o acesso a informação e a interação com os usuários.
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Neste cenário, essa pesquisa objetiva investigar como os pressupostos teóricos e pragmáticos da arquitetura, acessibilidade e usabilidade da informação podem contribuir para aprimorar o acesso e visualização de informações em repositórios institucionais. A metodologia desta pesquisa envolve uma investigação experimental, que faz uso do método de estudos de casos múltiplos, onde cada repositório é analisado separadamente e os resultados finais são comparados. O universo da pesquisa engloba um RI de IFES por capital brasileira. O resultado da avaliação mostrou que todos os RIs possuem problemas de acessibilidade, usabilidade e de interação com o usuário, especialmente no que concerne a funcionalidade de busca, uma das mais importantes nesse tipo de sistema. Além disso, apresentam alguns caminhos confusos na navegação até chegar a um documento. 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