ARM heuristics for F2P mobile games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189
Resumo: A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final.
id UFPE_3135ad90b46585da0322841f36fd5684
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32189
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/4257122217198326http://lattes.cnpq.br/5194437042919213NEVES, André Menezes Marques das2019-09-03T17:15:07Z2019-09-03T17:15:07Z2018-07-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final.Our research is about the development of a set of ARM (acquisition, retention, and monetization) heuristics, as well as an ARM Framework, for F2P (free-to-play) mobile games, to support the game design practice. Thanks to the constant mobile F2P game market growth, the game design techniques related to these kinds of games have been gradually developing. However, in our research, we could not identify a structured set of ARM heuristics related to this specific market, although we have found some best practices, or guidelines, reported in other works, but in a non-structured way. Therefore, to be able to define our set of heuristics, first, we identified what the ARM elements related to F2P mobile games are. To do that, we started the development of an ARM framework structured to support the categories, subcategories, and elements involved. With our developed framework, possessing 59 elements, we used it as a reference to build the first version of our set of heuristics. Then, through literature review and a questionnaire applied to 42 game industry professionals, at the end of our research we had a set of 28 heuristics for F2P mobile games. According to the results from the applied questionnaire, on average, the professionals of the mobile F2P game area agreed with all the heuristics of our final set.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessARMFree-to-playHeurísticasDispositivos móveisARM heuristics for F2P mobile gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.jpgTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/6/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.jpgee92def375d0a30e5ac96fe3044e76f7MD56ORIGINALTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdfTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdfapplication/pdf5075415https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/1/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf6386655fe89a878a82f20a5648700357MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.txtTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain262445https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/5/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.txtf9ce0e69f0cdd997220253be31ec98fcMD55123456789/321892019-10-25 10:41:43.745oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:41:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ARM heuristics for F2P mobile games
title ARM heuristics for F2P mobile games
spellingShingle ARM heuristics for F2P mobile games
MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de
ARM
Free-to-play
Heurísticas
Dispositivos móveis
title_short ARM heuristics for F2P mobile games
title_full ARM heuristics for F2P mobile games
title_fullStr ARM heuristics for F2P mobile games
title_full_unstemmed ARM heuristics for F2P mobile games
title_sort ARM heuristics for F2P mobile games
author MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de
author_facet MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4257122217198326
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5194437042919213
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NEVES, André Menezes Marques das
contributor_str_mv NEVES, André Menezes Marques das
dc.subject.por.fl_str_mv ARM
Free-to-play
Heurísticas
Dispositivos móveis
topic ARM
Free-to-play
Heurísticas
Dispositivos móveis
description A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-03T17:15:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-03T17:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/6/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/1/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/4/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/5/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee92def375d0a30e5ac96fe3044e76f7
6386655fe89a878a82f20a5648700357
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
f9ce0e69f0cdd997220253be31ec98fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310770781847552