ARM heuristics for F2P mobile games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189 |
Resumo: | A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final. |
id |
UFPE_3135ad90b46585da0322841f36fd5684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32189 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/4257122217198326http://lattes.cnpq.br/5194437042919213NEVES, André Menezes Marques das2019-09-03T17:15:07Z2019-09-03T17:15:07Z2018-07-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final.Our research is about the development of a set of ARM (acquisition, retention, and monetization) heuristics, as well as an ARM Framework, for F2P (free-to-play) mobile games, to support the game design practice. Thanks to the constant mobile F2P game market growth, the game design techniques related to these kinds of games have been gradually developing. However, in our research, we could not identify a structured set of ARM heuristics related to this specific market, although we have found some best practices, or guidelines, reported in other works, but in a non-structured way. Therefore, to be able to define our set of heuristics, first, we identified what the ARM elements related to F2P mobile games are. To do that, we started the development of an ARM framework structured to support the categories, subcategories, and elements involved. With our developed framework, possessing 59 elements, we used it as a reference to build the first version of our set of heuristics. Then, through literature review and a questionnaire applied to 42 game industry professionals, at the end of our research we had a set of 28 heuristics for F2P mobile games. According to the results from the applied questionnaire, on average, the professionals of the mobile F2P game area agreed with all the heuristics of our final set.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessARMFree-to-playHeurísticasDispositivos móveisARM heuristics for F2P mobile gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.jpgTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/6/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.jpgee92def375d0a30e5ac96fe3044e76f7MD56ORIGINALTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdfTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdfapplication/pdf5075415https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/1/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf6386655fe89a878a82f20a5648700357MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.txtTESE Marisardo Bezerra de Medeiros Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain262445https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/5/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.txtf9ce0e69f0cdd997220253be31ec98fcMD55123456789/321892019-10-25 10:41:43.745oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:41:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ARM heuristics for F2P mobile games |
title |
ARM heuristics for F2P mobile games |
spellingShingle |
ARM heuristics for F2P mobile games MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de ARM Free-to-play Heurísticas Dispositivos móveis |
title_short |
ARM heuristics for F2P mobile games |
title_full |
ARM heuristics for F2P mobile games |
title_fullStr |
ARM heuristics for F2P mobile games |
title_full_unstemmed |
ARM heuristics for F2P mobile games |
title_sort |
ARM heuristics for F2P mobile games |
author |
MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de |
author_facet |
MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4257122217198326 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5194437042919213 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS FILHO, Marisardo Bezerra de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
NEVES, André Menezes Marques das |
contributor_str_mv |
NEVES, André Menezes Marques das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ARM Free-to-play Heurísticas Dispositivos móveis |
topic |
ARM Free-to-play Heurísticas Dispositivos móveis |
description |
A nossa pesquisa trata do desenvolvimento de um conjunto de heurísticas ARM (aquisição, retenção e monetização), além de um framework ARM, para jogos F2P (free-to-play) em dispositivos móveis, para apoiar o design de jogos. Devido ao constante crescimento do mercado de jogos F2P nas plataformas móveis, as técnicas relacionadas ao seu design vêm gradualmente se desenvolvendo. No entanto, em nossa pesquisa, não conseguimos identificar um conjunto estruturado de heurísticas ARM relacionados a este mercado específico, apesar de termos encontrado algumas melhores práticas, ou diretrizes, relatadas em outros trabalhos, porém de forma não estruturada. Então, para desenvolvermos o nosso conjunto de heurísticas, primeiramente identificamos os elementos ARM relacionados aos jogos F2P para dispositivos móveis. Para isso, iniciamos o desenvolvimento de um framework ARM, que estruturalmente suportasse as categorias, subcategorias, e elementos envolvidos. Com o nosso framework desenvolvido, possuindo 59 elementos, o utilizamos como referência para a formação da primeira versão do nosso conjunto de heurísticas. Então, através da revisão da literatura, e questionário aplicado à 42 profissionais da área, no final da nossa pesquisa obtivemos um conjunto de 28 heurísticas para jogos F2P em dispositivos móveis. Segundo os resultados do questionário realizado, em média, os profissionais da indústria de jogos para dispositivos móveis F2P concordam com todas as heurísticas do nosso conjunto final. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-03T17:15:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-03T17:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/6/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/1/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/4/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32189/5/TESE%20Marisardo%20Bezerra%20de%20Medeiros%20Filho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee92def375d0a30e5ac96fe3044e76f7 6386655fe89a878a82f20a5648700357 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 f9ce0e69f0cdd997220253be31ec98fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1823423331163963392 |