As atividades desenvolvidas pelos servidores das bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco, sob a ótica da Ergonomia Física e Organizacional
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40775 |
Resumo: | As bibliotecas universitárias vêm passando por mudanças ao longo do tempo devido ao progresso tecnológico, e não tem sido diferente para as bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco. Estas, possuem acervo físico e virtual, característica de modelo híbrido. As Tecnologias de Informação e Comunicação são responsáveis por integrar esses dois formatos. Entretanto, a melhoria constante dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica depende do bem-estar dos servidores e de sua relação com as boas condições para trabalhar. Nesta perspectiva, o objetivo desta dissertação foi investigar as implicações das atividades desenvolvidas nas bibliotecas híbridas da UFPE no trabalho e no bem-estar dos servidores, a fim de produzir ferramenta de avaliação do trabalho e da usabilidade dos dispositivos. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, com o uso de questionário eletrônico desenvolvido com a ferramenta Google Forms, em virtude da impossibilidade de realizar pesquisa de campo devido à suspensão de atividades presenciais nas bibliotecas como medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus. Os resultados foram apresentados seguindo as etapas para Análise Ergonômica do Trabalho, e foi possível verificar as atividades reais desenvolvidas pelos servidores, as principais dificuldades percebidas, tais como mobiliário inadequado ou defeituoso, computadores ultrapassados e sem manutenção, iluminação deficiente, carrinho de transporte com defeito, dentre outros. Também foi possível observar características de eficiência do leitor de código de barras, do magnetizador, do desmagnetizador e do carrinho, assim como foi verificado o grau de satisfação dos usuários com esses dispositivos. As características de eficiência, como agilidade, facilidade de uso e esforço requerido, assim como a satisfação dos usuários, trataram-se de métricas propostas para avaliar a usabilidade dos dispositivos utilizados nas bibliotecas híbridas. Com os resultados obtidos, foi desenvolvida uma lista de verificação ergonômica para as bibliotecas da UFPE, como proposta para aplicação em estudos futuros. |
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SOUZA, Ana Beatriz Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/9554601110913830http://lattes.cnpq.br/2183987604151979ALVES, Rosiane Pereira2021-08-04T18:36:14Z2021-08-04T18:36:14Z2021-02-26SOUZA, Ana Beatriz Gomes de. As atividades desenvolvidas pelos servidores das bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco, sob a ótica da Ergonomia Física e Organizacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40775As bibliotecas universitárias vêm passando por mudanças ao longo do tempo devido ao progresso tecnológico, e não tem sido diferente para as bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco. Estas, possuem acervo físico e virtual, característica de modelo híbrido. As Tecnologias de Informação e Comunicação são responsáveis por integrar esses dois formatos. Entretanto, a melhoria constante dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica depende do bem-estar dos servidores e de sua relação com as boas condições para trabalhar. Nesta perspectiva, o objetivo desta dissertação foi investigar as implicações das atividades desenvolvidas nas bibliotecas híbridas da UFPE no trabalho e no bem-estar dos servidores, a fim de produzir ferramenta de avaliação do trabalho e da usabilidade dos dispositivos. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, com o uso de questionário eletrônico desenvolvido com a ferramenta Google Forms, em virtude da impossibilidade de realizar pesquisa de campo devido à suspensão de atividades presenciais nas bibliotecas como medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus. Os resultados foram apresentados seguindo as etapas para Análise Ergonômica do Trabalho, e foi possível verificar as atividades reais desenvolvidas pelos servidores, as principais dificuldades percebidas, tais como mobiliário inadequado ou defeituoso, computadores ultrapassados e sem manutenção, iluminação deficiente, carrinho de transporte com defeito, dentre outros. Também foi possível observar características de eficiência do leitor de código de barras, do magnetizador, do desmagnetizador e do carrinho, assim como foi verificado o grau de satisfação dos usuários com esses dispositivos. As características de eficiência, como agilidade, facilidade de uso e esforço requerido, assim como a satisfação dos usuários, trataram-se de métricas propostas para avaliar a usabilidade dos dispositivos utilizados nas bibliotecas híbridas. Com os resultados obtidos, foi desenvolvida uma lista de verificação ergonômica para as bibliotecas da UFPE, como proposta para aplicação em estudos futuros.The university libraries have been going through changes over time, due to the technological progress, and has not been different for the libraries of Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) [Federal University of Pernambuco]. Currently, they have physical collection and digital collection, features of the hybrid model. And the Information and communications technology (ICT) are responsible for integrating these two formats. Nonetheless, the steady improvement of the offered services to the academic community depends on the workers’ welfare and their labor relations along with good conditions to perform their work. From this perspective, the objective of this dissertation was to investigate the implications of the activities developed at the hybrid libraries of UFPE, work-related and the employees’ wellbeing, in order to produce tools of work evaluation and equipment usability. For this purpose, a descriptive and exploratory research was performed, of a qualitative nature, with an electronic survey form developed with the tool Google Forms, by virtue of the impossibility in executing a field research due to the suspension of in-person activities at the libraries as preventive measures to avoid the spread of the new coronavirus. The results were presented, following the steps to The Ergonomic Work Analysis (EWA), and it was possible to check real activities performed by the employees, the main difficulties detected, such as inappropriate or defective office furniture pieces, outdated computers and without any maintenance, poor lighting, malfunctioning book trolleys, and so forth. It was also possible to observe the efficiency features of the bar code readers, the book magnetizers/demagnetizers and the trolleys, as well as it checked the level of satisfaction of these devices users. The features of efficiency, just as agility, easiness of use and required effort, as well as the satisfaction of users, were the proposed measurements to evaluate the usability of equipment deployed at hybrid libraries. With the obtained results, an ergonomic checklist was designed for UFPE libraries as a proposal for application in future studies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em ErgonomiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessErgonomiaUsabilidadeBibliotecaAs atividades desenvolvidas pelos servidores das bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco, sob a ótica da Ergonomia Física e Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Beatriz Gomes de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Ana Beatriz Gomes de Souza.pdfapplication/pdf4253317https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40775/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Beatriz%20Gomes%20de%20Souza.pdff5a03ecc768c840bdd333015f6f04337MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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