Determinação experimental e predição da pressão de vapor de gasolinas com aditivos oxigenados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6883 |
Resumo: | Várias propriedades são consideradas para a produção de combustíveis. Um das propriedades fisicas mais importantes da gasolina é a pressão de vapor, que juntamente com a destilação, define a volatilidade da gasolina que é um fator importante para o bom desempenho do motor. Compostos oxigenados são acrescentados à gasolina para aumentar sua octanagem e promover a redução da emissão de gases poluentes. Esses aditivos também afetam outras propriedades do combustível e o efeito é diferenciado dependendo da quantidade de oxigenado adicionado. Estes efeitos são de es?veciaul importância para o desempenho de uma nova tendência de motores desenvolvidos para operar com um combustível de qualquer proporção de gasolina e etanol, conhecido como flex fuel.Este trabalho de dissertação tem como objetivo estudar o efeito do etanol nas propriedades mais importantes para o desempenho da gasolina como combustível automotivo, tais como: curvas de destilação, octanagem, densidade e pressão de vapor, por apresentarem?se altamente suscetíveis à presença de um composto polar como o etanol, e também realizar a predição da pressão de vapor destas misturas. Inicialmente, foi determinado o mínimo de dados de caracterização da gasolina tipo A, incluindo análises do tipo PIANO (teor de parafinas, iso?parafinas, aromáticos, naftênicos e olefinas). Foram realizadas as seguintes análises: pressão de vapor com base no método ASTM D 6378 em várias temperaturas (20 a 80'C), destilação, octanagem e densidade das misturas de gasolina e etanol em toda faixa de concentração. Com base na termodinâmica aplicada, foi proposta uma metodologia para predição de pressão de vapor das misturas de gasolina e etanol. Nesta etapa foram empregados os dados de caracterização da gasolina e os dados experimentais medidos para fins de predição da pressão de vapor por meio do modelo de coeficientes de atividade NRTL. Os dados de pressão de vapor, destilação, octanagern e densidade das misturas de gasolina e etanol medidos neste trabalho mostram que a adição de etanol na gasolina afeta significativamente todas essas propriedades.Nos cálculos da pressão de vapor foi utilizado o método y?0 para a formulação do equilíbrio líquido?vapor. A mistura foi considerada binária e a flise vapor foi considerada ideal. Para o cálculo da pressão de saturação usou?se a correlação DIPPR. Para o cálculo dos coeficientes de atividade da fase líquida utilizou?se o modelo NRTL, onde foram estimados os parâmetros de interação intermolecular e os parâmetros de não?aleatoriedade. Com o modelo NRTL foi possível representar a pressão de vapor das misturas de gasolina e etanol estudadas dentro do desvio experimental esperado, em toda faixa de concentração e na maioria das temperaturas analisadas |
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Janete Fechine Cruz, MariaStragevitch, Luiz 2014-06-12T18:08:10Z2014-06-12T18:08:10Z2003Janete Fechine Cruz, Maria; Stragevitch, Luiz. Determinação experimental e predição da pressão de vapor de gasolinas com aditivos oxigenados. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6883Várias propriedades são consideradas para a produção de combustíveis. Um das propriedades fisicas mais importantes da gasolina é a pressão de vapor, que juntamente com a destilação, define a volatilidade da gasolina que é um fator importante para o bom desempenho do motor. Compostos oxigenados são acrescentados à gasolina para aumentar sua octanagem e promover a redução da emissão de gases poluentes. Esses aditivos também afetam outras propriedades do combustível e o efeito é diferenciado dependendo da quantidade de oxigenado adicionado. Estes efeitos são de es?veciaul importância para o desempenho de uma nova tendência de motores desenvolvidos para operar com um combustível de qualquer proporção de gasolina e etanol, conhecido como flex fuel.Este trabalho de dissertação tem como objetivo estudar o efeito do etanol nas propriedades mais importantes para o desempenho da gasolina como combustível automotivo, tais como: curvas de destilação, octanagem, densidade e pressão de vapor, por apresentarem?se altamente suscetíveis à presença de um composto polar como o etanol, e também realizar a predição da pressão de vapor destas misturas. Inicialmente, foi determinado o mínimo de dados de caracterização da gasolina tipo A, incluindo análises do tipo PIANO (teor de parafinas, iso?parafinas, aromáticos, naftênicos e olefinas). 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Com o modelo NRTL foi possível representar a pressão de vapor das misturas de gasolina e etanol estudadas dentro do desvio experimental esperado, em toda faixa de concentração e na maioria das temperaturas analisadasporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCombustíveisGasolinaAditivos oxigenadosFlexDeterminação experimental e predição da pressão de vapor de gasolinas com aditivos oxigenadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo8070_1.pdf.jpgarquivo8070_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1478https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6883/4/arquivo8070_1.pdf.jpgbb9f3615262899c20ff08c30a1f4d94fMD54ORIGINALarquivo8070_1.pdfapplication/pdf1378506https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6883/1/arquivo8070_1.pdfbfb7148e043e05ce730f504df8b778abMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6883/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo8070_1.pdf.txtarquivo8070_1.pdf.txtExtracted texttext/plain184700https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/6883/3/arquivo8070_1.pdf.txt6b5a8293c5ae353238695f7c18958a4cMD53123456789/68832019-10-25 13:26:36.049oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:26:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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