Rotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000dz0x
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227
Resumo: Tendo como eixo a visualidade, apresento um projeto artístico equivalente à dis- sertação, da linha de pesquisa em processos criativos de Artes Visuais. Com o intuito de destacar em meu processo criativo a importância do caráter cíclico da vida, busquei inspiração no Livro Avalovara de Osman Lins e no filme An- tes da Chuva (Before the Rain) de Milcho Manchevski para guiar as narrativas visuais. Por outro lado, meu processo criativo segue os ensinamentos de Mar- co Buti e Alberto Tassinari, os quais, respectivamente, tratam do olhar generoso e das colagens temporárias/efêmeras no fazer fotográfico. Durante a pesquisa, ao passo que eu procurei desenvolver meu próprio pensamento artístico, cria- dor e estético desenvolvi, ainda, uma reflexão, utilizando a metodologia ana- lógica, sobre o fazer criativo da fotógrafa Telma Saraiva, que teve uma profícua produção fotográfica na cidade do Crato, região do Cariri, Ceará, e se tornou notória por uma série de autorretratos fantasiada de personagens de filmes hollywoodianos, utilizando a técnica de fotopintura de uma forma peculiar.
id UFPE_35f292426c5f7c81df9d3b87ba4e3720
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49227
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9006488092612849http://lattes.cnpq.br/2919589905571219ASSUMPÇÃO, Flora Romanelli2023-03-01T11:41:14Z2023-03-01T11:41:14Z2022-02-16SIMPLÍCIO, Elizabeth. Rotas. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227ark:/64986/001300000dz0xTendo como eixo a visualidade, apresento um projeto artístico equivalente à dis- sertação, da linha de pesquisa em processos criativos de Artes Visuais. Com o intuito de destacar em meu processo criativo a importância do caráter cíclico da vida, busquei inspiração no Livro Avalovara de Osman Lins e no filme An- tes da Chuva (Before the Rain) de Milcho Manchevski para guiar as narrativas visuais. Por outro lado, meu processo criativo segue os ensinamentos de Mar- co Buti e Alberto Tassinari, os quais, respectivamente, tratam do olhar generoso e das colagens temporárias/efêmeras no fazer fotográfico. Durante a pesquisa, ao passo que eu procurei desenvolver meu próprio pensamento artístico, cria- dor e estético desenvolvi, ainda, uma reflexão, utilizando a metodologia ana- lógica, sobre o fazer criativo da fotógrafa Telma Saraiva, que teve uma profícua produção fotográfica na cidade do Crato, região do Cariri, Ceará, e se tornou notória por uma série de autorretratos fantasiada de personagens de filmes hollywoodianos, utilizando a técnica de fotopintura de uma forma peculiar.CAPESHaving visuality as its axis, I present an artistic project equivalent to the disser- tation, from the line of research on creative processes of Visual Arts. In order to highlight in my creative process the importance of the cyclical character of life, I looked for inspiration in the book Avalovara by Osman Lins and in the film Antes da Chuva (Before the Rain) by Milcho Manchevski to guide the visual narratives. On the other hand, my creative process follows the teachings of Marco Buti and Alberto Tassinari, who, respectively, deal with the generous gaze and temporary/ ephemeral collages in photographic making. During the research, while I tried to develop my own artistic, creative and aesthetic thinking, I also developed a reflec- tion, using the analogical methodology, on the creative work of the photographer Telma Saraiva, who had a fruitful photographic production in the city of Crato, region of Cariri, Ceará, and became famous for a series of self-portraits dressed as characters from Hollywood films, using the technique of photopainting in a peculiar way.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArtes VisuaisFotografiaTelma SaraivaCratoLinguagem VisualRotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdfDISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdfapplication/pdf7121592https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizabeth%20de%20Carvalho%20Simplicio.pdf6833543b67feced3280668abbe2c518fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdf.txtDISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdf.txtExtracted texttext/plain89505https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizabeth%20de%20Carvalho%20Simplicio.pdf.txtf161df5401a91ef31d988a64ebb710c0MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1124https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizabeth%20de%20Carvalho%20Simplicio.pdf.jpg6cf3770e3bbb29c9fda685cafac1f36bMD55123456789/492272023-03-02 02:15:35.232oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-03-02T05:15:35Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rotas
title Rotas
spellingShingle Rotas
SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho
Artes Visuais
Fotografia
Telma Saraiva
Crato
Linguagem Visual
title_short Rotas
title_full Rotas
title_fullStr Rotas
title_full_unstemmed Rotas
title_sort Rotas
author SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho
author_facet SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9006488092612849
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2919589905571219
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ASSUMPÇÃO, Flora Romanelli
contributor_str_mv ASSUMPÇÃO, Flora Romanelli
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Fotografia
Telma Saraiva
Crato
Linguagem Visual
topic Artes Visuais
Fotografia
Telma Saraiva
Crato
Linguagem Visual
description Tendo como eixo a visualidade, apresento um projeto artístico equivalente à dis- sertação, da linha de pesquisa em processos criativos de Artes Visuais. Com o intuito de destacar em meu processo criativo a importância do caráter cíclico da vida, busquei inspiração no Livro Avalovara de Osman Lins e no filme An- tes da Chuva (Before the Rain) de Milcho Manchevski para guiar as narrativas visuais. Por outro lado, meu processo criativo segue os ensinamentos de Mar- co Buti e Alberto Tassinari, os quais, respectivamente, tratam do olhar generoso e das colagens temporárias/efêmeras no fazer fotográfico. Durante a pesquisa, ao passo que eu procurei desenvolver meu próprio pensamento artístico, cria- dor e estético desenvolvi, ainda, uma reflexão, utilizando a metodologia ana- lógica, sobre o fazer criativo da fotógrafa Telma Saraiva, que teve uma profícua produção fotográfica na cidade do Crato, região do Cariri, Ceará, e se tornou notória por uma série de autorretratos fantasiada de personagens de filmes hollywoodianos, utilizando a técnica de fotopintura de uma forma peculiar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-01T11:41:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-01T11:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIMPLÍCIO, Elizabeth. Rotas. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000dz0x
identifier_str_mv SIMPLÍCIO, Elizabeth. Rotas. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
ark:/64986/001300000dz0x
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizabeth%20de%20Carvalho%20Simplicio.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizabeth%20de%20Carvalho%20Simplicio.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49227/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elizabeth%20de%20Carvalho%20Simplicio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6833543b67feced3280668abbe2c518f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
f161df5401a91ef31d988a64ebb710c0
6cf3770e3bbb29c9fda685cafac1f36b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172803448537088