Navegação em jogos digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3403 |
Resumo: | Nos últimos anos, o faturamento da indústria de jogos digitais tem sido superior ao da indústria cinematográfica americana. No Brasil, empresas especializadas na criação de tais produtos têm crescido significativamente. Assim, é necessário investimento em pesquisas que auxiliem o processo de design de jogos brasileiros para que eles sejam competitivos com os do mercado internacional. Os ambientes dos jogos eletrônicos estão repletos de sinais de navegabilidade que influenciam o processo de deslocamento dos usuários, por isso, falhas que comprometam o avanço do jogador impedirão que ele conclua o jogo, frustrando-o. Norman (2005) afirma que a disposição dos elementos em um espaço sugere uma ação a ser tomada pelo indivíduo. Além disso, o estudo da navegação em ambientes reais tem contribuído para o aperfeiçoamento do design de sistemas de navegação em ambientes virtuais, como websites, por exemplo. Partindo desses argumentos, o objetivo dessa pesquisa é comparar a navegação em ambientes reais e em jogos digitais através das informações visuais navegacionais, disponíveis em tais ambientes, e das ferramentas utilizadas no processo de navegação. Essa é uma pesquisa descritiva e exploratória, com análise qualitativa dos dados. Para sua realização, analisamos dezessete jogos no intuito de identificarmos os componentes navegacionais utilizados nos mesmos. Através dos resultados dessa análise, somados à revisão da literatura, identificamos quinze parâmetros para comparação da navegação em ambientes físicos e em jogos digitais. A discussão dessa comparação proporcionou a sugestão de cinco critérios passíveis de serem utilizados no balanceamento do sistema de navegação em jogos digitais. Concluímos que existem mais diferenças do que comunalidades nos aspectos referentes à navegação em ambientes reais e em games. No entanto, os resultados apontam que a comparação dos dois ambientes é bastante proveitosa para compreensão e adequação dos sistemas de navegação em jogos digitais. Observar o mundo físico é uma perspectiva bastante enriquecedora já que a arquitetura convencional tem evoluído ao longo dos anos e pode contribuir para que o usuário crie identificação com o cenário do jogo. Por fim, ressaltamos que os jogos digitais são ambientes virtuais que inspiram criatividade. Muitos elementos utilizados nesses ambientes não podem ser experimentados no ambiente real. Desse modo, cabe ao designer apreender os conceitos e ferramentas para criação de cenários consistentes e navegáveis, que sejam, ao mesmo tempo, inusitados, surpreendentes e provocativos |
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Moura Barbosa Lima e Silva, DinaraMenezes Marques das Neves, André 2014-06-12T16:30:48Z2014-06-12T16:30:48Z2007Moura Barbosa Lima e Silva, Dinara; Menezes Marques das Neves, André. Navegação em jogos digitais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3403Nos últimos anos, o faturamento da indústria de jogos digitais tem sido superior ao da indústria cinematográfica americana. No Brasil, empresas especializadas na criação de tais produtos têm crescido significativamente. Assim, é necessário investimento em pesquisas que auxiliem o processo de design de jogos brasileiros para que eles sejam competitivos com os do mercado internacional. Os ambientes dos jogos eletrônicos estão repletos de sinais de navegabilidade que influenciam o processo de deslocamento dos usuários, por isso, falhas que comprometam o avanço do jogador impedirão que ele conclua o jogo, frustrando-o. Norman (2005) afirma que a disposição dos elementos em um espaço sugere uma ação a ser tomada pelo indivíduo. Além disso, o estudo da navegação em ambientes reais tem contribuído para o aperfeiçoamento do design de sistemas de navegação em ambientes virtuais, como websites, por exemplo. Partindo desses argumentos, o objetivo dessa pesquisa é comparar a navegação em ambientes reais e em jogos digitais através das informações visuais navegacionais, disponíveis em tais ambientes, e das ferramentas utilizadas no processo de navegação. Essa é uma pesquisa descritiva e exploratória, com análise qualitativa dos dados. Para sua realização, analisamos dezessete jogos no intuito de identificarmos os componentes navegacionais utilizados nos mesmos. Através dos resultados dessa análise, somados à revisão da literatura, identificamos quinze parâmetros para comparação da navegação em ambientes físicos e em jogos digitais. A discussão dessa comparação proporcionou a sugestão de cinco critérios passíveis de serem utilizados no balanceamento do sistema de navegação em jogos digitais. Concluímos que existem mais diferenças do que comunalidades nos aspectos referentes à navegação em ambientes reais e em games. No entanto, os resultados apontam que a comparação dos dois ambientes é bastante proveitosa para compreensão e adequação dos sistemas de navegação em jogos digitais. Observar o mundo físico é uma perspectiva bastante enriquecedora já que a arquitetura convencional tem evoluído ao longo dos anos e pode contribuir para que o usuário crie identificação com o cenário do jogo. Por fim, ressaltamos que os jogos digitais são ambientes virtuais que inspiram criatividade. Muitos elementos utilizados nesses ambientes não podem ser experimentados no ambiente real. Desse modo, cabe ao designer apreender os conceitos e ferramentas para criação de cenários consistentes e navegáveis, que sejam, ao mesmo tempo, inusitados, surpreendentes e provocativosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNavegaçãoJogos digitaisAmbientes reais.Navegação em jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo4367_1.pdf.jpgarquivo4367_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3403/4/arquivo4367_1.pdf.jpg1985ff94a4ab5ab4079eddf07315cc0eMD54ORIGINALarquivo4367_1.pdfapplication/pdf5745689https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3403/1/arquivo4367_1.pdfc2f6cb10b158b7d815af58a65669a210MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3403/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo4367_1.pdf.txtarquivo4367_1.pdf.txtExtracted texttext/plain275975https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3403/3/arquivo4367_1.pdf.txt7c54334d53113d3182f79ae939e8585eMD53123456789/34032019-10-25 03:00:43.725oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3403Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:00:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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