Modelo conceitual de ambiente de aprendizagem adequado a práticas com blended learning para escolas de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARMENTO, Thaísa Francis César Sampaio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29851
Resumo: O foco principal desta pesquisa é desenvolver um Modelo Conceitual de Ambiente de Aprendizagem adequado a práticas de blended learning para escolas de ensino médio, para tanto dotado de inovações em Design de interiores. Estuda-se a mudança de paradigma educacional do ensino tradicional, inicialmente centrado no professor, que ocorre numa configuração de sala de aula preparada apenas para atividades expositivas, para uma nova abordagem – colaborativa e centrada nos usuários – em que o ambiente de aprendizagem acolhe os usuários, de modo a contribuir positivamente com a sua aprendizagem, por meio de recursos tecnológicos, adequação ergonômica e satisfação emocional. A pesquisa é conduzida pelo método de Design Science Research (Dresch et al., 2015), em triangulação com métodos de análise e projetação ergonômicas – Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído, MEAC (Villarouco, 2009) e as etapas de projetação ergonômicas de Attaianese e Duca (2012). A revisão de literatura é baseada em estudos sobre a ambiência escolar, padrões construtivos consolidados em ambientes escolares, inovação em ambientes de aprendizagem, e parâmetros de qualidade, conforto e ergonomia em ambientes de aprendizagem. A abordagem em design é de cunho participativo, a fim de envolver os usuários – os estudantes, os professores e os especialistas – no processo de elaboração do Modelo Conceitual, desde a etapa de concepção inicial, até contribuições e ajustes finais. A pesquisa assume um desenho majoritariamente qualitativo, e foi realizada em cinco fases distintas: a primeira fase foi de revisão de literatura e elaboração do referencial teórico. A segunda fase foi de desenvolvimento do método de pesquisa, seleção de técnicas e elaboração de instrumentos de coleta e análise de dados. A terceira fase, de coleta de dados observacionais, foi realizada em duas escolas de ensino médio - o Liceo Statale Don Lorenzo Milani, em Nápoles, na Itália, e a Escola Técnica Cícero Dias, em Recife, no Brasil. A quarta fase consistiu na concepção e no desenvolvimento do Modelo Conceitual de Ambiente de Aprendizagem, assim como na sua avaliação junto à usuários e especialistas. As avaliações qualitativas e quantitativas geraram contribuições e ajustes, que foram compilados na quinta fase, destinada a elaboração de resultados finais. Os resultados encontrados apontaram para uma avaliação positiva das propostas apresentadas. Ao final, a pesquisadora analisou o processo de design desenvolvido, os produtos gerados na tese e o atendimento às questões iniciais da pesquisa. Foram gerados quatro produtos principais que contribuem em implicações práticas para novos projetos arquitetônicos e de design de interiores, funcionando como referência para o dimensionamento, a especificação de elementos, de mobiliário e de equipamentos de ambientes escolares.
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A pesquisa é conduzida pelo método de Design Science Research (Dresch et al., 2015), em triangulação com métodos de análise e projetação ergonômicas – Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído, MEAC (Villarouco, 2009) e as etapas de projetação ergonômicas de Attaianese e Duca (2012). A revisão de literatura é baseada em estudos sobre a ambiência escolar, padrões construtivos consolidados em ambientes escolares, inovação em ambientes de aprendizagem, e parâmetros de qualidade, conforto e ergonomia em ambientes de aprendizagem. A abordagem em design é de cunho participativo, a fim de envolver os usuários – os estudantes, os professores e os especialistas – no processo de elaboração do Modelo Conceitual, desde a etapa de concepção inicial, até contribuições e ajustes finais. A pesquisa assume um desenho majoritariamente qualitativo, e foi realizada em cinco fases distintas: a primeira fase foi de revisão de literatura e elaboração do referencial teórico. A segunda fase foi de desenvolvimento do método de pesquisa, seleção de técnicas e elaboração de instrumentos de coleta e análise de dados. A terceira fase, de coleta de dados observacionais, foi realizada em duas escolas de ensino médio - o Liceo Statale Don Lorenzo Milani, em Nápoles, na Itália, e a Escola Técnica Cícero Dias, em Recife, no Brasil. A quarta fase consistiu na concepção e no desenvolvimento do Modelo Conceitual de Ambiente de Aprendizagem, assim como na sua avaliação junto à usuários e especialistas. As avaliações qualitativas e quantitativas geraram contribuições e ajustes, que foram compilados na quinta fase, destinada a elaboração de resultados finais. Os resultados encontrados apontaram para uma avaliação positiva das propostas apresentadas. Ao final, a pesquisadora analisou o processo de design desenvolvido, os produtos gerados na tese e o atendimento às questões iniciais da pesquisa. Foram gerados quatro produtos principais que contribuem em implicações práticas para novos projetos arquitetônicos e de design de interiores, funcionando como referência para o dimensionamento, a especificação de elementos, de mobiliário e de equipamentos de ambientes escolares.The focus of this research is to develop a Conceptual Model of Learning Environment suitable for blended learning practices for secondary schools, within it is enriched of interior design innovations. It was studied a paradigm modification of traditional education, initially teacher- centered, which occurs in a classroom configuration prepared only for expository activity. It is proposed an environment design for a new approach, based on collaborative and student-centered style, in which the environment involves users, in a positive way of contribution to their learning, through technological resources offer, ergonomic adequacy and emotional satisfaction. The research is conducted by the Design Science Research method (Dresch et al. 2015), in triangulation with methods for analysis and ergonomic design – Ergonomic Methodology for the Built Environment, MEAC (Villarouco, 2009) and the ergonomic design steps of Attaianese & Duca (2012). The literature review was based on studies about the school ambience, constructive patterns in school environments, innovation in learning environments, and quality, comfort and ergonomics parameters for learning environments. The design approach involves participatory techniques to include the users - students’ and teachers’ participation, from initial conception stage up to contributions and final adjustments. Also, experts were involved in the conceptual model design process. Mainly, the research assumes a qualitative framework, and it was held in five distinct phases: the first phase was a revision of literature and elaboration of the theoretical benchmark. The second phase was the development of the method, the selection of techniques and the elaboration of tools to collect and analysis data. The third phase was an observational data collection, that was taken place at two high schools: Liceo Statale Don Lorenzo Milani in Naples, Italy, and at Cicero Dias Technical School in Recife, Brazil. The fourth phase consisted of conceptual model conception and development, as well as its evaluation through users’ and specialists’ considerations. Both qualitative and quantitative evaluations generated contributions and adjustments, which were assembled in the fifth phase, intended to present final results. The results founded pointed to a positive assessment of the proposals presented. Towards the end, the researcher analyzed the hole design process done, the products generated in the thesis and the answers to the initial questions of this research. Four main products have been generated. They contribute as practical implications to architectural and design fields, precisely about interior design of learning environments parameters for dimensioning and selecting building elements, furniture and equipment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAmbiente de aprendizagemErgonomia do ambiente construídoDesign de interioresDesign Science ResearchModelo conceitual de ambiente de aprendizagem adequado a práticas com blended learning para escolas de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Thaisa Francis César Sampaio Sarmento.pdf.jpgTESE Thaisa Francis César Sampaio Sarmento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29851/5/TESE%20Thaisa%20Francis%20C%c3%a9sar%20Sampaio%20Sarmento.pdf.jpgbb5f5ce003ae87ff2c64538b7f5f1fa9MD55ORIGINALTESE Thaisa Francis César Sampaio Sarmento.pdfTESE Thaisa Francis César Sampaio Sarmento.pdfapplication/pdf7100552https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29851/1/TESE%20Thaisa%20Francis%20C%c3%a9sar%20Sampaio%20Sarmento.pdf01bccca68b0cc0f1c981e9ce053ffcccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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