Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000001m53
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55207
Resumo: O atual trabalho tem como objetivo aplicar a metodologia DFSS (Design for Six Sigma) a um estudo térmico do cabeçote de um motor de combustão interna (MCI) comercial. Este estudo visa realizar uma simulação térmica CFD 3D para duas condições do motor, naturalmente aspirado e em seguida sobrealimentado e, a partir disso, comparar a temperatura para saber se o motor sobrealimentado suportaria os esforços térmicos. Depois da obtenção do mapa térmico para ambas as condições de trabalho, foi aplicado uma otimização na região de pico de temperatura do cabeçote aplicando a metodologia DFSS. As simulações CFD 3D realizadas no trabalho foram obtidas através do software Star-CCM+, ferramenta numérica utilizada para simulação CFD, que permitiu realizar uma simulação CHT (Conjugate Heat Transfer) do motor, por meio da qual é possível calcular o escoamento do fluido da camisa d’água ao mesmo tempo em que as temperaturas dos componentes sólidos do motor são obtidas, e computando também a interação entre os dois domínios. O motor utilizado para estudo foi o EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, que através de uma parceria entre UFPE e FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obteve-se o modelo CAD do problema. As condições de contorno do sistema foram definidas a partir de pesquisa de trabalhos publicados em periódicos e através de uma simulação termo fluída 1D, que foi apresentada em um de mestrado desenvolvido no PPGEM- UFPE. Os resultados obtidos na simulação do motor sobrealimentado indicam que o cabeçote possui uma região com altas temperaturas, obtendo um aumento de temperatura de 39°C para a condição sobrealimentada. A partir da localização e do valor do pico de temperatura foi possível definir onde a otimização DFSS do sistema irá ocorrer e assim escolher os parâmetros de controle. Foram então definidos oito fatores de controle e a quantidade de variáveis de cada um. Por fim, a otimização permitiu com que o pico de temperatura chegasse a um valor de 14°C inferior que a condição naturalmente aspirada, além de expor outras configurações de parâmetros que permitiu manter a temperatura da condição sobrealimenta inferior da condição naturalmente aspirada.
id UFPE_39224d34cb4991f5c8e2bd0a138d1f54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55207
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/3272240456825918http://lattes.cnpq.br/5940127221480832http://lattes.cnpq.br/8239712503695923HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge RecarteCOSTA, José Ângelo Peixoto da2024-02-27T17:29:32Z2024-02-27T17:29:32Z2023-06-14ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira. Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55207ark:/64986/0013000001m53O atual trabalho tem como objetivo aplicar a metodologia DFSS (Design for Six Sigma) a um estudo térmico do cabeçote de um motor de combustão interna (MCI) comercial. Este estudo visa realizar uma simulação térmica CFD 3D para duas condições do motor, naturalmente aspirado e em seguida sobrealimentado e, a partir disso, comparar a temperatura para saber se o motor sobrealimentado suportaria os esforços térmicos. Depois da obtenção do mapa térmico para ambas as condições de trabalho, foi aplicado uma otimização na região de pico de temperatura do cabeçote aplicando a metodologia DFSS. As simulações CFD 3D realizadas no trabalho foram obtidas através do software Star-CCM+, ferramenta numérica utilizada para simulação CFD, que permitiu realizar uma simulação CHT (Conjugate Heat Transfer) do motor, por meio da qual é possível calcular o escoamento do fluido da camisa d’água ao mesmo tempo em que as temperaturas dos componentes sólidos do motor são obtidas, e computando também a interação entre os dois domínios. O motor utilizado para estudo foi o EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, que através de uma parceria entre UFPE e FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obteve-se o modelo CAD do problema. As condições de contorno do sistema foram definidas a partir de pesquisa de trabalhos publicados em periódicos e através de uma simulação termo fluída 1D, que foi apresentada em um de mestrado desenvolvido no PPGEM- UFPE. Os resultados obtidos na simulação do motor sobrealimentado indicam que o cabeçote possui uma região com altas temperaturas, obtendo um aumento de temperatura de 39°C para a condição sobrealimentada. A partir da localização e do valor do pico de temperatura foi possível definir onde a otimização DFSS do sistema irá ocorrer e assim escolher os parâmetros de controle. Foram então definidos oito fatores de controle e a quantidade de variáveis de cada um. Por fim, a otimização permitiu com que o pico de temperatura chegasse a um valor de 14°C inferior que a condição naturalmente aspirada, além de expor outras configurações de parâmetros que permitiu manter a temperatura da condição sobrealimenta inferior da condição naturalmente aspirada.CNPqThe current work has the goal to apply the DFSS (Design for Six Sigma) methodology to an engine head thermal study of a commercial internal combustion engine (ICM). This study aims to perform a 3D CFD thermal simulation for two engine conditions, naturally aspirated and then supercharged, and from there, compare the temperature to find out if the supercharged engine would withstand the thermal stresses. After obtaining the heat map for both working conditions, an optimization will be applied in the head temperature peak region using the DFSS methodology. The 3D CFD simulations performed in this paper were obtained through the Star- CCM+ software, a numerical tool used for CFD simulation, which allowed performing a CHT (Conjugate Heat Transfer) simulation of the engine, through which it is possible to calculate the water jacket flow at the same time that the temperatures of the engine solid components are obtained, and also computing the interaction between the two domains. The engine used for the study was the EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, which through a partnership between UFPE and FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obtained the engine CAD. The system boundary conditions were defined based on research published in journals and through a 1D thermofluid simulation, which was presented in a master's degree developed at PPGEM-UFPE. The results obtained in the simulation of the supercharged engine indicate that the cylinder head has a region with high temperatures, obtaining a temperature increase of 39°C for the supercharged condition. From the location and value of the temperature peak, it was possible to define where the DFSS optimization of the system will occur and thus choose the control parameters. Eight control factors and the variables quantity for each were then defined. Finally, the optimization allowed the peak temperature to reach a value of 14°C lower than the naturally aspirated condition, in addition to exposing other parameter settings that allowed keeping the temperature of the supercharged condition lower than the naturally aspirated condition.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia mecânicaSimulaçãoCFDStar-CCM+Design for six sigmaTemperatura do cabeçote do motorOtimizaçãoAplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdfTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdfapplication/pdf4071735https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/1/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf6241dc585ac3d848f4b458d6f3aa9b4aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdf.txtTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain218304https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/4/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf.txt67f8c60fa8420a9b13d9c7c08b604c7aMD54THUMBNAILTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdf.jpgTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/5/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf.jpg2e6e62c4fd663ddc0e7dd060e7cae9ccMD55123456789/552072024-02-28 02:28:41.797oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-02-28T05:28:41Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
title Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
spellingShingle Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira
Engenharia mecânica
Simulação
CFD
Star-CCM+
Design for six sigma
Temperatura do cabeçote do motor
Otimização
title_short Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
title_full Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
title_fullStr Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
title_sort Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
author ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira
author_facet ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3272240456825918
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5940127221480832
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8239712503695923
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv COSTA, José Ângelo Peixoto da
contributor_str_mv HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte
COSTA, José Ângelo Peixoto da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Simulação
CFD
Star-CCM+
Design for six sigma
Temperatura do cabeçote do motor
Otimização
topic Engenharia mecânica
Simulação
CFD
Star-CCM+
Design for six sigma
Temperatura do cabeçote do motor
Otimização
description O atual trabalho tem como objetivo aplicar a metodologia DFSS (Design for Six Sigma) a um estudo térmico do cabeçote de um motor de combustão interna (MCI) comercial. Este estudo visa realizar uma simulação térmica CFD 3D para duas condições do motor, naturalmente aspirado e em seguida sobrealimentado e, a partir disso, comparar a temperatura para saber se o motor sobrealimentado suportaria os esforços térmicos. Depois da obtenção do mapa térmico para ambas as condições de trabalho, foi aplicado uma otimização na região de pico de temperatura do cabeçote aplicando a metodologia DFSS. As simulações CFD 3D realizadas no trabalho foram obtidas através do software Star-CCM+, ferramenta numérica utilizada para simulação CFD, que permitiu realizar uma simulação CHT (Conjugate Heat Transfer) do motor, por meio da qual é possível calcular o escoamento do fluido da camisa d’água ao mesmo tempo em que as temperaturas dos componentes sólidos do motor são obtidas, e computando também a interação entre os dois domínios. O motor utilizado para estudo foi o EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, que através de uma parceria entre UFPE e FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obteve-se o modelo CAD do problema. As condições de contorno do sistema foram definidas a partir de pesquisa de trabalhos publicados em periódicos e através de uma simulação termo fluída 1D, que foi apresentada em um de mestrado desenvolvido no PPGEM- UFPE. Os resultados obtidos na simulação do motor sobrealimentado indicam que o cabeçote possui uma região com altas temperaturas, obtendo um aumento de temperatura de 39°C para a condição sobrealimentada. A partir da localização e do valor do pico de temperatura foi possível definir onde a otimização DFSS do sistema irá ocorrer e assim escolher os parâmetros de controle. Foram então definidos oito fatores de controle e a quantidade de variáveis de cada um. Por fim, a otimização permitiu com que o pico de temperatura chegasse a um valor de 14°C inferior que a condição naturalmente aspirada, além de expor outras configurações de parâmetros que permitiu manter a temperatura da condição sobrealimenta inferior da condição naturalmente aspirada.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-27T17:29:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-27T17:29:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira. Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55207
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000001m53
identifier_str_mv ALVES, Luiz Otávio Ferrão Teixeira. Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
ark:/64986/0013000001m53
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/1/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/4/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/5/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6241dc585ac3d848f4b458d6f3aa9b4a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
67f8c60fa8420a9b13d9c7c08b604c7a
2e6e62c4fd663ddc0e7dd060e7cae9cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172691674529792