Aplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3D
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Resumo: | O atual trabalho tem como objetivo aplicar a metodologia DFSS (Design for Six Sigma) a um estudo térmico do cabeçote de um motor de combustão interna (MCI) comercial. Este estudo visa realizar uma simulação térmica CFD 3D para duas condições do motor, naturalmente aspirado e em seguida sobrealimentado e, a partir disso, comparar a temperatura para saber se o motor sobrealimentado suportaria os esforços térmicos. Depois da obtenção do mapa térmico para ambas as condições de trabalho, foi aplicado uma otimização na região de pico de temperatura do cabeçote aplicando a metodologia DFSS. As simulações CFD 3D realizadas no trabalho foram obtidas através do software Star-CCM+, ferramenta numérica utilizada para simulação CFD, que permitiu realizar uma simulação CHT (Conjugate Heat Transfer) do motor, por meio da qual é possível calcular o escoamento do fluido da camisa d’água ao mesmo tempo em que as temperaturas dos componentes sólidos do motor são obtidas, e computando também a interação entre os dois domínios. O motor utilizado para estudo foi o EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, que através de uma parceria entre UFPE e FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obteve-se o modelo CAD do problema. As condições de contorno do sistema foram definidas a partir de pesquisa de trabalhos publicados em periódicos e através de uma simulação termo fluída 1D, que foi apresentada em um de mestrado desenvolvido no PPGEM- UFPE. Os resultados obtidos na simulação do motor sobrealimentado indicam que o cabeçote possui uma região com altas temperaturas, obtendo um aumento de temperatura de 39°C para a condição sobrealimentada. A partir da localização e do valor do pico de temperatura foi possível definir onde a otimização DFSS do sistema irá ocorrer e assim escolher os parâmetros de controle. Foram então definidos oito fatores de controle e a quantidade de variáveis de cada um. Por fim, a otimização permitiu com que o pico de temperatura chegasse a um valor de 14°C inferior que a condição naturalmente aspirada, além de expor outras configurações de parâmetros que permitiu manter a temperatura da condição sobrealimenta inferior da condição naturalmente aspirada. |
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Este estudo visa realizar uma simulação térmica CFD 3D para duas condições do motor, naturalmente aspirado e em seguida sobrealimentado e, a partir disso, comparar a temperatura para saber se o motor sobrealimentado suportaria os esforços térmicos. Depois da obtenção do mapa térmico para ambas as condições de trabalho, foi aplicado uma otimização na região de pico de temperatura do cabeçote aplicando a metodologia DFSS. As simulações CFD 3D realizadas no trabalho foram obtidas através do software Star-CCM+, ferramenta numérica utilizada para simulação CFD, que permitiu realizar uma simulação CHT (Conjugate Heat Transfer) do motor, por meio da qual é possível calcular o escoamento do fluido da camisa d’água ao mesmo tempo em que as temperaturas dos componentes sólidos do motor são obtidas, e computando também a interação entre os dois domínios. O motor utilizado para estudo foi o EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, que através de uma parceria entre UFPE e FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obteve-se o modelo CAD do problema. As condições de contorno do sistema foram definidas a partir de pesquisa de trabalhos publicados em periódicos e através de uma simulação termo fluída 1D, que foi apresentada em um de mestrado desenvolvido no PPGEM- UFPE. Os resultados obtidos na simulação do motor sobrealimentado indicam que o cabeçote possui uma região com altas temperaturas, obtendo um aumento de temperatura de 39°C para a condição sobrealimentada. A partir da localização e do valor do pico de temperatura foi possível definir onde a otimização DFSS do sistema irá ocorrer e assim escolher os parâmetros de controle. Foram então definidos oito fatores de controle e a quantidade de variáveis de cada um. Por fim, a otimização permitiu com que o pico de temperatura chegasse a um valor de 14°C inferior que a condição naturalmente aspirada, além de expor outras configurações de parâmetros que permitiu manter a temperatura da condição sobrealimenta inferior da condição naturalmente aspirada.CNPqThe current work has the goal to apply the DFSS (Design for Six Sigma) methodology to an engine head thermal study of a commercial internal combustion engine (ICM). This study aims to perform a 3D CFD thermal simulation for two engine conditions, naturally aspirated and then supercharged, and from there, compare the temperature to find out if the supercharged engine would withstand the thermal stresses. After obtaining the heat map for both working conditions, an optimization will be applied in the head temperature peak region using the DFSS methodology. The 3D CFD simulations performed in this paper were obtained through the Star- CCM+ software, a numerical tool used for CFD simulation, which allowed performing a CHT (Conjugate Heat Transfer) simulation of the engine, through which it is possible to calculate the water jacket flow at the same time that the temperatures of the engine solid components are obtained, and also computing the interaction between the two domains. The engine used for the study was the EtorQ 1.6 SOHC Flex-Fuel, which through a partnership between UFPE and FCA (Fiat Chrysler Automóveis) obtained the engine CAD. The system boundary conditions were defined based on research published in journals and through a 1D thermofluid simulation, which was presented in a master's degree developed at PPGEM-UFPE. The results obtained in the simulation of the supercharged engine indicate that the cylinder head has a region with high temperatures, obtaining a temperature increase of 39°C for the supercharged condition. From the location and value of the temperature peak, it was possible to define where the DFSS optimization of the system will occur and thus choose the control parameters. Eight control factors and the variables quantity for each were then defined. Finally, the optimization allowed the peak temperature to reach a value of 14°C lower than the naturally aspirated condition, in addition to exposing other parameter settings that allowed keeping the temperature of the supercharged condition lower than the naturally aspirated condition.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia mecânicaSimulaçãoCFDStar-CCM+Design for six sigmaTemperatura do cabeçote do motorOtimizaçãoAplicação da metodologia DFSS para análise térmica do cabeçote do motor ETORQ 1.6 sobrealimentado utilizando um modelo CFD 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdfTESE Luiz Otávio Ferrão Teixeira Alves.pdfapplication/pdf4071735https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55207/1/TESE%20Luiz%20Ot%c3%a1vio%20Ferr%c3%a3o%20Teixeira%20Alves.pdf6241dc585ac3d848f4b458d6f3aa9b4aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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