A influência do calendário eleitoral na inscrição, cancelamento e pagamentos de restos a pagar : evidências em municípios brasileiros
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38527 |
Resumo: | A literatura de ciclos políticos orçamentários aborda que os gestores públicos possuem incentivos para aumentarem gastos públicos ou alterarem a sua composição em períodos estratégicos, visando alcançarem objetivos eleitorais. Uma das ferramentas utilizadas para esse propósito são os restos a pagar. Como o impacto das decisões dos prefeitos só estará disponível para os eleitores no período seguinte, esses políticos podem utilizar estratégias fiscais – como inscrição, cancelamento, pagamento de restos a pagar – para evitarem que o equilíbrio fiscal do período corrente seja prejudicado e, assim, postergarem o desembolso para o ano pós-eleitoral, uma decisão que não prejudicaria o desempenho atual e, por conseguinte, o recebimento de votos. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de verificar a influência do calendário eleitoral na utilização dos restos a pagar e os seus desdobramentos nos resultados eleitorais dos municípios brasileiros. A população do estudo abrangeu os municípios que possuem mais de 50.000 habitantes, em decorrência da indisponibilidade de dados sobre restos a pagar dos demais municípios, o que totalizou 665 municípios. Adotou-se uma amostra probabilística estratificada proporcional e foram selecionados 400 municípios no período de 2011 a 2018, considerando dois períodos eleitorais (2012 e 2016). Para a análise dos dados foram utilizados o software Stata, a estatística descritiva e uma regressão linear múltipla, utilizando a técnica de dados em painel. Com base nas estimações realizadas, a pesquisa constatou que o calendário eleitoral exerce influência significativa na inscrição, cancelamento e pagamento de restos a pagar. Como primeira contribuição, observou-se um comportamento de aumento nos anos pré-eleitorais e diminuição nos anos pós-eleitorais na conta de restos a pagar, o que confirma a sinalização do comportamento de ajuste nas eleições. Além disso, foi identificado um aumento elevado no cancelamento de restos a pagar no período pós-eleitoral, indicando a possibilidade de inscrição de valores que poderiam ter sido dispensados no período eleitoral. Constatou-se também que prefeitos em primeiro mandato recorrem politicamente à conta de restos a pagar como forma alternativa de convencer os votantes da sua capacidade de governar, visando, assim, aumentar as chances de reeleição. Com relação às variáveis políticas, a mudança de gestor público apresentou uma relação negativa, pois os gestores de primeiro mandato utilizam mais restos a pagar como sinalização ao eleitorado, visando à reeleição. Já para a variável de coligação, não foi possível obter significância estatística nos modelos realizados, resultado que pode ser explicado pela dificuldade e volatilidade das relações de coligações em níveis municipais no país. Por outro lado, a variável de alinhamento partidário se mostrou significante para os cargos de governador e presidente nos modelos realizados. O resultado evidencia que quando existe alinhamento entre as gestões municipal, governamental e federal, os prefeitos inscrevem mais os restos a pagar, ou seja, quando existe esse alinhamento, há uma facilidade na execução das emendas orçamentárias e ocorre um aumento na conta de restos a pagar. Na perspectiva ideológica, os resultados obtidos demonstraram significância estatística, levando-se em consideração as preferências dos partidos políticos sobre os objetivos econômicos, e os partidos de esquerda utilizaram mais restos a pagar do que os partidos de direita. Esse resultado converge com a literatura no sentido de que, para os partidos de esquerda, o equilíbrio das contas é a última prioridade. O estudo também contribui para o debate da relevância dos restos a pagar nas contas públicas municipais e os seus impactos nos resultados eleitorais dos municípios. |
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Como o impacto das decisões dos prefeitos só estará disponível para os eleitores no período seguinte, esses políticos podem utilizar estratégias fiscais – como inscrição, cancelamento, pagamento de restos a pagar – para evitarem que o equilíbrio fiscal do período corrente seja prejudicado e, assim, postergarem o desembolso para o ano pós-eleitoral, uma decisão que não prejudicaria o desempenho atual e, por conseguinte, o recebimento de votos. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de verificar a influência do calendário eleitoral na utilização dos restos a pagar e os seus desdobramentos nos resultados eleitorais dos municípios brasileiros. A população do estudo abrangeu os municípios que possuem mais de 50.000 habitantes, em decorrência da indisponibilidade de dados sobre restos a pagar dos demais municípios, o que totalizou 665 municípios. Adotou-se uma amostra probabilística estratificada proporcional e foram selecionados 400 municípios no período de 2011 a 2018, considerando dois períodos eleitorais (2012 e 2016). Para a análise dos dados foram utilizados o software Stata, a estatística descritiva e uma regressão linear múltipla, utilizando a técnica de dados em painel. Com base nas estimações realizadas, a pesquisa constatou que o calendário eleitoral exerce influência significativa na inscrição, cancelamento e pagamento de restos a pagar. Como primeira contribuição, observou-se um comportamento de aumento nos anos pré-eleitorais e diminuição nos anos pós-eleitorais na conta de restos a pagar, o que confirma a sinalização do comportamento de ajuste nas eleições. Além disso, foi identificado um aumento elevado no cancelamento de restos a pagar no período pós-eleitoral, indicando a possibilidade de inscrição de valores que poderiam ter sido dispensados no período eleitoral. 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O resultado evidencia que quando existe alinhamento entre as gestões municipal, governamental e federal, os prefeitos inscrevem mais os restos a pagar, ou seja, quando existe esse alinhamento, há uma facilidade na execução das emendas orçamentárias e ocorre um aumento na conta de restos a pagar. Na perspectiva ideológica, os resultados obtidos demonstraram significância estatística, levando-se em consideração as preferências dos partidos políticos sobre os objetivos econômicos, e os partidos de esquerda utilizaram mais restos a pagar do que os partidos de direita. Esse resultado converge com a literatura no sentido de que, para os partidos de esquerda, o equilíbrio das contas é a última prioridade. O estudo também contribui para o debate da relevância dos restos a pagar nas contas públicas municipais e os seus impactos nos resultados eleitorais dos municípios.CAPESThe literature on political budget cycles addresses that public managers have incentives to increase public spending or change its composition in strategic periods in order to achieve electoral objectives. One of the tools used for this purpose is the remaining accounts payable. As the impact of mayors' decisions will only be available to voters in the following period, politicians may use tax strategies, such as registration, cancellation, remaining accounts payable, to prevent the current period's fiscal balance from being damaged; postponing, thus, disbursement to the post-election year, a decision that does not affect current performance and, therefore, the receipt of votes. In this sense, this study aimed to verify the influence of the electoral calendar on the use of the remaining accounts payable and its consequences on the electoral results of Brazilian municipalities. The study’s population covered municipalities with more than 50,000 inhabitants, due to the unavailability of data on remaining accounts payable from the other municipalities, which totals 665 municipalities. A proportional stratified probability sample was adopted, and 400 municipalities were selected in the period from 2011 to 2018, considering two electoral periods (2012 and 2016). For data analysis, Stata software, descriptive statistics and multiple linear regression using the panel data technique were used. Based on the estimates held, the survey found that the electoral calendar has a significant influence on the registration, cancellation and remaining accounts payable. As a first contribution, there was an increase behavior in the pre-electoral years and a decrease in the post-electoral years in the balance of remaining accounts payable, which confirms the signs of the adjustment behavior in the elections. In addition, a high increase in the cancellation of remaining accounts payable in the post-election period was identified, indicating the possibility of registering values that could have been waived in the election period. It was also found that mayors in the first term politically appeal to the remaining accounts payable as an alternative way to convince voters of their ability to govern, thus, aiming to increase their chances of reelection. With regard to political variables, the shift of public manager presented a negative relation, because first-term managers use more remaining accounts payable as a signal to the electorate, aiming at their re-election. As for the coalition variable, it was not possible to obtain statistical significance in the models performed; this result may be explained by the difficulty and volatility of coalition relations at municipality levels in the country. On the other hand, the party alignment variable proved to be significant for both the positions of governor and president in the models performed. The result shows that when this alignment between the municipal, governmental and federal management exists, mayors register more the remaining accounts payable; that is, when this alignment exists, it is easier to execute budgetary amendments and there is an increase in the remaining accounts payable. In the ideological perspective, the obtained results presented statistical significance. Taking into account the preferences of political parties over economic objectives, the parties on the left used more remaining accounts payable than the parties on the right. This result converges with the literature in the sense that, for left parties, the accounts balance is the last priority. The study also contributes to the debate on the relevance of remaining accounts payable in municipality public accounts and their impact on municipality election results.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias ContabeisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOrçamento municipalEleições municipais – Brasil – CalendárioContabilidade públicaDespesa pública - AdministraçãoA influência do calendário eleitoral na inscrição, cancelamento e pagamentos de restos a pagar : evidências em municípios brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Robson Pereira Coelho.pdfDISSERTAÇÃO Robson Pereira Coelho.pdfapplication/pdf1129200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38527/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Robson%20Pereira%20Coelho.pdf20d24c57e43322ff22abf27c752c53deMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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