Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHIHANHE, Adriano Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005qb5
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455
Resumo: As empresas juniores de Pernambuco constituem segmento de empresas com alto potencial para o desenvolvimento econômico e social por interligarem as Instituições de Ensino Superior com o mercado. A pesquisa visa analisar a contribuição da articulação em rede na criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores das IES de Pernambuco. O estudo é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, e teve como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, com dados coletados por meio das entrevistas semiestruturados dirigidas aos gestores das empresas juniores. A análise de conteúdo foi a técnica usada para analisar os dados, associado à análise das redes por meio do software UCINET 64. Os resultados da pesquisa, revelam que empresas juniores pesquisadas, são entidades civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes, e se dedicam à prestação de serviços de consultoria nas diversas áreas. São espaços de aprendizagem prática e complementar aos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A rede das empresas juniores estudadas revela eficiência na geração de ideias essenciais para o desenvolvimento de inovações, pela troca de conhecimentos, experiências e recursos complementares. Os resultados revelam que o federalismo, constitui o mecanismo de cooperação entre as empresas juniores das IES de Pernambuco. As relações de cooperação são de natureza formal, e informais quando envolvem empresas seniores parceiras que prestam assessoria. A rede é caracterizada por pouca densidade, e uma empresa com poder de centralidade. Em relação à abertura, as empresas pouco cooperam de forma direta com organizações externas, sendo que, o contato é possibilitado pela federação e confederação através de eventos e Portal Brasil Júnior. A cooperação entre as empresas juniores, contribui para a criatividade e inovação, pois permite a troca de visões, experiências e conhecimentos sobre a gestão organizacional e processos, que cada organização aprimora e adequa dentro da sua empresa. A gestão da criatividade e inovação é efetivada através de capacitações, mentorias, liberdade para propôr ideias e participação de todos membros nas atividades das empresas. A cooperação entre as empresas juniores resulta não na competitividade das empresas, mas sim na coopetividade, resultando na execução conjunto de projetos, indicação de projetos, capacitações, troca de informações, conhecimentos que geram soluções aprimoradas para o mercado, permitindo a entrega de soluções completas e na sobrevivência das empresas juniores no mercado.
id UFPE_3b79763327e359ef46d046e2e55731ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/41455
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CHIHANHE, Adriano Carloshttp://lattes.cnpq.br/4827828921429550http://lattes.cnpq.br/1042906766573631BARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva2021-10-27T18:28:40Z2021-10-27T18:28:40Z2021-04-27CHIHANHE, Adriano Carlos. Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores: a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455ark:/64986/0013000005qb5As empresas juniores de Pernambuco constituem segmento de empresas com alto potencial para o desenvolvimento econômico e social por interligarem as Instituições de Ensino Superior com o mercado. A pesquisa visa analisar a contribuição da articulação em rede na criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores das IES de Pernambuco. O estudo é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, e teve como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, com dados coletados por meio das entrevistas semiestruturados dirigidas aos gestores das empresas juniores. A análise de conteúdo foi a técnica usada para analisar os dados, associado à análise das redes por meio do software UCINET 64. Os resultados da pesquisa, revelam que empresas juniores pesquisadas, são entidades civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes, e se dedicam à prestação de serviços de consultoria nas diversas áreas. São espaços de aprendizagem prática e complementar aos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A rede das empresas juniores estudadas revela eficiência na geração de ideias essenciais para o desenvolvimento de inovações, pela troca de conhecimentos, experiências e recursos complementares. Os resultados revelam que o federalismo, constitui o mecanismo de cooperação entre as empresas juniores das IES de Pernambuco. As relações de cooperação são de natureza formal, e informais quando envolvem empresas seniores parceiras que prestam assessoria. A rede é caracterizada por pouca densidade, e uma empresa com poder de centralidade. Em relação à abertura, as empresas pouco cooperam de forma direta com organizações externas, sendo que, o contato é possibilitado pela federação e confederação através de eventos e Portal Brasil Júnior. A cooperação entre as empresas juniores, contribui para a criatividade e inovação, pois permite a troca de visões, experiências e conhecimentos sobre a gestão organizacional e processos, que cada organização aprimora e adequa dentro da sua empresa. A gestão da criatividade e inovação é efetivada através de capacitações, mentorias, liberdade para propôr ideias e participação de todos membros nas atividades das empresas. A cooperação entre as empresas juniores resulta não na competitividade das empresas, mas sim na coopetividade, resultando na execução conjunto de projetos, indicação de projetos, capacitações, troca de informações, conhecimentos que geram soluções aprimoradas para o mercado, permitindo a entrega de soluções completas e na sobrevivência das empresas juniores no mercado.PROAFRIThe junior companies of Pernambuco constitute a segment of companies with high potential forneconomic and social development by interconnecting higher education institutions with the market. The research aims to analyze the contribution of networking in the creativity, innovation and competitiveness of junior companies of higher education institutions of Pernambuco. The study is of an applied, exploratory, descriptive and qualitative nature, and the research strategy was the study of multiple cases, with data collected through semi-structured interviews directed to managers of junior companies. Content analysis was the technique used to analyze the data, associated with network analysis using the UCINET 64 software. The results of the research reveal that junior companies surveyed, are civil entities, non-profit, managed by students, and are dedicated to the provision of consulting services in the various areas. They are spaces for practical learning and complementary to theoretical knowledge and the development of entrepreneurial skills. The network of junior companies studied reveals efficiency in the generation of essential ideas for the development of innovations, through the exchange of complementary knowledge, experiences and resources. The results reveal that federalism is the mechanism of cooperation between the junior companies of the HEIs of Pernambuco. Cooperation relationships are formal in nature, and informal when they involve senior partner companies that provide advice. The network is characterized by low density, and a company with centrality power. Regarding the opening, companies cooperate little directly with external organizations, and contact is made possible by the federation and confederation through events and Portal Brasil Júnior. Cooperation between junior companies contributes to creativity and innovation, as it allows the exchange of views, experiences and knowledge about organizational management and processes, which each organization improves and adapts within its company. The management of creativity and innovation is carried out through training, mentoring, freedom to propose ideas and participation of all members in the activities of companies. The cooperation between junior companies results not in the competitiveness of companies, but in co-optivity, resulting in the joint execution of projects, indication of projects, training, exchange of information, knowledge that generates improved solutions for the market, allowing the delivery of complete solutions and the survival of junior companies in the market.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCooperaçãoCriatividade empresarialInovaçãoAnálise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdfDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdfapplication/pdf1823998https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf09db64f436b4e8a133973e76da8cc5b7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdf.txtDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdf.txtExtracted texttext/plain274289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf.txt541dc5d9613ee82b1921596c94f99829MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf.jpg9b998533cc407d5f684f212b5807f465MD55123456789/414552021-10-28 02:12:58.751oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-10-28T05:12:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
title Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
spellingShingle Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
CHIHANHE, Adriano Carlos
Cooperação
Criatividade empresarial
Inovação
title_short Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
title_full Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
title_fullStr Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
title_full_unstemmed Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
title_sort Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
author CHIHANHE, Adriano Carlos
author_facet CHIHANHE, Adriano Carlos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4827828921429550
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1042906766573631
dc.contributor.author.fl_str_mv CHIHANHE, Adriano Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva
contributor_str_mv BARROSO, Henrique César Muzzio de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Criatividade empresarial
Inovação
topic Cooperação
Criatividade empresarial
Inovação
description As empresas juniores de Pernambuco constituem segmento de empresas com alto potencial para o desenvolvimento econômico e social por interligarem as Instituições de Ensino Superior com o mercado. A pesquisa visa analisar a contribuição da articulação em rede na criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores das IES de Pernambuco. O estudo é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, e teve como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, com dados coletados por meio das entrevistas semiestruturados dirigidas aos gestores das empresas juniores. A análise de conteúdo foi a técnica usada para analisar os dados, associado à análise das redes por meio do software UCINET 64. Os resultados da pesquisa, revelam que empresas juniores pesquisadas, são entidades civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes, e se dedicam à prestação de serviços de consultoria nas diversas áreas. São espaços de aprendizagem prática e complementar aos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A rede das empresas juniores estudadas revela eficiência na geração de ideias essenciais para o desenvolvimento de inovações, pela troca de conhecimentos, experiências e recursos complementares. Os resultados revelam que o federalismo, constitui o mecanismo de cooperação entre as empresas juniores das IES de Pernambuco. As relações de cooperação são de natureza formal, e informais quando envolvem empresas seniores parceiras que prestam assessoria. A rede é caracterizada por pouca densidade, e uma empresa com poder de centralidade. Em relação à abertura, as empresas pouco cooperam de forma direta com organizações externas, sendo que, o contato é possibilitado pela federação e confederação através de eventos e Portal Brasil Júnior. A cooperação entre as empresas juniores, contribui para a criatividade e inovação, pois permite a troca de visões, experiências e conhecimentos sobre a gestão organizacional e processos, que cada organização aprimora e adequa dentro da sua empresa. A gestão da criatividade e inovação é efetivada através de capacitações, mentorias, liberdade para propôr ideias e participação de todos membros nas atividades das empresas. A cooperação entre as empresas juniores resulta não na competitividade das empresas, mas sim na coopetividade, resultando na execução conjunto de projetos, indicação de projetos, capacitações, troca de informações, conhecimentos que geram soluções aprimoradas para o mercado, permitindo a entrega de soluções completas e na sobrevivência das empresas juniores no mercado.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-27T18:28:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-27T18:28:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHIHANHE, Adriano Carlos. Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores: a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000005qb5
identifier_str_mv CHIHANHE, Adriano Carlos. Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores: a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
ark:/64986/0013000005qb5
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41455/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriano%20Carlos%20Chihanhe.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09db64f436b4e8a133973e76da8cc5b7
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
541dc5d9613ee82b1921596c94f99829
9b998533cc407d5f684f212b5807f465
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172732411707392