Desafios e potencialidades da educação e gestão ambiental participativa na área de proteção ambiental aldeia Beberibe, PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Danielle Alencar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000b625
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12364
Resumo: A criação da Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe é representativo da política de conservação adotada pelo Brasil, país megadiverso, que carrega consigo uma importância mundial estratégica nesse contexto. Entretanto, também são megadiversos os entraves para que tal conservação seja realizada em toda sua potencialidade. Entre tais entraves está a participação da população local no processo de gestão ambiental. A comunidade escolar desponta como uma promissora alternativa para possibilitar e potencializar a participação da população local. Sendo assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de natureza, meio ambiente e educação ambiental dos docentes e gestores das escolas estaduais inseridas na APA Aldeia Beberibe, identificando as potencialidades e desafios que a comunidade escolar apresenta para estimular a participação cidadã e a construção de uma educação (ambiental) contextualizada e vivencial. A pesquisa revelou que todas as seis escolas estaduais pesquisadas desenvolvem iniciativas em educação ambiental, contudo a maioria destas ainda é pontual e teórica. A ecopedagogia mostrou-se apropriada para as peculiaridades locais, bem como propostas como a Terapia Comunitária Integrativa, a educação vivencial e a formação em redes.
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Sendo assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de natureza, meio ambiente e educação ambiental dos docentes e gestores das escolas estaduais inseridas na APA Aldeia Beberibe, identificando as potencialidades e desafios que a comunidade escolar apresenta para estimular a participação cidadã e a construção de uma educação (ambiental) contextualizada e vivencial. A pesquisa revelou que todas as seis escolas estaduais pesquisadas desenvolvem iniciativas em educação ambiental, contudo a maioria destas ainda é pontual e teórica. A ecopedagogia mostrou-se apropriada para as peculiaridades locais, bem como propostas como a Terapia Comunitária Integrativa, a educação vivencial e a formação em redes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAPA Aldeia BeberibeGestão ambientalEcopedagogiaEducação ambientalParticipação comunitáriaComunidade escolarDesafios e potencialidades da educação e gestão ambiental participativa na área de proteção ambiental aldeia Beberibe, PE.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Danielli Alencar Dantas.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Danielli Alencar Dantas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12364/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Danielli%20Alencar%20Dantas.pdf.jpga91486eb3ec7c1a48a65704c982abd5aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Danielli Alencar Dantas.pdfDISSERTAÇÃO Danielli Alencar Dantas.pdfapplication/pdf2181942https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12364/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Danielli%20Alencar%20Dantas.pdf89ce37ff9e48d234c26afe85bbbd14c3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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