Planejamento de rede de transporte urbano e os centros atratores de viagens: uma perspectiva de otimização baseada em redes de Petri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Katarini Wanini Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000040b9
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29678
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de análise de desempenho e otimização para linhas de transporte público que atendem a centros atratores de viagens (CAVs). Esses locais da cidade correspondem aos nós mais densos da rede de transporte urbano, devido à intensa demanda de viagens. A ferramenta deve avaliar a linha em relação aos principais aspectos de qualidade, do ponto de vista dos usuários: confiabilidade do serviço, conforto e tempo de viagem. O tema abordado é justificado pelo fato de que a melhoria nos sistemas de transporte público é essencial em quaisquer estratégias que visem melhorar a mobilidade urbana. A análise de desempenho permite ao planejamento dos transportes identificar pontos positivos e negativos da operação e avaliação do impacto de possíveis intervenções. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, que indicaram as variáveis a serem testadas e o modelo adequado para a análise, e coleta de dados em campo. Foi, então, elaborado um modelo de simulação em redes de Petri estocásticas generalizadas utilizando-se o software timeNET. O modelo foi aplicado à linha BRT 1976 – Pelópidas (PCR), que atende ao principal CAV da Região Metropolitana do Recife, o centro do Recife. O modelo demonstrou ser efetivamente capaz de representar o comportamento do sistema, apresentando elevado poder de explicação. Foi considerado nesta análise o horário de pico da manhã, para o qual os resultados sugerem que a linha apresenta desempenho satisfatório, no entanto, há possibilidade de otimizar o tempo de viagem. A linha alcança 24,70 km/h, no sentido subúrbio-cidade, que apresenta maior demanda, e 29,15 km/h, no sentido cidade-subúrbio. A avaliação de cenários indica que o principal impedimento para que a linha atinja uma velocidade operacional ainda maior é a quantidade de semáforos na área central, além da ausência de faixa exclusiva para os coletivos. No que se refere à confiabilidade e ao conforto, simulou-se a operação com diferentes frequências e comprovou-se que a frequência atual, de 6 minutos, garante a qualidade do serviço. A partir deste estudo, conclui-se que o uso de redes de Petri pode agregar ao estudo dos transportes meios formais de modelagem matemática simples e útil para verificação do comportamento de sistemas frente a modificações operacionais ou físicas. Testes que seriam impraticáveis no sistema real podem ser exaustivamente repetidos com diversas configurações diferentes com o auxílio do modelo.
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A análise de desempenho permite ao planejamento dos transportes identificar pontos positivos e negativos da operação e avaliação do impacto de possíveis intervenções. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, que indicaram as variáveis a serem testadas e o modelo adequado para a análise, e coleta de dados em campo. Foi, então, elaborado um modelo de simulação em redes de Petri estocásticas generalizadas utilizando-se o software timeNET. O modelo foi aplicado à linha BRT 1976 – Pelópidas (PCR), que atende ao principal CAV da Região Metropolitana do Recife, o centro do Recife. O modelo demonstrou ser efetivamente capaz de representar o comportamento do sistema, apresentando elevado poder de explicação. Foi considerado nesta análise o horário de pico da manhã, para o qual os resultados sugerem que a linha apresenta desempenho satisfatório, no entanto, há possibilidade de otimizar o tempo de viagem. A linha alcança 24,70 km/h, no sentido subúrbio-cidade, que apresenta maior demanda, e 29,15 km/h, no sentido cidade-subúrbio. A avaliação de cenários indica que o principal impedimento para que a linha atinja uma velocidade operacional ainda maior é a quantidade de semáforos na área central, além da ausência de faixa exclusiva para os coletivos. No que se refere à confiabilidade e ao conforto, simulou-se a operação com diferentes frequências e comprovou-se que a frequência atual, de 6 minutos, garante a qualidade do serviço. A partir deste estudo, conclui-se que o uso de redes de Petri pode agregar ao estudo dos transportes meios formais de modelagem matemática simples e útil para verificação do comportamento de sistemas frente a modificações operacionais ou físicas. Testes que seriam impraticáveis no sistema real podem ser exaustivamente repetidos com diversas configurações diferentes com o auxílio do modelo.FACEPEThis dissertation aims at the development of a performance analysis and optimization tool for public transport lines that serve travel generation hubs (TGHs). These places of the city correspond to the denser nodes of the urban transport network, due to the intense trip demand. The tool should evaluate the line in relation to the main aspects of quality from the point of view of users: service reliability, comfort and travel time. The issue addressed is justified by the fact that improvement in public transport systems is essential in any strategy aimed at improving urban mobility. Performance analysis allows transport planning to identify positive and negative aspects of the operation and evaluate the impact of possible interventions. We carried out bibliographic research, which indicated the variables to be tested and the proper model for the analysis, and data collection in the field. A simulation model was then developed in generalized stochastic Petri nets using the timeNET software. The model was applied to the BRT line 1976 - Pelópidas (PCR), which serves the main TGH of the Metropolitan Region of Recife, the Recife downtown. The model showed to be effectively able to represent the behavior of the system, presenting high explanation power. In this analysis, the morning peak hour was considered, for which the results suggest that the line presents a satisfactory performance, however, it is still possible to optimize the travel time. The line reaches 24.70 km/h, in the suburb-city direction, which presents greater demand, and 29.15 km/h, in the city-suburb direction. The scenario assessment indicates that the main impediment for the line to reach an even higher operational speed is the number of traffic lights in the central area, in addition to the absence of an exclusive bus lane. Regarding reliability and comfort, the operation was simulated with different frequencies and it was verified that the current frequency, of 6 minutes, guarantees the quality of the service. From this research, it is concluded that the use Petri nets can add to transport studies formal means of simple and useful mathematical modeling to verify the behavior of the systems facing operational or physical changes. Tests that would be impractical in the real system can be extensively repeated with several different configurations with the aid of the model.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilAnálise de desempenhoTransporte públicoBRTRedes de PetriSimulaçãoPlanejamento de rede de transporte urbano e os centros atratores de viagens: uma perspectiva de otimização baseada em redes de Petriinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Katarini Wanini Gonçalves de Araújo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Katarini Wanini Gonçalves de Araújo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29678/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Katarini%20Wanini%20Gon%c3%a7alves%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpged729bb2deb688f368a91a11b42ed902MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Katarini Wanini Gonçalves de Araújo.pdfDISSERTAÇÃO Katarini Wanini Gonçalves de Araújo.pdfapplication/pdf3960162https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29678/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Katarini%20Wanini%20Gon%c3%a7alves%20de%20Ara%c3%bajo.pdf5cd3670a2dbd3b54359a999a59aa9c3dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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