Modelo de serviço de vídeo baseado em CORBA para suportar um ambiente www de educação à distancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Rogério Patrício Chagas do
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000ss6s
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2555
Resumo: A sinergia entre a Internet e a Multimídia promete novas metáforas e paradigmas nos campos da propaganda, comunicação, comércio e treinamento. Nosso interesse em particular é verificar essa influência para o desenvolvimento de um ambiente computacional de suporte a aplicações multimídia de Educação a Distância, utilizando a World Wide Web. Em particular, um serviço de vídeo baseado no padrão CORBA (Common Object Request Broker Architecture), middleware para suporte a aplicações distribuídas. Como aplicações multimídia podem ser distribuídas pela Web e suportadas por CORBA? Respondemos a essa e outras questões quando descrevemos os principais protocolos de comunicação e apresentamos as tecnologias subjacentes a uma aplicação de educação a distância distribuída pela Web. Apresentamos conceitos de middleware, APIs e serviços de vídeo para melhor entendermos a nova tendência no paradigma da programação orientada a objetos: os objetos distribuídos. Relatamos os principais padrões emergentes para o efetivo uso de aplicações baseadas em objetos distribuídos: Java RMI, EJB, DCOM e CORBA. Primeiro mostramos a relação entre CORBA e a Web descrevendo o protocolo IIOP e sua função. Descrevemos os protocolos RTP, RTCP, RTSP e RSVP como alternativas à distribuição de conteúdo multimídia em aplicações de tempo real. E discutimos o projeto Internet2 como catalisador de novas aplicações denominadas "avançadas" abordando duas tecnologias emergentes: o protocolo IPng e a tecnologia ATM. Abordaremos os dois principais paradigmas para a transmissão de vídeo: Vídeo sob Demanda (VoD Video on Demand), usado em sistemas de TV a cabo e em bibliotecas digitais virtuais; e Videoconferência, usada em encontros organizacionais, tele-audiências judiciais, aplicações de telemedicina e Educação a Distância (EAD), baseadas na Web ou não. Detalhamos os principais modelos de Videoconferência, quais são: Videoconferência em Grupo (Room Videoconferencing) e Videoconferência Pessoal (Desktop Videoconferencing). Outro aspecto importante na transmissão de vídeo é a forma de transmissão de vídeo em uma rede de computadores. Analisamos as transmissões Unicast, Multicast e Broadcast mostrando as aplicações mais usuais na Web. Destacamos a necessidade de uma plataforma distribuída mostrando por que a flexibilidade, escalabilidade e abertura são características desejáveis para uma solução efetivamente distribuída. E mostramos a distribuição como uma questão que ainda precisa ser resolvida. Fazemos uma análise do estado da arte mostrando algumas falhas. Explicamos por que é mais apropriada a videoconferência pessoal para as aplicações de educação a distância baseadas na Internet, relatando as vantagens e desvantagens da videoconferência pessoal e em grupo. Definimos o escopo dos recursos e funcionalidades que uma aplicação de videoconferência pessoal distribuída deverá prover associando essas características a um cenário "desejável" para uma aplicação de educação a distância. O nosso trabalho define a arquitetura e modelo de um serviço de vídeo aberto, suportado por CORBA, voltado para aplicações de educação a distância. O modelo descrito integra a semântica do cenário apresentado, os módulos e as interfaces necessárias ao estabelecimento e controle do fluxo (stream) de vídeo. Mostramos a arquitetura do serviço de vídeo proposto e sua relação com aplicações multimídia para a educação a distância que utilizem vídeo sob demanda e videoconferência pessoal pela Web. Por fim, contribuímos com indicações para o projeto do serviço de vídeo proposto nesta dissertação
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Como aplicações multimídia podem ser distribuídas pela Web e suportadas por CORBA? Respondemos a essa e outras questões quando descrevemos os principais protocolos de comunicação e apresentamos as tecnologias subjacentes a uma aplicação de educação a distância distribuída pela Web. Apresentamos conceitos de middleware, APIs e serviços de vídeo para melhor entendermos a nova tendência no paradigma da programação orientada a objetos: os objetos distribuídos. Relatamos os principais padrões emergentes para o efetivo uso de aplicações baseadas em objetos distribuídos: Java RMI, EJB, DCOM e CORBA. Primeiro mostramos a relação entre CORBA e a Web descrevendo o protocolo IIOP e sua função. Descrevemos os protocolos RTP, RTCP, RTSP e RSVP como alternativas à distribuição de conteúdo multimídia em aplicações de tempo real. E discutimos o projeto Internet2 como catalisador de novas aplicações denominadas "avançadas" abordando duas tecnologias emergentes: o protocolo IPng e a tecnologia ATM. Abordaremos os dois principais paradigmas para a transmissão de vídeo: Vídeo sob Demanda (VoD Video on Demand), usado em sistemas de TV a cabo e em bibliotecas digitais virtuais; e Videoconferência, usada em encontros organizacionais, tele-audiências judiciais, aplicações de telemedicina e Educação a Distância (EAD), baseadas na Web ou não. Detalhamos os principais modelos de Videoconferência, quais são: Videoconferência em Grupo (Room Videoconferencing) e Videoconferência Pessoal (Desktop Videoconferencing). Outro aspecto importante na transmissão de vídeo é a forma de transmissão de vídeo em uma rede de computadores. Analisamos as transmissões Unicast, Multicast e Broadcast mostrando as aplicações mais usuais na Web. Destacamos a necessidade de uma plataforma distribuída mostrando por que a flexibilidade, escalabilidade e abertura são características desejáveis para uma solução efetivamente distribuída. E mostramos a distribuição como uma questão que ainda precisa ser resolvida. 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