Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Marina Feldhues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014fdp
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28352
Resumo: Os fotolivros são objeto vivos que vem se tornando um fenômeno comunicacional e estético na produção fotográfica contemporânea. Nosso objetivo de pesquisa foi conhecer como esses livros acontecem, como se tornam realidade. Esta dissertação apresenta como os fotolivros acontecem em três aspectos complementares. Primeiro, apresentamos e examinamos as definições e indefinições para fotolivros em comparação com as de outros tipos de livros fotográficos, focando principalmente nas zonas de conflitos e encontros. Depois, apresentamos um possível percurso histórico, a partir do primeiro livro de fotografia, ainda no século XIX até o momento presente, de forma a situarmos a produção contemporânea dos fotolivros no Brasil em termos históricos, tecnológicos e socioculturais. Na sequência discorreremos sobre os processos de produção dos fotolivros com base nas decisões e escolhas que precisam ser feitas pelo(s) autor(es). Examinamos o papel da montagem, ante os regimes da arte, na construção das narrativas visuais ou verbo visuais dos fotolivros. Em seguida, abordamos os elementos visuais, textuais e gráficos, os materiais e as principais atividades envolvidas no processo de produção dos fotolivros. Por último, abrimos espaço para ouvir as narrativas singulares da criação de alguns fotolivros por seus próprios autores, por meio das entrevistas realizadas. Esta dissertação, portanto, propõem um percurso que vai do conhecimento mais geral, das categorias e definições, para o mais específico, a singularidade da criação de cada um dos livros. Com isso, esperamos conhecer mais os fotolivros e seus devires no mundo em que vivem.
id UFPE_3cd6da2bdc37f947350bea1a4020b1c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/28352
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling RAMOS, Marina Feldhueshttp://lattes.cnpq.br/1035039973452953http://lattes.cnpq.br/2687254184338962SILVA JÚNIOR, José Afonso da2018-12-28T19:42:31Z2018-12-28T19:42:31Z2017-10-25https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28352ark:/64986/0013000014fdpOs fotolivros são objeto vivos que vem se tornando um fenômeno comunicacional e estético na produção fotográfica contemporânea. Nosso objetivo de pesquisa foi conhecer como esses livros acontecem, como se tornam realidade. Esta dissertação apresenta como os fotolivros acontecem em três aspectos complementares. Primeiro, apresentamos e examinamos as definições e indefinições para fotolivros em comparação com as de outros tipos de livros fotográficos, focando principalmente nas zonas de conflitos e encontros. Depois, apresentamos um possível percurso histórico, a partir do primeiro livro de fotografia, ainda no século XIX até o momento presente, de forma a situarmos a produção contemporânea dos fotolivros no Brasil em termos históricos, tecnológicos e socioculturais. Na sequência discorreremos sobre os processos de produção dos fotolivros com base nas decisões e escolhas que precisam ser feitas pelo(s) autor(es). Examinamos o papel da montagem, ante os regimes da arte, na construção das narrativas visuais ou verbo visuais dos fotolivros. Em seguida, abordamos os elementos visuais, textuais e gráficos, os materiais e as principais atividades envolvidas no processo de produção dos fotolivros. Por último, abrimos espaço para ouvir as narrativas singulares da criação de alguns fotolivros por seus próprios autores, por meio das entrevistas realizadas. Esta dissertação, portanto, propõem um percurso que vai do conhecimento mais geral, das categorias e definições, para o mais específico, a singularidade da criação de cada um dos livros. Com isso, esperamos conhecer mais os fotolivros e seus devires no mundo em que vivem.The photobook is a living object that has become a communication and aesthetic phenomenon in the contemporary photographic production. Our goal of research is to know how these books happen, how they come real. This dissertation presents how the photobooks happen in three complementary aspects. First, we present and examine the definitions and indefinitions for photobooks compared to other types of photographique books, focusing mainly on the zones of conflicts and encounters. Afterwards, we present a possible historical route, from the first photography book, still in the nineteenth century until the present moment, so to situate the contemporary production of photobooks in Brazil, in historical, technological and sociocultural terms. In the sequence we will talk about the production processes of the photobooks based on the decisions and choices that need to be made by the author(s). We examine the role of montage, in front of the regimes of art, in the construction of the visual or verb-visual narratives of the photobooks. It then, we address the visual, textual and graphic elements, materials and the main activities involved in the production process of the photobooks. Lastly, we open space to listen some singular narratives of the creation of some photobooks by their own authors, through the interviews conducted. This dissertation, therefore, proposes a course that is from the more general, categories and definitions, to the more specific, the singularity of the creation of each of the books. With this, we hope to know more about photobooks and their transformations in the world in which they live.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFotografiaFotolivroHistóriaProduçãoDefiniçãoConhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Feldhues%20Ramos.pdf.jpgd0dd1dd45a5c6550b4270e58ce9a2f7bMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdfDISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdfapplication/pdf10752843https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Feldhues%20Ramos.pdf4c24d827503b818ef8d12d7f912a47dbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain476111https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Feldhues%20Ramos.pdf.txt5f278910f364992ae16a9591b293ea0eMD55123456789/283522019-10-25 08:00:19.385oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:00:19Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
title Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
spellingShingle Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
RAMOS, Marina Feldhues
Fotografia
Fotolivro
História
Produção
Definição
title_short Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
title_full Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
title_fullStr Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
title_full_unstemmed Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
title_sort Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção
author RAMOS, Marina Feldhues
author_facet RAMOS, Marina Feldhues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1035039973452953
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2687254184338962
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Marina Feldhues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, José Afonso da
contributor_str_mv SILVA JÚNIOR, José Afonso da
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Fotolivro
História
Produção
Definição
topic Fotografia
Fotolivro
História
Produção
Definição
description Os fotolivros são objeto vivos que vem se tornando um fenômeno comunicacional e estético na produção fotográfica contemporânea. Nosso objetivo de pesquisa foi conhecer como esses livros acontecem, como se tornam realidade. Esta dissertação apresenta como os fotolivros acontecem em três aspectos complementares. Primeiro, apresentamos e examinamos as definições e indefinições para fotolivros em comparação com as de outros tipos de livros fotográficos, focando principalmente nas zonas de conflitos e encontros. Depois, apresentamos um possível percurso histórico, a partir do primeiro livro de fotografia, ainda no século XIX até o momento presente, de forma a situarmos a produção contemporânea dos fotolivros no Brasil em termos históricos, tecnológicos e socioculturais. Na sequência discorreremos sobre os processos de produção dos fotolivros com base nas decisões e escolhas que precisam ser feitas pelo(s) autor(es). Examinamos o papel da montagem, ante os regimes da arte, na construção das narrativas visuais ou verbo visuais dos fotolivros. Em seguida, abordamos os elementos visuais, textuais e gráficos, os materiais e as principais atividades envolvidas no processo de produção dos fotolivros. Por último, abrimos espaço para ouvir as narrativas singulares da criação de alguns fotolivros por seus próprios autores, por meio das entrevistas realizadas. Esta dissertação, portanto, propõem um percurso que vai do conhecimento mais geral, das categorias e definições, para o mais específico, a singularidade da criação de cada um dos livros. Com isso, esperamos conhecer mais os fotolivros e seus devires no mundo em que vivem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-28T19:42:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-28T19:42:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28352
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000014fdp
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28352
identifier_str_mv ark:/64986/0013000014fdp
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Feldhues%20Ramos.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Feldhues%20Ramos.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/4/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28352/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marina%20Feldhues%20Ramos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d0dd1dd45a5c6550b4270e58ce9a2f7b
4c24d827503b818ef8d12d7f912a47db
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5f278910f364992ae16a9591b293ea0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815173000357478400