O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44951 |
Resumo: | A arquitetura, estudada pelas mais diversas perspectivas, pode evocar, através da interdisciplinaridade, dois eixos importantes: seu aspecto histórico, sob a ótica dos monumentos e seu aspecto mnemônico, que parte tanto da sua materialidade, como da sua imaterialidade e trajetória de vida e de uso. O objetivo central desta pesquisa é analisar de maneira artística-histórica-patrimonial o Edifício 34 na tentativa de compreender sua trajetória artística. A pesquisa analisa a partir desses três eixos o Edifício 34 - conhecido atualmente como Casarão 34, localizado em João Pessoa, na Paraíba, através da metodologia da pesquisa histórica, utilizando de fontes bibliográficas, imagéticas e arquivísticas. Para esta análise, a pesquisa mostra o debate dos monumentos históricos e seus valores atrelados ao Edifício 34. Em seguida, para contextualizar seu surgimento e função, analisa o ambiente histórico, arquitetônico e social do início do século XX, época de construção do casarão, e trata do seu estilo arquitetônico, o eclético, em voga naquele período, analisando sua fachada e decifrando os símbolos de sua materialidade arquitetônica. A pesquisa analisa a trajetória artística do Edifício 34 através da alegoria do palimpsesto ao atentar-se para as camadas de tempos em que sediou eventos, atividades e instituições artísticas importantes para o cenário das Artes Visuais e para a história das exposições em João Pessoa. Como resultado desta análise que foi em busca de um passado artístico do edifício, destacaram-se três momentos: as exposições artísticas realizadas em 1919; o Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) em atividade desde 2008 e a instauração da Galeria de Arte Contemporânea Casarão 34, em 2015. Portanto, o Edifício 34 foi metaforicamente tratado como palimpsesto visual, carregado de tempos e memórias inerentes à história artística, urbana e social da capital. |
id |
UFPE_3eab745e3003512f409dcab0282bfeca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44951 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Emanuelly Mylena Velozohttp://lattes.cnpq.br/1702160511668392http://lattes.cnpq.br/1495222244414936MELO, Sabrina Fernandes2022-07-04T13:40:10Z2022-07-04T13:40:10Z2022-02-28SILVA, Emanuelly Mylena Velozo. O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44951A arquitetura, estudada pelas mais diversas perspectivas, pode evocar, através da interdisciplinaridade, dois eixos importantes: seu aspecto histórico, sob a ótica dos monumentos e seu aspecto mnemônico, que parte tanto da sua materialidade, como da sua imaterialidade e trajetória de vida e de uso. O objetivo central desta pesquisa é analisar de maneira artística-histórica-patrimonial o Edifício 34 na tentativa de compreender sua trajetória artística. A pesquisa analisa a partir desses três eixos o Edifício 34 - conhecido atualmente como Casarão 34, localizado em João Pessoa, na Paraíba, através da metodologia da pesquisa histórica, utilizando de fontes bibliográficas, imagéticas e arquivísticas. Para esta análise, a pesquisa mostra o debate dos monumentos históricos e seus valores atrelados ao Edifício 34. Em seguida, para contextualizar seu surgimento e função, analisa o ambiente histórico, arquitetônico e social do início do século XX, época de construção do casarão, e trata do seu estilo arquitetônico, o eclético, em voga naquele período, analisando sua fachada e decifrando os símbolos de sua materialidade arquitetônica. A pesquisa analisa a trajetória artística do Edifício 34 através da alegoria do palimpsesto ao atentar-se para as camadas de tempos em que sediou eventos, atividades e instituições artísticas importantes para o cenário das Artes Visuais e para a história das exposições em João Pessoa. Como resultado desta análise que foi em busca de um passado artístico do edifício, destacaram-se três momentos: as exposições artísticas realizadas em 1919; o Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) em atividade desde 2008 e a instauração da Galeria de Arte Contemporânea Casarão 34, em 2015. Portanto, o Edifício 34 foi metaforicamente tratado como palimpsesto visual, carregado de tempos e memórias inerentes à história artística, urbana e social da capital.Architecture, studied from the most diverse perspectives, can evoke, through interdisciplinarity, two important axes: your historical aspect, from the perspective of monuments, and your mnemonic aspect, which starts from both, your materiality and your immateriality and life trajectory and use. The main objective of this research is to analyze Edifício 34 in an artistic-historical-patrimonial way in an attempt to understand your artistic trajectory. The research analyzes from these three axes Edifício 34 - currently known as Casarão 34, located in João Pessoa, Paraíba, through the methodology of historical research, using bibliographic, imagery and archival sources. For this analysis, the research shows the debate of historical monuments and their values linked to Edifício 34. Then, to contextualize your emergence and function, it analyzes the historical, architectural and social environment of the early 20th century, when the mansion was built, and deals with your architectural style, the eclectic, in vogue at that period, analyzing ityour frontage and deciphering the symbols of its architectural materiality. The research analyzes the artistic trajectory of Edifício 34 through the allegory of the palimpsest, paying attention to the layers of times in which it hosted events, activities and important artistic institutions for the Visual Arts scene and for the history of exhibitions in João Pessoa. As a result of this analysis, which was in search of the building's artistic past, three moments stood out: the artistic exhibitions held in 1919; the Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) in operation since 2008 and the establishment of the Contemporary Art Gallery Casarão 34, in 2015. Therefore, Edifício 34 was metaphorically treated as a visual palimpsest, full with times and memories inherent to artistic, urban history and social of the capital.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArtes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e CriativosEdifício 34Monumento arquitetônicoPalimpsestoTrajetória artísticaO Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdfDISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdfapplication/pdf5872420https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emanuelly%20Mylena%20Velozo%20Silva%20_.pdf94e828f317f192d741b6c8c5b995ed65MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTDISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdf.txtDISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdf.txtExtracted texttext/plain301883https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emanuelly%20Mylena%20Velozo%20Silva%20_.pdf.txtc4f18a2ddd5ac7deb01da2537903a8a6MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Emanuelly Mylena Velozo Silva _.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1949https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emanuelly%20Mylena%20Velozo%20Silva%20_.pdf.jpg9484abf75b810beae6a2a04f61e6e8f0MD55123456789/449512022-07-05 02:18:36.834oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-05T05:18:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
title |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
spellingShingle |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB SILVA, Emanuelly Mylena Velozo Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos Edifício 34 Monumento arquitetônico Palimpsesto Trajetória artística |
title_short |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
title_full |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
title_fullStr |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
title_full_unstemmed |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
title_sort |
O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB |
author |
SILVA, Emanuelly Mylena Velozo |
author_facet |
SILVA, Emanuelly Mylena Velozo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1702160511668392 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1495222244414936 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Emanuelly Mylena Velozo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MELO, Sabrina Fernandes |
contributor_str_mv |
MELO, Sabrina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos Edifício 34 Monumento arquitetônico Palimpsesto Trajetória artística |
topic |
Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos Edifício 34 Monumento arquitetônico Palimpsesto Trajetória artística |
description |
A arquitetura, estudada pelas mais diversas perspectivas, pode evocar, através da interdisciplinaridade, dois eixos importantes: seu aspecto histórico, sob a ótica dos monumentos e seu aspecto mnemônico, que parte tanto da sua materialidade, como da sua imaterialidade e trajetória de vida e de uso. O objetivo central desta pesquisa é analisar de maneira artística-histórica-patrimonial o Edifício 34 na tentativa de compreender sua trajetória artística. A pesquisa analisa a partir desses três eixos o Edifício 34 - conhecido atualmente como Casarão 34, localizado em João Pessoa, na Paraíba, através da metodologia da pesquisa histórica, utilizando de fontes bibliográficas, imagéticas e arquivísticas. Para esta análise, a pesquisa mostra o debate dos monumentos históricos e seus valores atrelados ao Edifício 34. Em seguida, para contextualizar seu surgimento e função, analisa o ambiente histórico, arquitetônico e social do início do século XX, época de construção do casarão, e trata do seu estilo arquitetônico, o eclético, em voga naquele período, analisando sua fachada e decifrando os símbolos de sua materialidade arquitetônica. A pesquisa analisa a trajetória artística do Edifício 34 através da alegoria do palimpsesto ao atentar-se para as camadas de tempos em que sediou eventos, atividades e instituições artísticas importantes para o cenário das Artes Visuais e para a história das exposições em João Pessoa. Como resultado desta análise que foi em busca de um passado artístico do edifício, destacaram-se três momentos: as exposições artísticas realizadas em 1919; o Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) em atividade desde 2008 e a instauração da Galeria de Arte Contemporânea Casarão 34, em 2015. Portanto, o Edifício 34 foi metaforicamente tratado como palimpsesto visual, carregado de tempos e memórias inerentes à história artística, urbana e social da capital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-04T13:40:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-04T13:40:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Emanuelly Mylena Velozo. O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44951 |
identifier_str_mv |
SILVA, Emanuelly Mylena Velozo. O Edifício 34 como palimpsesto para as Artes Visuais em João Pessoa/PB. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emanuelly%20Mylena%20Velozo%20Silva%20_.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emanuelly%20Mylena%20Velozo%20Silva%20_.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44951/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Emanuelly%20Mylena%20Velozo%20Silva%20_.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94e828f317f192d741b6c8c5b995ed65 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 c4f18a2ddd5ac7deb01da2537903a8a6 9484abf75b810beae6a2a04f61e6e8f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310886842433536 |