Tabus linguísticos na publicidade brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7594 |
Resumo: | Os tabus existem desde os tempos mais remotos e de variadas formas. O que é tabu numa sociedade pode não ser em outra. Diversas são as formas de identificálos no intuito de evitar o mal que eles causam. Eles refletem a cultura de uma sociedade que, por sua vez, tem uma representação significativa na publicidade. Este estudo se propõe a analisar como os tabus linguísticos são representados nas mensagens publicitárias brasileiras, pois a hipótese é que eles continuam existindo apesar da evolução humana e cultural. Para isso, são identificados os tipos de tabus existentes, como se apresentam na publicidade e o contexto sóciohistórico temporal no qual são inseridos. A pesquisa é de cunho exploratório sob a abordagem da análise do discurso, usando o método qualitativo para a análise. O estudo se baseia nos aportes teóricos de Maingueneau e Reboul sobre os conceitos de discurso, persuasão, retórica e argumentação, de Bakhtin acerca da linguagem erótica e grotesca, e tabu sob a luz das teorias de Guérios e Ullmann. Carvalho, Andrade e Monnerat dão enfoque à linguagem publicitária e Farirclough às mudanças sociais. O corpus se compõe de duas campanhas publicitárias de moteis veiculadas em outdoor e anúncios publicados na revista Nova da Editora Abril, que representam os tipos de tabus em estudo. Os resultados confirmam a hipótese, apesar de toda a evolução humana e principalmente a feminina, que rompeu barreiras fazendo com que muitos tabus fossem quebrados e alguns modificados. Mesmo assim, novos tabus continuam a surgir |
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Para isso, são identificados os tipos de tabus existentes, como se apresentam na publicidade e o contexto sóciohistórico temporal no qual são inseridos. A pesquisa é de cunho exploratório sob a abordagem da análise do discurso, usando o método qualitativo para a análise. O estudo se baseia nos aportes teóricos de Maingueneau e Reboul sobre os conceitos de discurso, persuasão, retórica e argumentação, de Bakhtin acerca da linguagem erótica e grotesca, e tabu sob a luz das teorias de Guérios e Ullmann. Carvalho, Andrade e Monnerat dão enfoque à linguagem publicitária e Farirclough às mudanças sociais. O corpus se compõe de duas campanhas publicitárias de moteis veiculadas em outdoor e anúncios publicados na revista Nova da Editora Abril, que representam os tipos de tabus em estudo. Os resultados confirmam a hipótese, apesar de toda a evolução humana e principalmente a feminina, que rompeu barreiras fazendo com que muitos tabus fossem quebrados e alguns modificados. Mesmo assim, novos tabus continuam a surgirporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLinguísticaAnálise do discursoPublicidadeTabuTabus linguísticos na publicidade brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo4013_1.pdf.jpgarquivo4013_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7594/4/arquivo4013_1.pdf.jpg84a6eec975194bc6e88bcde2124bc303MD54ORIGINALarquivo4013_1.pdfapplication/pdf7818215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7594/1/arquivo4013_1.pdf0bdca6dbed51a4c70491bf25bd91f09eMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7594/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo4013_1.pdf.txtarquivo4013_1.pdf.txtExtracted texttext/plain292622https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7594/3/arquivo4013_1.pdf.txt3ba542a113986e568f4b00bbf42a2a5eMD53123456789/75942019-10-25 03:46:54.277oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:46:54Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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