A memória do abismo: corpo, catástrofe e outras potências na obra de Regina José Galindo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Julya Santana de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005dfr
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22534
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre a obra da artista performática guatemalteca Regina José Galindo sob a luz das discussões a respeito da potência do corpo e seus usos na arte contemporânea, assim como a transposição dos seus limites e a elaboração das suas marcas traumáticas. As discussões a respeito das dificuldades de narrar o trauma e a catástrofe e as implicações políticas de uma arte da memória e do choque fazem parte do eixo central dessa pesquisa. A história de violência da Guatemala, como alegoria de uma marca comum a toda a América Latina pós-colonial e as questões relativas a opressão da mulher também permeiam as reflexões a respeito da obra da artista.
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A história de violência da Guatemala, como alegoria de uma marca comum a toda a América Latina pós-colonial e as questões relativas a opressão da mulher também permeiam as reflexões a respeito da obra da artista.CAPESEste estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la obra de la artista performática guatemalteca Regina José Galindo Guatemala a la luz de las discusiones sobre el poder del cuerpo y sus usos en el arte contemporáneo, así como la aplicación de sus límites y el desarrollo de sus marcas traumáticas. Las discusiones sobre las dificultades de representar el trauma y los desastres, y las implicaciones políticas de un arte de la memoria y del choque son parte del eje central de esta investigación . La historia de la violencia en Guatemala como alegoría de una marca común a toda Latinoamerica poscolonial, y la opresión de las mujeres también impregnan las reflexiones sobre la obra del artista.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArte.Performance (Arte).Mulheres - Artistas - Guatemala.A memória do abismo: corpo, catástrofe e outras potências na obra de Regina José Galindoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdf.jpgDissertação_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22534/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdf.jpg6eaf97e406611847513dc70ba06b2ba2MD55ORIGINALDissertação_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdfDissertação_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdfapplication/pdf2109574https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22534/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdf4c895ed3110a6f662b41be4a0fb24d48MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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