Imagens da infância em Graciliano Ramos e Antoine de Saint-Exupéry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Fernanda
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000tm5s
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39817
Resumo: Este trabalho é direcionado à temática da infância que de uma forma global entendida como etapas da vida do individuo. É abordado também o imaginário infantil tem sido presença constante na história do pensamento. O discurso sobre a criança apresenta fisionomias múltiplas, expressando-se, no caso da Literatura, Alem destes aspectos, deve-se ressaltar que o tema em foco não se apóia exclusivamente no vigor do mythus que, desde os ensinamentos da Poética, aparece como elemento fiador do pacto de leitura. No presente trabalho a noção de infância e tomada tanto de um ponto de vista concreto e engloba uma série de atitudes comportamentais, as quais podem, inclusive, ultrapassar a baliza cronológica, atingindo outros momentos da existência, como conceitua Bachelard (1996). A infância é, por exemplo, um dos suportes temáticos da obra de Graciliano Ramos (Quebrangulo, AL - 1892, Rio de Janeiro, RJ - 1953) e, como tal, dela se depreendem múltiplas facetas desta idade. Em Graciliano Ramos este tema se desdobra em duas visadas: a dos personagens de criança que interagem na fabulação e a dos adultos cuja memória se volta ao passado e recria a estação pueril, lembrando-se, neste particular, a autobiografia do próprio autor. Dando sequência a esses escritores, muitos outros, em ambos os espaços literários citados, revisitaram o tema, o que denota sua inesgotabilidade, graças ao dom inventivo dos artistas da palavra. A ideia que norteará o trabalho é verificar o rendimento hermenêutico do tema, através do contraste entre a visão crítica de Graciliano Ramos, da qual ressalta uma negativização do homem e do mundo, e a de Antoine de Saint-Exupéry, cujo idealismo desemboca no retrato de uma infância modelar.
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No presente trabalho a noção de infância e tomada tanto de um ponto de vista concreto e engloba uma série de atitudes comportamentais, as quais podem, inclusive, ultrapassar a baliza cronológica, atingindo outros momentos da existência, como conceitua Bachelard (1996). A infância é, por exemplo, um dos suportes temáticos da obra de Graciliano Ramos (Quebrangulo, AL - 1892, Rio de Janeiro, RJ - 1953) e, como tal, dela se depreendem múltiplas facetas desta idade. Em Graciliano Ramos este tema se desdobra em duas visadas: a dos personagens de criança que interagem na fabulação e a dos adultos cuja memória se volta ao passado e recria a estação pueril, lembrando-se, neste particular, a autobiografia do próprio autor. Dando sequência a esses escritores, muitos outros, em ambos os espaços literários citados, revisitaram o tema, o que denota sua inesgotabilidade, graças ao dom inventivo dos artistas da palavra. A ideia que norteará o trabalho é verificar o rendimento hermenêutico do tema, através do contraste entre a visão crítica de Graciliano Ramos, da qual ressalta uma negativização do homem e do mundo, e a de Antoine de Saint-Exupéry, cujo idealismo desemboca no retrato de uma infância modelar.This work is directed to the theme of childhood which in a global way understood as stages of the individual's life. It also addresses the children's imagination has been a constant presence in the history of thought. The speech about the child presents multiple physiognomies, expressing itself, in the case of Literature, In addition to these aspects, it should be emphasized that the theme in focus does not rely exclusively on the vigor of the mythus that, since the teachings of Poetics, appears as an element guarantor of the reading pact. In the present work, the notion of childhood is taken both from a concrete point of view and encompasses a series of behavioral attitudes, which can even go beyond the chronological mark, reaching other moments of existence, as conceptualized by Bachelard (1996). Childhood is, for example, one of the thematic supports of the work of Graciliano Ramos (Quebrangulo, AL - 1892, Rio de Janeiro, RJ - 1953) and, as such, it reveals multiple facets of this age. In Graciliano Ramos this theme unfolds in two ways: that of the child characters that interact in the fable and that of the adults whose memory turns to the past and recreates the puerile season, remembering, in this particular, the author's autobiography. Following on from these writers, many others, in both literary spaces cited, revisited the theme, which denotes their inexhaustibility, thanks to the inventive gift of the artists of the word. The idea that will guide the work is to verify the hermeneutic performance of the theme, through the contrast between the critical view of Graciliano Ramos, which highlights a negativization of man and the world, and that of Antoine de Saint-Exupéry, whose idealism ends in the portrait of a model childhood.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInfânciaGraciliano RamosCriança na literatura brasileiraAntoine de Saint-ExupéryCriança na literatura francesaImagens da infância em Graciliano Ramos e Antoine de Saint-Exupéryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Fernanda Maria Abreu Coutinho.pdfTESE Fernanda Maria Abreu Coutinho.pdfapplication/pdf2197425https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39817/1/TESE%20Fernanda%20Maria%20Abreu%20Coutinho.pdfc772ea60763e38dd403a6fb9f142798aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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