Democracia digital : boas práticas para gestão de redes sociais na UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Wellington Lima de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36722
Resumo: Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, e da consequente diversidade das redes sociais digitais, os órgãos da Administração Pública Federal (APF) passaram a utilizar esses meios de comunicação e informação. Essa transformação digital adentrou nas instituições de ensino superior públicas e vem fortalecendo os processos de comunicação e informação. Nesse sentido, a educação superior pública, comprometida com o acesso à informação e com o engajamento acadêmico em redes sociais digitais, se insere num vasto campo de estudo para a pesquisa científica. Esse estudo tem por objetivo propor boas práticas para a gestão de redes sociais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com direcionamento para o acesso à informação, para a interação e o engajamento. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantiqualitativa dos dados e fonte de coleta de dados primária. Em linhas gerais, constatou-se que os cursos de graduação da universidade estão envolvidos com o uso institucional de redes sociais. Tal fato se dá muitas vezes em função dos cursos de graduação compreenderem a importância de manter um diálogo com os discentes, fortalecendo a comunicação no ambiente acadêmico. No entanto, a instituição vem desenvolvendo seu papel por meio da promoção de ações de incentivo à transparência pública, e, mesmo de forma embrionária, os cursos de graduação que já desenvolvem a comunicação acadêmica pelas redes sociais, proporcionam o diálogo com os discentes da UFPE como forma de disseminação da cultura da comunicação e informação.
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Nesse sentido, a educação superior pública, comprometida com o acesso à informação e com o engajamento acadêmico em redes sociais digitais, se insere num vasto campo de estudo para a pesquisa científica. Esse estudo tem por objetivo propor boas práticas para a gestão de redes sociais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com direcionamento para o acesso à informação, para a interação e o engajamento. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantiqualitativa dos dados e fonte de coleta de dados primária. Em linhas gerais, constatou-se que os cursos de graduação da universidade estão envolvidos com o uso institucional de redes sociais. Tal fato se dá muitas vezes em função dos cursos de graduação compreenderem a importância de manter um diálogo com os discentes, fortalecendo a comunicação no ambiente acadêmico. No entanto, a instituição vem desenvolvendo seu papel por meio da promoção de ações de incentivo à transparência pública, e, mesmo de forma embrionária, os cursos de graduação que já desenvolvem a comunicação acadêmica pelas redes sociais, proporcionam o diálogo com os discentes da UFPE como forma de disseminação da cultura da comunicação e informação.Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC)With an evolution of information and communication technologies, and consequent diversity of digital social networks, the Federal Public Administration (APF) organs, using the media and information. This digital transformation has entered public higher education institutions and has been strengthening communication and information processes. In this sense, a public higher education, committed to access to information and academic engagement in digital social networks, see a broad field of study for scientific research. This study aims to propose practices for the management of social networks at the Federal University of Pernambuco (UFPE) directed to information access, interaction and engagement. This is a descriptive study, with quantitative approach to data and source of old data collection. In general, it should be noted that university undergraduate courses are involved with the use of social networks. This fact often occurs in the functions of undergraduate courses, with the importance of maintaining a dialogue with students, strengthening communication in the academic environment. However, an institution has been developing its role by promoting actions to encourage public privacy and, even embryonic, undergraduate courses that already develop academic communication through social networks, offering dialogue with UFPE students as dissemination of the communication and information culture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCiência da ComputaçãoDemocracia DigitalGestão de Tecnologia da InformaçãoGestão de Redes SociaisDemocracia digital : boas práticas para gestão de redes sociais na UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36722/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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