Desempenho estrutural de edifícios em concreto armado com pórticos preenchidos por alvenaria de vedação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Renan Gustavo Pacheco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55265
Resumo: Como elemento de vedação, os painéis de alvenaria de vedação têm sido comumente adotados nas edificações de múltiplos pavimentos. No Brasil, apesar de seu uso estar sendo considerado, na etapa de projeto, apenas como função de preencher espaços, esta tem contribuído no aspecto de redistribuição de tensões e redução dos deslocamentos, por conta do aumento da rigidez do sistema. Atualmente, algumas normas internacionais especificam parâmetros referentes às considerações de projeto, porém com ressalvas e restrições, além de divergências entre eles que levam a resultados discrepantes. Verifica-se que a comunidade científica ainda não chegou a um consenso no que se refere às larguras efetivas das diagonais, descontinuidades dos painéis e caracterização, na etapa de projeto, do comportamento de modo mais aproximado com real desempenho em serviço. Assim, o presente estudo objetivou definir o comportamento de sistemas estruturais de edifícios em concreto armado, considerando a influência dos painéis de alvenaria de vedação. Isso por meio de análise numérica, com o auxílio dos softwares Eberick e ANSYS. Para isso, foi modelado um edifício de 27 pavimentos, situado na cidade do Recife-PE. Na primeira etapa, foi feito uso do método das diagonais equivalentes para modelar 16 diferentes sistemas estruturais considerando o painel de alvenaria de blocos vedação como preenchimento. As variáveis avaliadas foram os pontos críticos referentes às tensões e deformações. Na segunda etapa, o método dos elementos finitos foi utilizado para avaliar o sistema de modo local. Os resultados encontrados na primeira análise permitiram constatar divergência entre as diagonais equivalentes, com 25 % dos modelos matemáticos não se enquadrando ao problema. A inserção dos painéis de alvenaria no sistema contribuiu para uma redistribuição dos esforços, redução dos deslocamentos laterais, estabilidade global, efeito P-delta, imperfeições geométricas globais, análise dinâmica, acelerações horizontais e frequência natural. Na análise numérica por elementos finitos, também foi verificada a redução de deslocamentos laterais, obtendo reduções de até 60%. Alguns esforços imprimiram influência nas interfaces de contato e extremidades do painel, resultando efeitos de deslizamento e descolamento. Nos painéis com descontinuidades, verificou-se que a diagonal equivalente não apresenta o mesmo comportamento de um painel totalmente preenchido. A diagonal equivalente foi caracterizada, com valor médio de w = 1,5944 m. Esse valor tem boa aproximação com anteriores formulações, divergindo em média apenas 3,46 %. Constatou-se que o efeito do desplacamento de revestimentos em edifícios não é apenas uma questão dos materiais envolvidos, mas também pode ter influência do comportamento estrutural do sistema.
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Atualmente, algumas normas internacionais especificam parâmetros referentes às considerações de projeto, porém com ressalvas e restrições, além de divergências entre eles que levam a resultados discrepantes. Verifica-se que a comunidade científica ainda não chegou a um consenso no que se refere às larguras efetivas das diagonais, descontinuidades dos painéis e caracterização, na etapa de projeto, do comportamento de modo mais aproximado com real desempenho em serviço. Assim, o presente estudo objetivou definir o comportamento de sistemas estruturais de edifícios em concreto armado, considerando a influência dos painéis de alvenaria de vedação. Isso por meio de análise numérica, com o auxílio dos softwares Eberick e ANSYS. Para isso, foi modelado um edifício de 27 pavimentos, situado na cidade do Recife-PE. Na primeira etapa, foi feito uso do método das diagonais equivalentes para modelar 16 diferentes sistemas estruturais considerando o painel de alvenaria de blocos vedação como preenchimento. As variáveis avaliadas foram os pontos críticos referentes às tensões e deformações. Na segunda etapa, o método dos elementos finitos foi utilizado para avaliar o sistema de modo local. Os resultados encontrados na primeira análise permitiram constatar divergência entre as diagonais equivalentes, com 25 % dos modelos matemáticos não se enquadrando ao problema. A inserção dos painéis de alvenaria no sistema contribuiu para uma redistribuição dos esforços, redução dos deslocamentos laterais, estabilidade global, efeito P-delta, imperfeições geométricas globais, análise dinâmica, acelerações horizontais e frequência natural. Na análise numérica por elementos finitos, também foi verificada a redução de deslocamentos laterais, obtendo reduções de até 60%. Alguns esforços imprimiram influência nas interfaces de contato e extremidades do painel, resultando efeitos de deslizamento e descolamento. Nos painéis com descontinuidades, verificou-se que a diagonal equivalente não apresenta o mesmo comportamento de um painel totalmente preenchido. A diagonal equivalente foi caracterizada, com valor médio de w = 1,5944 m. Esse valor tem boa aproximação com anteriores formulações, divergindo em média apenas 3,46 %. Constatou-se que o efeito do desplacamento de revestimentos em edifícios não é apenas uma questão dos materiais envolvidos, mas também pode ter influência do comportamento estrutural do sistema.As a sealing element, masonry sealing panels have been commonly adopted in multi- story buildings. In Brazil, although its use is being considered at the design stage only as a function of filling spaces, it has contributed to the redistribution of stresses and reduction of deformations, due to the increase in the rigidity of the system. Currently, some international standards specify parameters related to design considerations, but with caveats and restrictions, in addition to differences between them that lead to discrepant results. It appears that the scientific community has not yet reached a consensus with regard to the effective widths of the diagonals, discontinuities of the panels and characterization, in the design stage, of the behavior closer to the actual performance in service. Thus, the present study focused on defining the behavior of structural systems of reinforced concrete buildings, considering the influence of masonry sealing panels. This is done through numerical analysis, with the help of Eberick and ANSYS software. For this, a 27-story building was modeled, located in the city of Recife-PE. In the first stage, the method of equivalent diagonals was used to model 16 different structural systems considering the masonry panel of sealing blocks as filling. The evaluated variables were the critical points related to tensions and deformations. In the second stage, the finite element method was used to evaluate the system locally. The results found in the first analysis showed divergence between the equivalent diagonals, with 25% of the mathematical models not fitting the problem. The insertion of masonry panels in the system contributed to a redistribution of efforts, reduction of lateral displacements, global stability, P-delta effect, global geometric imperfections, dynamic analysis, horizontal accelerations and natural frequency. In the numerical analysis using finite elements, a reduction in lateral displacements was also verified, obtaining reductions of up to 60%. Some efforts influenced the contact interfaces and panel edges, resulting in sliding and detachment effects. In panels with discontinuities, it was verified that the equivalent diagonal does not present the same behavior as a fully filled panel. The equivalent diagonal was characterized, with an average value of w = 1.5944 m. This value has a good approximation with previous formulations, diverging on average by only 3.46%. It was found that the effect of peeling coatings on buildings is not just a matter of the materials involved, but can also have an influence on the structural behavior of the system.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilEdifícios altosConcreto armadoAlvenariasDesempenho estruturalDesempenho estrutural de edifícios em concreto armado com pórticos preenchidos por alvenaria de vedaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55265/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Renan Gustavo Pacheco Soares.pdfTESE Renan Gustavo Pacheco Soares.pdfapplication/pdf8631134https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55265/1/TESE%20Renan%20Gustavo%20Pacheco%20Soares.pdfb767785e062abbf680f92643e543d0e3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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