Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Luiz Augusto Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35523
Resumo: Essa pesquisa desenvolveu uma análise sobre as práticas musicais da Barquinha Príncipe Espadarte situada em Rio Branco no Acre. Nessa perspectiva, foram utilizadas técnicas etnográficas, sobre a função da música dentro da religião da Barquinha, fundada por Mestre Daniel Pereira de Matos, e principalmente, na Barquinha dirigida pela Madrinha Francisca Gabriel (Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte). Vale salientar, que a Antropologia, farmacologia, sociologia, e principalmente a etnomusicologia, estudam esses contextos com alto grau técnico e teórico, a fim de contribuir para a comunidade científica relevantes informações acerca da sua função medicinal e cultural. A Barquinha em questão, presta relevantes serviços à comunidade local e principalmente ao estado do Acre, na qual, a sua construção ritual revela grandes particularidades da cultura do povo do Norte, e principalmente do Ocidente Amazônico. Foi observado neste trabalho a função do Recebimento de Hinos e Salmos de “divindades” e outros seres “mágicos” que norteiam a religião a partir de um plano metafísico, a qual chamam de Mundo Astral. Essas divindades ofertam essas músicas para os seres humanos a fim de intermediar processos de curas físicas e espirituais, e também, organizar todo o espaço ritual na qual a música é entendida como a própria cultura. É importante pontuar também, que essas músicas (Salmos) reúnem toda a doutrina da religião, as práticas, as crenças, a cosmologia, e toda a memória da religião. Nesse sentido, os processos de transmissão musical foram desenvolvidos a partir de técnicas etnográficas, a fim de enfatizar as principais observações pertinentes para a compreensão dessa religião. A metodologia dessa pesquisa, experimentalmente chamada de “etnografia de imersão”, buscou transcrever os dados de forma instantânea, e durante a miração no campo. Assim, a parte escrita do texto busca “transportar” o leitor para campo de pesquisa, de forma com que ele se sinta presente dentro do ritual. Assim, o felling da miração é transcrita a partir da descrição das práticas musicais da Música de Ayahuasca na Barquinha Príncipe Espadarte.
id UFPE_426d843b62b00502ae99bc5b4399a0fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/35523
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FERREIRA, Luiz Augusto Mourahttp://lattes.cnpq.br/8765867411966471http://lattes.cnpq.br/2704935873521693http://lattes.cnpq.br/2096219243191159MARQUES, Francisca HelenaSANDRONI, Carlos2019-12-06T13:03:58Z2019-12-06T13:03:58Z2019-07-15FERREIRA, Luiz Augusto Moura. Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC). 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35523Essa pesquisa desenvolveu uma análise sobre as práticas musicais da Barquinha Príncipe Espadarte situada em Rio Branco no Acre. Nessa perspectiva, foram utilizadas técnicas etnográficas, sobre a função da música dentro da religião da Barquinha, fundada por Mestre Daniel Pereira de Matos, e principalmente, na Barquinha dirigida pela Madrinha Francisca Gabriel (Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte). Vale salientar, que a Antropologia, farmacologia, sociologia, e principalmente a etnomusicologia, estudam esses contextos com alto grau técnico e teórico, a fim de contribuir para a comunidade científica relevantes informações acerca da sua função medicinal e cultural. A Barquinha em questão, presta relevantes serviços à comunidade local e principalmente ao estado do Acre, na qual, a sua construção ritual revela grandes particularidades da cultura do povo do Norte, e principalmente do Ocidente Amazônico. Foi observado neste trabalho a função do Recebimento de Hinos e Salmos de “divindades” e outros seres “mágicos” que norteiam a religião a partir de um plano metafísico, a qual chamam de Mundo Astral. Essas divindades ofertam essas músicas para os seres humanos a fim de intermediar processos de curas físicas e espirituais, e também, organizar todo o espaço ritual na qual a música é entendida como a própria cultura. É importante pontuar também, que essas músicas (Salmos) reúnem toda a doutrina da religião, as práticas, as crenças, a cosmologia, e toda a memória da religião. Nesse sentido, os processos de transmissão musical foram desenvolvidos a partir de técnicas etnográficas, a fim de enfatizar as principais observações pertinentes para a compreensão dessa religião. A metodologia dessa pesquisa, experimentalmente chamada de “etnografia de imersão”, buscou transcrever os dados de forma instantânea, e durante a miração no campo. Assim, a parte escrita do texto busca “transportar” o leitor para campo de pesquisa, de forma com que ele se sinta presente dentro do ritual. Assim, o felling da miração é transcrita a partir da descrição das práticas musicais da Música de Ayahuasca na Barquinha Príncipe Espadarte.This research developed an analysis on the musical practices of Barquinha Príncipe Espadarte located in Rio Branco, Acre. From this perspective, ethnographic techniques were used on the function of music within the religion of Barquinha, founded by Mestre Daniel Pereira de Matos, and especially in Barquinha directed by Madrinha Francisca Gabriel (Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte). It is noteworthy that anthropology, pharmacology, sociology, and especially ethnomusicology, study these contexts with a high technical and theoretical degree, in order to contribute to the scientific community relevant information about their medicinal and cultural function. The Barquinha in question, provides relevant services to the local community and especially to the state of Acre, in which its ritual construction reveals great peculiarities of the culture of the people of the North, and especially of the Western Amazon. It was observed in this work the function of the Receiving Hymns and Psalms of "deities" and other "magical" beings that guide religion from a metaphysical plane, which they call the Astral World. These deities offer these songs to humans in order to mediate processes of physical and spiritual healing, and also to organize the entire ritual space in which music is understood as culture itself. It is also important to point out that these songs (Psalms) bring together all the doctrine of religion, practices, beliefs, cosmology, and all memory of religion. In this sense, the processes of musical transmission were developed from ethnographic techniques in order to emphasize the main observations relevant to the understanding of this religion. The methodology of this research, experimentally called “immersion ethnography”, sought to transcribe the data instantly, and during the field “miracle”. Thus, the written part of the text seeks to “transport” the reader to the research field, so that he feels present within the ritual. Thus, the felling of the “miração” is transcribed from the description of the musical practices of Ayahuasca's Music in the Príncipe Espadarte church.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAyahuascaSanto DaimeBarquinhaAmazôniaAcreMúsica e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Luiz Augusto Moura Ferreira.pdfDISSERTAÇÃO Luiz Augusto Moura Ferreira.pdfapplication/pdf7378036https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Augusto%20Moura%20Ferreira.pdf573bcaf8aacbb97c83af942a72188b65MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Luiz Augusto Moura Ferreira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Luiz Augusto Moura Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain390876https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Augusto%20Moura%20Ferreira.pdf.txt2d24c3ab83bd3f849bdf11104e411e6bMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Luiz Augusto Moura Ferreira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Luiz Augusto Moura Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Augusto%20Moura%20Ferreira.pdf.jpgb36979f8eadcb81f683c3f7edc454211MD55123456789/355232019-12-07 02:13:06.547oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-12-07T05:13:06Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
title Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
spellingShingle Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
FERREIRA, Luiz Augusto Moura
Ayahuasca
Santo Daime
Barquinha
Amazônia
Acre
title_short Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
title_full Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
title_fullStr Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
title_full_unstemmed Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
title_sort Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)
author FERREIRA, Luiz Augusto Moura
author_facet FERREIRA, Luiz Augusto Moura
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8765867411966471
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2704935873521693
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2096219243191159
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Luiz Augusto Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARQUES, Francisca Helena
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv SANDRONI, Carlos
contributor_str_mv MARQUES, Francisca Helena
SANDRONI, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ayahuasca
Santo Daime
Barquinha
Amazônia
Acre
topic Ayahuasca
Santo Daime
Barquinha
Amazônia
Acre
description Essa pesquisa desenvolveu uma análise sobre as práticas musicais da Barquinha Príncipe Espadarte situada em Rio Branco no Acre. Nessa perspectiva, foram utilizadas técnicas etnográficas, sobre a função da música dentro da religião da Barquinha, fundada por Mestre Daniel Pereira de Matos, e principalmente, na Barquinha dirigida pela Madrinha Francisca Gabriel (Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte). Vale salientar, que a Antropologia, farmacologia, sociologia, e principalmente a etnomusicologia, estudam esses contextos com alto grau técnico e teórico, a fim de contribuir para a comunidade científica relevantes informações acerca da sua função medicinal e cultural. A Barquinha em questão, presta relevantes serviços à comunidade local e principalmente ao estado do Acre, na qual, a sua construção ritual revela grandes particularidades da cultura do povo do Norte, e principalmente do Ocidente Amazônico. Foi observado neste trabalho a função do Recebimento de Hinos e Salmos de “divindades” e outros seres “mágicos” que norteiam a religião a partir de um plano metafísico, a qual chamam de Mundo Astral. Essas divindades ofertam essas músicas para os seres humanos a fim de intermediar processos de curas físicas e espirituais, e também, organizar todo o espaço ritual na qual a música é entendida como a própria cultura. É importante pontuar também, que essas músicas (Salmos) reúnem toda a doutrina da religião, as práticas, as crenças, a cosmologia, e toda a memória da religião. Nesse sentido, os processos de transmissão musical foram desenvolvidos a partir de técnicas etnográficas, a fim de enfatizar as principais observações pertinentes para a compreensão dessa religião. A metodologia dessa pesquisa, experimentalmente chamada de “etnografia de imersão”, buscou transcrever os dados de forma instantânea, e durante a miração no campo. Assim, a parte escrita do texto busca “transportar” o leitor para campo de pesquisa, de forma com que ele se sinta presente dentro do ritual. Assim, o felling da miração é transcrita a partir da descrição das práticas musicais da Música de Ayahuasca na Barquinha Príncipe Espadarte.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-06T13:03:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-06T13:03:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Luiz Augusto Moura. Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC). 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35523
identifier_str_mv FERREIRA, Luiz Augusto Moura. Música e miração: o Recebimento e a Transmissão musical na Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC). 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Augusto%20Moura%20Ferreira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Augusto%20Moura%20Ferreira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35523/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiz%20Augusto%20Moura%20Ferreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 573bcaf8aacbb97c83af942a72188b65
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
2d24c3ab83bd3f849bdf11104e411e6b
b36979f8eadcb81f683c3f7edc454211
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310634227892224