Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000004vz4 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25114 |
Resumo: | A partir da perspectiva da crítica biográfica, este trabalho está estruturado através do tripé criação, memória e biografia, de modo que foi tratada a complexa relação entre obra e autor, expandindo a leitura literária para além de seus limites intrínsecos e exclusivos. Ao se lidar com as metáforas do texto ficcional é que os resíduos da memória se tornaram elementos para a construção de pontes, também metafóricas, entre fato e ficção. Recorreu-se, também, ao arquivo pessoal da escritora, ampliando a possibilidade de se compreender processos muito particulares de criação, sem perder de vista a sua atuação na cena cultural da cidade de Salvador. Foram estabelecidas relações entre Myriam Fraga e o escritor Jorge Amado, no que se refere à concretização de um projeto de memória que resultou na criação da Fundação Casa de Jorge Amado, na cidade que é território afetivo e também ficcional, ponto de convergência e de partida para a compreensão do percurso que os escritores trilharam, estabelecendo uma relação de amizade. Outro ponto importante no trabalho apresentado é o estudo da coluna Linha D’água, assinada pela autora ao longo de vinte anos, de 1984 a 2004. Compreende-se a coluna como um importante difusor, espécie de “antena cultural”, ao agregar informações que ultrapassavam os limites territoriais da cidade, com destaque para as crônicas publicadas nesse veículo, sobretudo as dedicadas aos temas da cidade e do mar, mas com a sua referencialidade declarada: a cidade de Salvador. |
id |
UFPE_42c2bb2435fbe09ca7e52bcea256b683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/25114 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Ricardo Nonato Almeida de Abreuhttp://lattes.cnpq.br/9426647059718806http://lattes.cnpq.br/7057435020772106VIEIRA, Anco Márcio Tenório2018-07-18T22:44:39Z2018-07-18T22:44:39Z2017-03-03https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25114ark:/64986/0013000004vz4A partir da perspectiva da crítica biográfica, este trabalho está estruturado através do tripé criação, memória e biografia, de modo que foi tratada a complexa relação entre obra e autor, expandindo a leitura literária para além de seus limites intrínsecos e exclusivos. Ao se lidar com as metáforas do texto ficcional é que os resíduos da memória se tornaram elementos para a construção de pontes, também metafóricas, entre fato e ficção. Recorreu-se, também, ao arquivo pessoal da escritora, ampliando a possibilidade de se compreender processos muito particulares de criação, sem perder de vista a sua atuação na cena cultural da cidade de Salvador. Foram estabelecidas relações entre Myriam Fraga e o escritor Jorge Amado, no que se refere à concretização de um projeto de memória que resultou na criação da Fundação Casa de Jorge Amado, na cidade que é território afetivo e também ficcional, ponto de convergência e de partida para a compreensão do percurso que os escritores trilharam, estabelecendo uma relação de amizade. Outro ponto importante no trabalho apresentado é o estudo da coluna Linha D’água, assinada pela autora ao longo de vinte anos, de 1984 a 2004. Compreende-se a coluna como um importante difusor, espécie de “antena cultural”, ao agregar informações que ultrapassavam os limites territoriais da cidade, com destaque para as crônicas publicadas nesse veículo, sobretudo as dedicadas aos temas da cidade e do mar, mas com a sua referencialidade declarada: a cidade de Salvador.CAPESFollowing a biographical criticism perspective this work is structured in a tripod composed by creation, memory and biography, thus, the complex relation between work and author was treated expanding the literary reading beyond its intrinsic and exclusive limits. Treating with the metaphors of the fictional text allowed the residues of memory to become elements for the construction of bridges, also metaphorical, between fact and fiction. Myriam Fraga’s personal archive was also consulted, increasing the possibility of understanding particular processes of creation while considering her acting in Salvador’s cultural scene. A partnership between Myriam Fraga and the writer Jorge Amado resulted in the creation of Fundação Casa de Jorge Amado (Jorge Amado Foundation), in Salvador, a city that represents an affective territory and also a fictional point of convergence and departure for comprehending the path where both writers have gone through while establishing their friendship. Another important point in this work is the study of Linha D’água (Waterline), a column signed by Myriam Fraga for twenty years, from 1984 to 2004. The column is studied here as an important cultural diffuser, a kind of "cultural antenna", due to its power of aggregating information that surpassed Salvador’s territorial limits. There is an emphasis on the chronicles published in that vehicle, especially those dedicated to the themes of the city and the sea, but with its declared referentiality: Salvador’s city.porUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMyriam FragaCriaçãoMemóriaBiografiaCrítica biográficaMais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fragainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.pdf.jpgTESE Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/5/TESE%20Ricardo%20Nonato%20Almeida%20de%20Abreu%20Silva.pdf.jpg493430cd8214adb3684a8af4e237cdf6MD55ORIGINALTESE Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.pdfTESE Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.pdfapplication/pdf1786862https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/1/TESE%20Ricardo%20Nonato%20Almeida%20de%20Abreu%20Silva.pdf2a33f9c9a493172b1061634c1f652dfeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.pdf.txtTESE Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain454634https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/4/TESE%20Ricardo%20Nonato%20Almeida%20de%20Abreu%20Silva.pdf.txt4ed8b8f23cd419c9fb65c3617cfb451cMD54123456789/251142019-10-25 08:54:37.852oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:54:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
title |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
spellingShingle |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga SILVA, Ricardo Nonato Almeida de Abreu Myriam Fraga Criação Memória Biografia Crítica biográfica |
title_short |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
title_full |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
title_fullStr |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
title_full_unstemmed |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
title_sort |
Mais que uma vida de papel: criação, memória e biografia em Myriam Fraga |
author |
SILVA, Ricardo Nonato Almeida de Abreu |
author_facet |
SILVA, Ricardo Nonato Almeida de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9426647059718806 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ricardo Nonato Almeida de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VIEIRA, Anco Márcio Tenório |
contributor_str_mv |
VIEIRA, Anco Márcio Tenório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Myriam Fraga Criação Memória Biografia Crítica biográfica |
topic |
Myriam Fraga Criação Memória Biografia Crítica biográfica |
description |
A partir da perspectiva da crítica biográfica, este trabalho está estruturado através do tripé criação, memória e biografia, de modo que foi tratada a complexa relação entre obra e autor, expandindo a leitura literária para além de seus limites intrínsecos e exclusivos. Ao se lidar com as metáforas do texto ficcional é que os resíduos da memória se tornaram elementos para a construção de pontes, também metafóricas, entre fato e ficção. Recorreu-se, também, ao arquivo pessoal da escritora, ampliando a possibilidade de se compreender processos muito particulares de criação, sem perder de vista a sua atuação na cena cultural da cidade de Salvador. Foram estabelecidas relações entre Myriam Fraga e o escritor Jorge Amado, no que se refere à concretização de um projeto de memória que resultou na criação da Fundação Casa de Jorge Amado, na cidade que é território afetivo e também ficcional, ponto de convergência e de partida para a compreensão do percurso que os escritores trilharam, estabelecendo uma relação de amizade. Outro ponto importante no trabalho apresentado é o estudo da coluna Linha D’água, assinada pela autora ao longo de vinte anos, de 1984 a 2004. Compreende-se a coluna como um importante difusor, espécie de “antena cultural”, ao agregar informações que ultrapassavam os limites territoriais da cidade, com destaque para as crônicas publicadas nesse veículo, sobretudo as dedicadas aos temas da cidade e do mar, mas com a sua referencialidade declarada: a cidade de Salvador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-18T22:44:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-18T22:44:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25114 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000004vz4 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25114 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/0013000004vz4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/5/TESE%20Ricardo%20Nonato%20Almeida%20de%20Abreu%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/1/TESE%20Ricardo%20Nonato%20Almeida%20de%20Abreu%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25114/4/TESE%20Ricardo%20Nonato%20Almeida%20de%20Abreu%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
493430cd8214adb3684a8af4e237cdf6 2a33f9c9a493172b1061634c1f652dfe e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 4ed8b8f23cd419c9fb65c3617cfb451c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172724357595136 |