Cidade-mulher : análise das representações do feminino no ambiente urbano em ilustrações veiculadas nas capas da Revista da Cidade nos anos de 1927 e 1928

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WANDERLEY, Marcela Lamour
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38340
Resumo: Esta pesquisa em design, mais especificamente na área do design gráfico, tem por objetivo analisar as representações do feminino na cidade, veiculadas nas ilustrações das capas da Revista da Cidade nos anos de 1927 e 1928. A partir da perspectiva de Teresa de Lauretis de que as representações de gênero participam da construção de feminino e masculino como categorias sociais inseridas em uma estrutura de poder, levando para o campo dos estudos de gênero a noção barthesiana de que os discursos, linguísticos ou imagéticos, são contaminados por ideologias dominantes, Lauretis afirma que todo o apa-rato semiótico relacionado à construção gênero é o conjunto das representações de uma relação entre classes sociais, a das mulheres e a dos homens. A partir dessa noção, a aná-lise das representações do presente estudo tem uma importância inegável para o design gráfico como participante desse processo de construção não só de um feminino urbano, mas também de um cenário urbano feminino, valorando comportamentos, posições e características da “mulher moderna” e da própria urbanidade como forma de organização social, em um período histórico onde a expansão dos valores burgueses ameaçavam es-truturas vigentes do ruralismo patriarcal. A pesquisa foi realizada por meio do estudo das teorias sobre imagem e gênero, áreas onde estão inseridas as representações estudadas, da investigação do contexto de produção dessas representações, e da aplicação de um modelo de análise, que forneceram subsídios para uma leitura semiológica do corpus ana-lítico. As conclusões sinalizam que nessas representações do feminino, a mulher e a cida-de são apropriadas, ou seja, tomadas como propriedade, em uma série de discursos em que à mulher “da rua”, como bem público, são associados os “encargos sexuais”, o prazer masculino, o erotismo, a exibição, enquanto a cidade é colocada como local de lazer, de consumo, de satisfação dos desejos, um ambiente onde as desigualdades sociais são invi-sibilizadas e as ideologias das elites são impostas de forma hegemônica, naturalizando uma dominação que é historicamente construída.
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A partir da perspectiva de Teresa de Lauretis de que as representações de gênero participam da construção de feminino e masculino como categorias sociais inseridas em uma estrutura de poder, levando para o campo dos estudos de gênero a noção barthesiana de que os discursos, linguísticos ou imagéticos, são contaminados por ideologias dominantes, Lauretis afirma que todo o apa-rato semiótico relacionado à construção gênero é o conjunto das representações de uma relação entre classes sociais, a das mulheres e a dos homens. A partir dessa noção, a aná-lise das representações do presente estudo tem uma importância inegável para o design gráfico como participante desse processo de construção não só de um feminino urbano, mas também de um cenário urbano feminino, valorando comportamentos, posições e características da “mulher moderna” e da própria urbanidade como forma de organização social, em um período histórico onde a expansão dos valores burgueses ameaçavam es-truturas vigentes do ruralismo patriarcal. A pesquisa foi realizada por meio do estudo das teorias sobre imagem e gênero, áreas onde estão inseridas as representações estudadas, da investigação do contexto de produção dessas representações, e da aplicação de um modelo de análise, que forneceram subsídios para uma leitura semiológica do corpus ana-lítico. As conclusões sinalizam que nessas representações do feminino, a mulher e a cida-de são apropriadas, ou seja, tomadas como propriedade, em uma série de discursos em que à mulher “da rua”, como bem público, são associados os “encargos sexuais”, o prazer masculino, o erotismo, a exibição, enquanto a cidade é colocada como local de lazer, de consumo, de satisfação dos desejos, um ambiente onde as desigualdades sociais são invi-sibilizadas e as ideologias das elites são impostas de forma hegemônica, naturalizando uma dominação que é historicamente construída.CAPESThis design research, more specifically in graphic's design area, aims to analyze the representations of the feminine in the urban area, conveyed on the illustrations of Revista da Cidade's cover in both 1927 and 1928's. From the perspective of Teresa de Lauretis, genders representation's participate in the construction of feminine and masculine as so-cial categories inserted in a structure of power, taking to the field of gender studies the Barthesian notion that speeches, linguistic or imaginary, are contaminated by dominant ideologies, Lauretis affirms that the whole semiotic apparatus related to the construction of gender is the set of representations of a relation between social classes, of women and of men. From this notion, the representations' analysis of the present study has an unde-niable importance for the graphic design as a participant in this process of building not only an urban feminine, but also a female urban cenario, valuing behaviors, positions and characteristics of the "Modern woman" and urbanity itself as a form of social organization in a historical period where the expansion of bourgeois values threatened existing structu-res of patriarchal ruralism. The research was carried out through the study of image and gender theories, areas where the representations studied are inserted, the investigation of the context of production of these representations, and the application of a model of a-nalysis, which provided subsidies for a semiological reading of the analytical corpus. The conclusions indicate that in these representations of the feminine, the woman and the city are appropriated, that is, taken as property, in a series of discourses in which womans "of the street", as public good, are associated the "sexual charges", the male pleasure, the eroticism, the exhibition, while the city is placed as a place of leisure, consumption, satis-faction of desires, an environment where social inequalities are turned invisible and the ideologies of the elites are imposed in an hegemonic form, naturalizing a domination that is historically constructed.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCapas de RevistaGêneroSemiologiaAnálise da ImagemInício do Século XXCidade-mulher : análise das representações do feminino no ambiente urbano em ilustrações veiculadas nas capas da Revista da Cidade nos anos de 1927 e 1928info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Marcela Lamour Wanderley.pdfDISSERTAÇÃO Marcela Lamour Wanderley.pdfapplication/pdf12477217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38340/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcela%20Lamour%20Wanderley.pdf0a14a84240a3c4664c4f64b50e7460e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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