Intervenção ergonômica no trabalho dos motoristas de ônibus urbanos em São Luís (MA)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18320 |
Resumo: | Este estudo aborda o trabalho dos motoristas de ônibus de duas empresas de transporte coletivo de São Luís – MA, através da macroergonomia, utilizando a Análise Macroergonômica do Trabalho (AMT) (GUIMARÃES, 2010). Foi realizado o levantamento dos itens de demanda ergonômica (IDEs) relacionados às atividades dos motoristas. Em seguida, houve a descrição cinesiológica de posturas a partir da classificação proposta por Hignett e McTamney (2000), avaliação do quadro de desconforto/dor utilizando-se o Mapa de Segmentos Corporais (CORLETT, 1995) e avaliação da carga mental de trabalho, através do NASA – TLX (NASA – TLX MANUAL, 1986). Os resultados permitiram evidenciar que a temperatura e o ruído são os itens de maior insatisfação relatados pelos entrevistados, ressaltando que pode haver efeitos fisiológicos e psicológicos relacionados com o ruído, como alteração do estado de alerta, transtornos do sono, perturbação, além de efeitos sobre o desempenho e a produtividade. Cita-se, ainda, o estresse fisiológico que ocorre em função do ruído, com reações sintomáticas em quase todos os aparelhos do corpo humano. Foi evidenciado que antes da jornada a percepção de desconforto/dor foi um pouco mais acentuada à direita, em ombro e braço, na região lombar e de pescoço. Após a jornada há exacerbação da percepção de dor lombar, pescoço, ombro direito e braço direito. |
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CAMARÃO, Rita de Cássia Costahttp://lattes.cnpq.br/2740340505825339http://lattes.cnpq.br/9755992709224022DINIZ, Raimundo Lopes2017-02-15T12:32:54Z2017-02-15T12:32:54Z2015-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18320ark:/64986/00130000033drEste estudo aborda o trabalho dos motoristas de ônibus de duas empresas de transporte coletivo de São Luís – MA, através da macroergonomia, utilizando a Análise Macroergonômica do Trabalho (AMT) (GUIMARÃES, 2010). Foi realizado o levantamento dos itens de demanda ergonômica (IDEs) relacionados às atividades dos motoristas. Em seguida, houve a descrição cinesiológica de posturas a partir da classificação proposta por Hignett e McTamney (2000), avaliação do quadro de desconforto/dor utilizando-se o Mapa de Segmentos Corporais (CORLETT, 1995) e avaliação da carga mental de trabalho, através do NASA – TLX (NASA – TLX MANUAL, 1986). Os resultados permitiram evidenciar que a temperatura e o ruído são os itens de maior insatisfação relatados pelos entrevistados, ressaltando que pode haver efeitos fisiológicos e psicológicos relacionados com o ruído, como alteração do estado de alerta, transtornos do sono, perturbação, além de efeitos sobre o desempenho e a produtividade. Cita-se, ainda, o estresse fisiológico que ocorre em função do ruído, com reações sintomáticas em quase todos os aparelhos do corpo humano. Foi evidenciado que antes da jornada a percepção de desconforto/dor foi um pouco mais acentuada à direita, em ombro e braço, na região lombar e de pescoço. Após a jornada há exacerbação da percepção de dor lombar, pescoço, ombro direito e braço direito.This study discusses the work of bus drivers in two of São Luís - MA’s collective transport companies through macroergonomic using the Macroergonomic Work Analysis (MWA) (GUIMARÃES, 2010). The data was collected by ergonomic demand items (IDEs) related to the drivers’ activities. Then there was the kinesiological description of postures from the classification proposed by Hignett and McTamney (2000), evaluation of discomfort/pain frame using the Body Segment Map (CORLETT, 1995) and evaluation of mental workload, by NASA - TLX (NASA - TLX Manual, 1986). The results have highlighted that the temperature and noise are the items of greatest dissatisfaction reported by respondents, noting that there may be physiological and psychological effects related to noise, such as changes in alertness, sleep disorders, disruption, and effects on the performance and productivity. Quotes is also the physiological stress that occurs due to the noise, with symptomatic reactions in almost all human body apparatus. It was shown that before the journey the perception of discomfort / pain was a little more pronounced on the right, shoulder and arm, lower back and neck. After the journey there is exacerbating the perception of low back pain, neck, right shoulder and right arm.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessErgonomiaEngenharia humanaMotoristasÔnibus - São Luís (MA)Postura humanaErgonomicsHuman EngineeringDriversBus - São Luis (MA)Human PostureIntervenção ergonômica no trabalho dos motoristas de ônibus urbanos em São Luís (MA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO RITA DE CÁSSIA COSTA CAMARÃO 20.07.2016.pdf.jpgDISSERTAÇÃO RITA DE CÁSSIA COSTA CAMARÃO 20.07.2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18320/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20RITA%20DE%20C%c3%81SSIA%20COSTA%20CAMAR%c3%83O%2020.07.2016.pdf.jpg77ccb244ca303458ba87b3bb107d2356MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO RITA DE CÁSSIA COSTA CAMARÃO 20.07.2016.pdfDISSERTAÇÃO RITA DE CÁSSIA COSTA CAMARÃO 20.07.2016.pdfapplication/pdf2356183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18320/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20RITA%20DE%20C%c3%81SSIA%20COSTA%20CAMAR%c3%83O%2020.07.2016.pdf0d580812a0f3750cc97cc22dc89fc5cfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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